Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como manter o pelo do seu cachorro sempre bonito e saudável? 5 dicas preciosas
Pet Care 10/05/2023

Como manter o pelo do seu cachorro sempre bonito e saudável? 5 dicas preciosas

Pode parecer desafiador manter o pelo do cachorro sempre bonito, mas com alguns cuidados simples e rotinas de higiene, é possível manter seu amado amigo peludo bem bonito como deve ser! Afinal, um pelo bonito não é apenas uma questão de estética, né? Ele é um dos sinais de que seu pet está feliz e saudável. Precisa de ajuda nesse departamento? Então, aproveite a seguir algumas dicas essenciais para manter o pelo do seu cachorro impecável, desde a alimentação correta até a escovação adequada. No fim, tem até dica extra para hidratar os pelos caninos em casa. Veja só!

1. Para manter pelo de cachorro saudável, forneça uma ração de qualidade

Nenhum cuidado com o pelo do cachorro será eficiente se a alimentação do seu pet não for adequada, viu? O pelo de cachorro caindo muito pode ser um indicativo de que a dieta não está rica em nutrientes como deveria, por exemplo. Sendo assim, o primeiro passo é se certificar de escolher uma ração de qualidade, que tenha proteínas, vitaminas e ácidos graxos essenciais, como o ômega-3 e o ômega-6. Além disso, fique de olho também na qualidade dos petiscos que você der ao bichinho ao longo do dia, ok?

2. Escove o pelo regularmente para distribuir a oleosidade

Escovar seu cachorro é indispensável para garantir mais beleza ao pelo, porque vai ajudar a remover pelos soltos e sujeira. Mas o mais importante: essa escovação do pelo também ajuda a estimular a circulação sanguínea e distribuir a oleosidade natural da pele por todo o corpo. Assim as pontinhas do pelo não ficam tão ressecadas!

Aqui, vale lembrar que a frequência da escovação dependerá do tipo de pelo do seu cachorro. Normalmente, cachorros com pelos mais longos precisam ser escovados com mais frequência, quase que diariamente.

3. Mantenha o seu cachorro bem hidratado ao longo do dia

A água é muito importante para manter a pele e o pelo do cãozinho saudáveis. Considerando isso, certifique-se de que seu cachorro tenha acesso a água fresca e limpa o tempo todo. Isso vale também para quando você levá-lo em passeios na rua, especialmente se pretende passar longos períodos na rua com o seu pet – seja debaixo de sol ou não, ok?

4. Dê banhos regulares com uso de condicionador para hidratar o pelo

Os banhos regulares ajudam muito a manter o pelo limpo e livre de sujeira e odor. Mas nada de exagerar, afinal, o excesso de banho no pet pode ressecar a pele e o pelo do seu cachorro. A frequência dessa higienização dependerá do tipo de pelo do seu cachorro e do estilo de vida dele – há quem dê banhos semanais, quinzenais ou até mensais. Aqui, a opinião do veterinário pode ajudar a definir essa escala.

Mas uma boa dica é que, nesses banhos, você faça uso do condicionador para hidratar bem o pelo do seu animalzinho. Assim como nos fios humanos, esse produto ajuda a condicionar os fios e deixá-los com aspecto mais alinhado e hidratado. Caso o seu pet não tenha alergias, essa é uma ótima dica!

5. Visite o veterinário regularmente para investigar o problema

Pelo de cachorro caindo muito, reações alérgicas na pele… tudo isso pode ser causado, também, por problemas de saúde, como alergias e infecções de pele. Para evitar que esse tipo de situação aconteça e acabe se transformando em uma dor de cabeça ainda maior, é importante levar seu cachorro ao veterinário regularmente. Com o profissional certo, seu amigo de quatro patas se manterá saudável e receberá o tratamento adequado, se necessário para o seu caso.

Dica extra: como hidratar pelo de cachorro de forma caseira

É possível hidratar pelo de cachorro em casa com algumas dicas simples, sabia? Uma boa opção é adicionar óleos naturais ao produto usado no banho – basta colocar algumas gotas de óleo de coco ou aloe vera Esses óleos ajudam a hidratar e nutrir o pelo, deixando-o mais saudável e brilhante!

Mas nada de pingá-los diretamente na pele do cãozinho, ok? Prefira misturar ao shampoo/condicionar, à água usada no banho ou aplique uma quantidade pequena nas mãos, espalhe e aplique superficialmente no pet – assim como fazemos nos cabelos.