Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer arroz no microondas em 5 passos
Guia Culinário 23/12/2022

Como fazer arroz no microondas em 5 passos

Você sabia que tem como fazer arroz no microondas? Pois é, muita gente não sabe, mas o eletrodoméstico é uma opção bem prática para cozinhar o alimento e ainda garantir uma refeição gostosa. Para quem anda sem tempo na rotina ou simplesmente quer experimentar um novo jeito de cozinhar, essa receita de como fazer arroz no microondas pode ajudar demais. Confira o passo a passo!

1) Como fazer arroz no microondas: veja os ingredientes

O primeiro passo para preparar qualquer receita é separar os ingredientes. Assim, você não corre o risco de esquecer nada durante o processo e garante que ela vá ficar perfeita. No caso do arroz de microondas, os ingredientes são os mesmos para a versão feita na panela.

Para isso, você vai precisar, basicamente, de: 1 xícara de arroz branco cru, 2 xícaras de água, 1 dente de alho descascado, 1 colher de chá de sal e um fio de azeite ou óleo. Você também pode acrescentar 1 folha de louro e cebola a gosto, além de aumentar a quantidade de ingredientes, seguindo as proporções.

2) Lave bem o arroz para deixá-lo mais soltinho

Não é obrigatório lavar o arroz antes de cozinhar, porque ele é um alimento não perecível e a água do cozimento já elimina possíveis microrganismos. No entanto, é justamente o excesso de amido que faz o arroz ficar no melhor estilo “unidos venceremos”.

Por isso, depois de separar os ingredientes, a sugestão é lavar bem o arroz até que a água fique bem transparente. Assim, você garante que o seu arroz vai ficar soltinho mesmo sendo feito no microondas.

3) Doure os temperos antes de cozinhar o arroz no microondas

Para fazer o arroz no microondas, você pode simplesmente misturar os ingredientes e colocar diretamente no aparelho, incluindo os temperos, como o alho e a cebola. Também é possível temperar o arroz somente com o sal, se você quiser aproveitá-lo em outras receitas.

Mas, se você quer garantir que o seu arroz vai ficar saboroso e bem temperado, você pode dourar os temperos primeiro – e dá para fazer isso no próprio microondas! Coloque os temperos com um pouco de óleo e deixe dourar por 1 minuto na potência máxima. Depois, é só seguir a próxima etapa.

4) Misture todos os ingredientes em um refratário

Seguindo o passo a passo de como fazer arroz no microondas, a próxima etapa é misturar todos os ingredientes em um refratário que possa ser usado dentro do aparelho. Coloque o arroz, o sal e a água e misture bem.

Com os temperos já douradinhos, adicione na mistura e mexa bem, até incorporá-los na receita. Depois, cubra com a tampa própria para microondas ou, se não tiver, com um filme plástico e faça alguns furos com um palito. Coloque o arroz no microondas e deixe cozinhar por 15 minutos, na potência máxima.

5) Cuidado ao tirar o arroz do microondas

Após o tempo de cozimento, espere alguns minutos antes de tirar o refratário do microondas, pois, dependendo da potência do seu aparelho, você pode acabar se queimando com o recipiente.

Caso o arroz não esteja completamente cozido, ou ainda tenha água, deixe cozinhar por mais 5 minutos e repita o processo. Para verificar, esfarele cuidadosamente com um garfo e sirva assim que estiver pronto.

Dicas extras de como fazer arroz no microondas

Você pode incrementar o seu arroz do dia a dia de diferentes formas. Ao fazer o arroz no microondas, que tal substituir a água por um caldo de legumes para dar mais sabor ? Você também pode adicionar legumes, verduras e oleaginosas para colorir e variar o cardápio. Prático e nutritivo!