Como limpar o vaso sanitário? Veja dicas para manchas e sujeira pesada
Você sabia que existe um jeito certo de como limpar o vaso sanitário? Ele é uma das partes mais importantes do banheiro e, por isso, é fundamental que esteja sempre limpo e desinfetado com os produtos certos. Para que você não erre nesse processo de limpeza, nós preparamos um passo a passo bem simples e fácil de seguir. Confira e aprenda a limpá-lo!
Como limpar o vaso sanitário de forma prática?
A primeira coisa que você precisa saber é que existem dois tipos de limpeza para o vaso sanitário:
1. rotineira: que você deve fazer preferencialmente todos os dias;
2. pesada: usando produtos mais potentes e dedicando mais tempo ao processo.
Dá uma olhada no passo a passo para ambas as limpezas.
1.Limpeza diária
Essa limpeza diária é bem simples e pode ser feita em até 5 minutos e faz uma grande diferença no banheiro. Você só vai precisar de uma escova sanitária, detergente, uma flanela ou pano multiuso e álcool.
1. Comece limpando a parte interna do vaso sanitário. Para isso, despeje o detergente em toda a borda interna, esfregue com a escova e dê descarga.
2. Para limpar a tampa e o assento sanitário, você deve usar a flanela com um pouco de álcool. Esfregue bastante para desinfetar e evitar o surgimento de manchas.
Seguindo esse procedimento diariamente de como limpar o vaso sanitário, a limpeza fica mais fácil do que se feita apenas uma vez por semana.
2.Limpeza pesada
Para fazer uma limpeza pesada, você vai precisar de luvas, água sanitária, desinfetante, escova sanitária, esponja antiaderente, álcool e detergente sanitário em gel adesivo. Veja o passo a passo!
1. Comece colocando as luvas e despeje a água sanitária por toda a parte interna do vaso. Deixe-a atuar durante alguns minutos. Enquanto você espera, vá limpando a parte externa do vaso sanitário.
2. Lave a tampa, o assento e a parte externa do vaso com a solução de água com detergente – esfregue com a esponja antiaderente.
3. Despeje água para tirar o detergente e, então, seque com um pano. Para finalizar a limpeza, use a flanela com álcool para desinfetar bem a tampa e o assento.
4. Além disso, você também pode preparar, de tempos em tempos, uma mistura de vinagre branco com bicarbonato de sódio para limpar a tampa e a parte externa do vaso. Isso ajuda a desinfetar e eliminar micro-organismos.
5. Retorne à limpeza da parte interna do vaso: com a escova sanitária, esfregue bem as bordas (que estão com água sanitária) e o cano principal. Depois é só dar descarga e, se julgar necessário, repita o procedimento.
6. Para finalizar, aplique um pouco de desinfetante e o detergente sanitário em gel adesivo. Assim, seu vaso sanitário ficará cheiroso e com um aspecto mais limpo por mais tempo.
Como limpar o vaso sanitário encardido?
A melhor forma de conseguir um bom resultado na limpeza de um vaso sanitário encardido é apostando em bons produtos para que você não tenha muito trabalho. A água sanitária ou o alvejante com cloro são boas opções para começar – mas eles não podem ser misturados, já que liberam gases tóxicos quando isso acontece e podem ser prejudiciais para a sua saúde.
Usando luvas de proteção, aplique um dos dois produtos na parte interna do vaso sanitário, começando pelas bordas e dando atenção para as partes amareladas. Se for necessário, tire a água do vaso para que a parte do fundo também tenha contato direto com o produto.
Deixe agir por alguns minutos e, depois disso, esfregue usando uma escova sanitária. Dê atenção especial para os cantos e as partes com mais manchas. Por fim, dê descarga para enxaguar e aplique desinfetante no vaso usando um pano multiuso e o detergente sanitário em gel adesivo.
O que é bom para limpar fundo do vaso sanitário?
Sabe aquela parte do vaso por onde a água sai? Pois é, ela muitas vezes é mais difícil de limpar pela dificuldade de colocar o produto de limpeza lá. A dica é apostar no limpador sanitário, que vem com um bico dosador, que ajuda a jogar o desinfetante nesse pequeno espaço bem no início do vaso. Vale destacar que o produto também possui cloro e que não deve ser misturado com água sanitária, ok?
