Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como tirar gordura da cozinha: dicas eficientes contra manchas
Meu Lar 29/05/2024

Como tirar gordura da cozinha: dicas eficientes contra manchas

Se você é daquelas pessoas que ama cozinhar, mas tem dificuldade em limpar a gordura que se acumula no chão, na parede, nos eletrodomésticos e até nos armários, este conteúdo é para você! Saiba que, com as dicas e os produtos certos, é possível fazer essa tarefa de maneira fácil e descomplicada. Então, siga conosco e descubra como tirar gordura da cozinha em pouco tempo e sem estresse. Vamos lá?

Quais são os materiais de limpeza para tirar gordura da cozinha?

Antes de entender o passo a passo de como tirar gordura da cozinha, é importante reunir os materiais certos. A seguir, confira os principais produtos que você vai precisar:

Pessoa usando luvas amarelas limpando um fogão com pano e spray

O que tira crosta de gordura?

Para remover as crostas de gordura, que parecem impossíveis de serem removidas, você pode contar com algumas soluções e produtos próprios para desengordurar – para trabalhar sem fazer força. Aqui estão algumas dicas e combinações:

1.Vinagre + bicarbonato de sódio

Uma forma de como tirar gordura da cozinha e remover manchas difíceis é usar essa mistura. Basta adicionar vinagre branco e bicarbonato de sódio à água, aplicar no local com um pano de chão e deixar agir por alguns minutos antes de esfregar.

2.Suco de limão + vinagre + detergente

A acidez do limão é poderosa contra manchas de gordura. Nossa dica é misturar o suco de um limão, com algumas colheres de vinagre branco e de detergente em um balde cheio de água. Depois, basta aplicar na superfície suja e deixar agir por alguns minutos. Por fim, enxágue bem e seque.

3.Água oxigenada + bicarbonato de sódio

Outra forma de como tirar gordura da cozinha é essa combinação, principalmente, do piso. Misture água oxigenada, bicarbonato de sódio, detergente e água, aplique no chão e deixe agir por alguns minutos antes de enxaguar. Cuidado com superfícies que podem manchar, como alguns tipos de pedras, armários e eletrodomésticos.

4.Desengordurante

Se você precisa de uma solução rápida e prática, o desengordurante é sua melhor e mais segura opção. Aplique diretamente no local sujo e pronto. Não é necessário enxaguar, apenas passar um pano seco após esfregar suavemente o produto na superfície engordurada.

Leia mais: Como desentupir a pia da cozinha? 

Mulher agachada limpando o piso da cozinha com um pano e spray

Como tirar gordura do piso da cozinha?

Existem algumas opções para você remover a gordura do piso. A principal delas é o uso de desengordurantes e limpadores multiusos, que na maioria dos casos resolvem bem a questão.

Se precisar de outras soluções, use vinagre com bicarbonato de sódio ou água oxigenada, bicarbonato de sódio e detergente, em um balde de água. Mexa bem e, na sequência, aplique no chão com um pano limpo. Depois, é só deixar agir por alguns minutos e enxaguar. Mas atenção ao tipo de superfície e evite ter contato com a pele.

Como tirar gordura da parede da cozinha?

A parede da cozinha também pode acumular gordura, principalmente próximo ao fogão e à pia. Se a sua parede for lavável, você pode usar detergente líquido. Nesse caso, faça o seguinte:

  1. umedeça uma esponja com água e detergente;
  2. passe na mancha de gordura, fazendo movimentos circulares suaves;
  3. em seguida, remova os resíduos com um pano limpo.

Caso sua parede seja revestida com azulejos, pastilhas ou cerâmicas, você também poderá usar desengordurantes e limpadores multiusos, fazendo o mesmo processo. Basta aplicar a mistura com a parte lisa de uma esponja e ver as manchas de gordura desaparecer!

Leia mais: Dicas para limpar a borracha da geladeira

Mulher com cabelos grisalhos limpando os armários da cozinha com um pano e spray

Como tirar gordura do armário da cozinha?

Para tirar as manchas de gordura dos armários, a dica mais prática é usar um desengordurante – é uma boa opção para limpar seu micro-ondas também. Dessa forma, você poupará tempo, esforço e não comprometerá a aparência do móvel. Confira o passo a a passo detalhado:

  • Utilize um desengordurante ou detergente para limpar os armários. Aplique o produto com um pano ou esponja, esfregue suavemente e depois remova o excesso com um pano úmido.
  • Se houver manchas de gordura mais difíceis, utilize uma pasta de bicarbonato de sódio e água. Aplique-a nas manchas, deixe agir por alguns minutos e depois enxágue.

Viu como tirar gordura da cozinha pode ser simples? Com alguns truques eficientes, a tarefa fica mais fácil! Dessa maneira, sua cozinha ficará sempre impecável, pronta para receber suas próximas aventuras culinárias sem medo de qualquer gordurinha!