Faxina na cozinha: 3 cantinhos que geralmente são esquecidos na hora da limpeza
A faxina do dia a dia é feita para que o bem-estar seja constante dentro de casa. Mas nem sempre dá tempo de limpar minuciosamente cada cantinho, principalmente na cozinha, não é mesmo? Continue lendo e descubra 3 lugares que merecem uma atenção especial – ao menos de 15 em 15 dias – para que a sua cozinha fique limpa de verdade.
Faxina na cozinha precisa incluir a parte de trás dos eletrodomésticos
Só passar a vassoura e o pano de chão em torno do fogão e da geladeira não vai camuflar por muito tempo a sujeira que se esconde atrás desses eletrodomésticos! Se você costuma fritar alimentos com frequência, fica mais complicado ainda ignorar a necessidade de arrastar o fogão e fazer uma limpeza caprichada no local. Enquanto o desengordurante Qualitá vai deixar o topo e as laterais do fogão brilhando como novas, os revestimentos da parede próxima ao fogão e da geladeira podem ser higienizados com o Limpador multiuso original Qualitá. Já o chão vai ficar um brinco tendo o Limpador para casa limpeza pesada Qualitá passado com um pano úmido.
Ao limpar a geladeira, a borracha quase sempre fica esquecida
A limpeza da geladeira geralmente é feita dentro e fora do eletrodoméstico. Restos de alimentos são retirados, um pano umedecido ajuda a deslizar algumas gotas de detergente neutro pelas prateleiras internas e por toda a superfície externa e pronto: tudo limpo! Ledo engano. A borracha que faz com que a porta fique sempre fechada também acumula sujeira – e muita!
Para limpar a borracha da geladeira, misture a mesma quantidade de Água Sanitária Qualitá e água morna. Use um borrifador e aplique a solução por toda a extensão da borracha. Com um pano multiuso, vá retirando as sujidades. Finalize borrifando água pura e secando com um pano de limpeza.
Limpeza de cozinha: atenção com a pia nunca é demais
Manter a pia limpa vai além de apenas lavar a louça, não deixando que se acumule. Também é preciso limpar a bancada – o que pode ser feito com o próprio detergente neutro – e a torneira. Dependendo do material, essa parte fundamental da pia pode acabar perdendo o brilho. É o caso das torneiras de inox, que também podem ser limpas com detergente neutro. Faça isso de 15 em 15 dias e você perceberá sua pia muito mais limpa.
Outro cuidado importante é trocar os acessórios da pia: rodinho e esponja, principalmente. O rodinho, principalmente quando não seca direito, pode acumular bactérias que serão espalhadas por toda a extensão da pia conforme você puxa a água. Já no caso da esponja, o perigo também é grande: verdadeiras colônias de bactérias podem se formar nesse acessório! Use cada esponja multiuso – dessas com um lado amarelo e outro verde – por, no máximo, 15 dias. O cuidado diário com cada esponja é simples: retire restos de alimentos e de espuma, lavando bem a esponja em água corrente. Em seguida, deixe-a de molho em água fervente por cerca de 5 minutos. Deixe que a esponja seque ao sol e armazene-a em local seco.