
Como reaproveitar as sobras de arroz em novos pratos deliciosos
Você sabia que tem como reaproveitar as sobras de arroz para fazer pratos novos bem saborosos? Pois é, as possibilidades são muitas e sempre dá para pensar em algo diferente. Para que você libere a criatividade e descubra outros sabores, nós separamos algumas ideias de pratos feitos a partir das sobras do arroz. Spoiler: tem desde bolinhos crocantes até receitas de sopas. Dá uma conferida!
Faça bolinhos de arroz
Para reaproveitar a sobra de arroz do almoço, nada melhor que preparar bolinhos com novos temperos e ingredientes. Você pode acrescentar cheiro verde, salsinha, cebolinha, pimenta, queijo ralado, ovos, um pouco de farinha (de trigo e de rosca, para dar firmeza) e o que mais você quiser. O lado bom de reaproveitar alimentos é que você pode inovar nos ingredientes e incluir o que você mais gosta. Depois de misturar tudo, faça bolinhos com as mãos no formato que preferir. Coloque para fritar no óleo e sirva logo em seguida, será um sucesso!
Invente receitas de risoto
Você sabia que também dá para preparar diferentes risotos com as sobras do arroz? Pois é, o bom é que dá para usar variados ingredientes e temperos: frango, camarão, alho poró, queijo gorgonzola e outros alimentos que assumam o protagonismo do prato. O risoto de frutos do mar, em especial, é um dos que mais faz sucesso – você pode colocar lula, polvo, mexilhão, camarão, molho de tomate e até mesmo um pouco de vinho para dar um toque a mais de sabor. A partir das sobras do arroz, é possível preparar um prato super-refinado e que fica uma delícia tanto no almoço quanto no jantar.
Experimente o escondidinho de arroz com batata e carne moída
Outra receita saborosa e bem diferente é a de escondidinho de arroz com batata – fica uma delícia e é bem fácil de fazer! Geralmente, as pessoas preparam o escondidinho da seguinte forma: colocam uma camada de purê de batata, outra de recheio (carne moída é uma ótima opção) e mais uma de purê. Mas para inovar, o que você pode fazer é substituir uma das camadas de batata pela sobra de arroz. Assim, você vai criar um prato simples e prontinho para o consumo. Depois de montar o escondidinho, você pode acrescentar um pouco de queijo ralado por cima e colocar tudo para assar no forno. Não tem erro!
Já tentou fazer arroz de forno?
Seguindo um pouco a linha do escondidinho de arroz, você também pode inovar fazendo receitas diferentes de arroz de forno. Neste caso, não tem muito segredo: misture as sobras com outros ingredientes, como frango desfiado, milho, ervilha, requeijão, queijo, pimenta e sal a gosto. Depois de misturar tudo, coloque para assar no forno e, para finalizar, adicione uma camada batata palha antes se servir – dá um toque crocante supersaboroso, pode apostar!
Prepare uma boa canja de galinha
Sabe aquela canja quentinha que a gente costuma tomar nos dias mais frios (ou quando estamos com algum resfriado)? Então, ela pode ser facilmente preparada com as sobras do arroz do almoço – fica supersaborosa e muito nutritiva!
Para fazer esse tipo de sopa, não tem muito segredo: comece preparando em uma panela o frango desfiado junto com os outros temperos (cebola, sal, pimenta, salsinha, caldo de galinha e o que for). Por fim, você deve adicionar o arroz e a cenoura e deixar mais um tempinho cozinhando. Fica uma delícia!
Você também não precisa seguir a receita exata de canja de galinha – dá para adicionar outros legumes, vegetais, verduras e fazer um verdadeiro sopão com tudo que tem direito. Essa também é uma alternativa bem nutritiva e saborosa, mas fica por sua conta!
Obs.: Muitas pessoas pensam em reaproveitar as sobras para preparar arroz doce. No entanto, lembre-se que o arroz do almoço já está geralmente temperado com alho, cebola e outros ingredientes salgados. Portanto, caso a ideia seja preparar uma receita adocicada, o ideal é usar um arroz novo (sem reaproveitar os restos).