Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Esfoliante corporal caseiro: veja como fazer 9 receitas
Cuide Bem 26/01/2024

Esfoliante corporal caseiro: veja como fazer 9 receitas

Os esfoliantes corporais são ótimos para manter a pele limpa, bonita e saudável. Isso porque, além de removerem as células mortas, esses produtos promovem renovação dos poros, garantindo mais brilho e maciez para a pele.

E é justamente pensando nisso que hoje vamos te ensinar receitas de esfoliante corporal caseiro, que podem ser feitas de forma fácil e ecológica, utilizando apenas ingredientes do dia a dia. Acompanhe!

Quais são as vantagens do esfoliante corporal caseiro?

Além de ser maravilhoso para a pele, o esfoliante corporal caseiro possui diversos benefícios. Confira abaixo:

  • você pode adaptar a receita a necessidade específica da sua pele;
  • como existe um controle maior dos ingredientes utilizados, o esfoliante caseiro é ótimo para pessoas alérgicas;
  • é uma opção mais econômica, visto que é possível usar itens do dia a dia para fazer as receitas, além de poder produzi-las em maior quantidade;
  • é também uma opção mais ecológica, pois como o produto não leva adição de químicos poluentes, por sua vez, não poluem a água e nem demoram de se decompor – diferente dos esfoliantes corporais industrializados;
  • as receitas caseiras não utilizam químicos nocivos, como sulfatos, parabenos e corantes artificiais. Dessa forma, costumam ser mais saudáveis para a pele.

Leia mais: Entenda quais são os tipos de higiene

Quais são as principais receitas de esfoliante corporal caseiro?

Agora que você já conhece as principais vantagens de fazer o seu próprio produto para pele, que tal aprender como fazer um esfoliante corporal caseiro?

A seguir, listamos 9 receitas fáceis, práticas e supereconômicas de esfoliante corporal caseiro!

1. Esfoliante de mel

Utilize a proporção de ½ colher de fubá para cada colher de sopa de mel – caso esteja cristalizado, será necessário colocá-lo em banho-maria para amolecer o produto primeiro. Depois, ao ajustar a quantidade que você pretende fazer do esfoliante, misture os ingredientes em uma tigela até eles ficarem homogêneos. Por fim, é só aplicar na pele.

2. Esfoliante de café

Para fazer essa receita, basta apenas misturar três colheres de sopa de borra de café e ½ xícara de água morna até os ingredientes ficarem bem homogêneos. O esfoliante de café é indicado, principalmente, para quem deseja controlar a oleosidade e manter a pele livre de impurezas.

3. Esfoliante de sal fino

Se o objetivo é combater o envelhecimento celular, essa receita é perfeita para você. Simples, ela leva apenas ⅓ de xícara de sal fino – nunca o sal grosso ou rosa moído, pois esses produtos podem machucar a pele – e uma colher de sopa de azeite de oliva, que devem ser misturados de forma homogênea e, em seguida, aplicados à pele.

4. Esfoliante de sal marinho

Essa receita que leva sal marinho é ótima para quem deseja esfoliar os pés. Para prepará-la, basta misturar ½ xícara de sal marinho, ¼ de xícara de óleo de jojoba ou de amêndoas e algumas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta. Depois, é só aplicar na área dos pés, massageando a pele áspera, e deixar o produto agir por alguns minutos. Por fim, retire o esfoliante e passe um creme hidratante.

Sentada e enrolada em toalhas, mulher coloca a mão em cumbuca com café para fazer uma receita de esfoliante corporal caseiro

5. Esfoliante de açúcar refinado

O açúcar pode ser utilizado para esfoliar as áreas mais ásperas, como cotovelos e calcanhares. Para isso, basta umedecer o ingrediente com um pouco de água. Após formar uma pasta, é só aplicar o item na pele.

6. Esfoliante de açúcar com óleo

Agora se o desejo é usar um esfoliante para hidratar a pele, a melhor opção é essa receita. Para fazê-la, misture uma xícara de açúcar a ½ copo de óleo – pode ser de amêndoas ou sementes de uva. Outra possibilidade é misturar três colheres de sopa de óleo de copo a uma xícara de açúcar. Depois disso, é só aplicar o esfoliante à pele.

7. Esfoliante de açúcar mascavo

Com propriedades anti-inflamatórias, essa receita é ótima para quem tem acnes e outras inflamações na pele. Para prepará-la, basta misturar uma xícara de açúcar mascavo a ½ xícara de água e quatro gotas de óleo essencial de cravo e canela. Em seguida, é só aplicar a mistura à pele umedecida com água morna.

8. Esfoliante de aveia

Essa receita é indicada para pessoas que têm pele sensível e também para aquelas que desejam clarear manchas escuras na área da virilha e axilas. Para prepará-la, misture uma xícara de farinha de aveia, oito gotas de óleo essencial de lavanda, oito gotas de óleo de tangerina, oito gotas de óleo de pau-rosa, quatro gotas de óleo de camomila e uma colher de sopa de pétalas secas de lavanda.

Em seguida, misture todos os ingredientes até formar uma pasta. Quando estiver pronto, passe o esfoliante nas regiões com movimentos circulares, deixando-o agir por alguns minutos.

9. Esfoliante com óleo de coco

O esfoliante com óleo de coco é indicado para quem deseja uma pele mais hidratada. A receita leva ½ xícara de óleo de coco, uma xícara de açúcar cristal e cinco gotas de óleo essencial de lavanda. Completa, essa mistura possui ação antimicrobiana e antioxidante que vão ajudar no combate ao envelhecimento da pele, deixando-a mais nutrida e protegida.

Como fazer uma boa esfoliação corporal?

O segredo para fazer uma boa esfoliação corporal é aplicar o produto na pele com movimentos suaves e circulares – sem colocar muita pressão para não machucar o seu corpo. Em seguida, deve-se deixar o produto agir por alguns minutos e depois retirá-lo com água morna e sabonete neutro.

Outro ponto importante é a frequência de uso. Para que a pele comece a apresentar melhores resultados, o ideal é que o esfoliante seja aplicado de uma a duas vezes por semana. Ao final da aplicação e da retirada correta do esfoliante, é indicado ainda que seja utilizado um protetor solar para garantir total proteção à pele.

Aproveite as dicas e faça já a sua esfoliação corporal caseira e crie novos hábitos de cuidado, você vai amar! E lembre-se: caso a sua pele fique irritada ou muito vermelha com algum dos ingredientes utilizados na mistura, não deixe de buscar ajuda com um dermatologista, ok?