Como tirar calcário do vaso sanitário?
Para evitar manchas de calcário na parte interna do vaso sanitário, o mais importante é fazer uma limpeza frequente. Dessa forma, você evita o acúmulo do mineral e de outras substâncias que deixam a superfície encardida. Uma boa dica, por exemplo, é ao menos uma vez por semana despejar detergente e cloro, água sanitária ou limpador para sanitário nesta parte interna.
Após deixar o produto escolhido agir por alguns minutos, use uma escova sanitária para esfregar. Depois, aplique um desinfetante e um detergente sanitário em gel adesivo para manter o vaso limpo a cada descarga. Ainda assim, caso a superfície fique com calcário, é possível usar algumas soluções para tratar o problema.
1.Mistura de vinagre com bicarbonato de sódio
A principal dica para remover a mancha de calcário do vaso é recorrer à solução de vinagre com bicarbonato de sódio. Quando misturados, esses dois ingredientes passam por uma reação química e se transformam em acetato de sódio e água. No final, a solução apresenta uma forte ação abrasiva e desengordurante, sendo ótima para eliminar calcário e outras substâncias de difícil remoção.
Aqui, a nossa sugestão é misturar duas xícaras de vinagre de vinho branco com uma colher de sopa de bicarbonato. Deixe as substâncias reagirem e, quando as bolhas surgirem, jogue a solução dentro do vaso. Deixe agir por duas horas, esfregue com uma escova sanitária e dê descarga. Prontinho, problema resolvido!
2.Bórax (borato de sódio)
Caso a mancha de calcário esteja muito forte, talvez seja necessário recorrer ao bórax (borato de sódio), um tipo de mineral que contém ácido bórico e consegue remover sujeiras com mais facilidade.
Em um recipiente, misture vinagre de vinho branco e bórax em proporções iguais e, então, despeje a solução no vaso sanitário. Deixe agir por duas horas, esfregue com uma escova e dê descarga. Pronto!
Como limpar a porcelana amarelada do banheiro?
Primeiramente, coloque luvas. Em seguida, espalhe bem o alvejante com cloro pelo vaso para acabar com qualquer resquício de mancha. Depois, esfregue bem com a escova sanitária tanto na parte mais profunda, onde há água, quanto na mais alta – mas tudo ainda na parte interna do vaso.
Se não conseguir atingir aquele espacinho por onde a água sai, pode usar a escova de dentes para te ajudar a esfregar. Quando acabar, é só dar descarga e pronto! Adeus, amarelado e olá, vaso branquinho!
Como clarear manchas do vaso sanitário?
Digamos que você seguiu o nosso passo a passo e continua sofrendo com manchas no vaso como um todo. Bem, você vai ter um pouquinho mais de trabalho, mas nada impossível. Uma boa dica é esfregar a área com pedra-pomes, porque, depois de um tempo, o amarelado some de vez.
Já se não estiver com tanta paciência, pode espalhar bicarbonato de sódio na área afetada e, depois, acrescentar vinagre branco. Deixe a efervescência fazer efeito e volte apenas após alguns minutos para dar descarga e retirar tudo. Se ainda não estiver bom, é só repetir o processo.
Como deixar privada limpa e cheirosa?
Como você já deve imaginar, o vaso está cheio de bactérias. Afinal, ele é justamente o destino dos nossos dejetos, o que o torna um lugar bem sujo, quer você queira ou não. Por isso, o objetivo principal é desinfetar, isto é, deixá-lo livre de germes.
Por isso, o cloro é o favorito, mas se ele vier com alvejante, melhor ainda! Sua maior diferença em relação à água sanitária, que também é indicada para a limpeza do vaso, é que ele conta com um odor agradável. Isso significa que, depois de deixar tudo branquinho, o banheiro ainda pode ficar com um aroma floral.
Além do alvejante com cloro, capriche no desinfetante e no detergente sanitário em gel adesivo. Usando esses produtos, não tem erro, seu vaso ficará desinfectado e muito cheiroso! Portanto, não perca tempo: aproveite o passo a passo do nosso guia prático de como limpar o vaso sanitário e mão na massa!