Especialista ou um desastre? Descubra quem é você na hora de limpar a casa
Não importa se você sempre foi preparado para isso ou não: a hora de ter que lidar com a faxina da casa chega para todo mundo. Desde as tarefas mais simples, como lavar a louça após a refeições às mais elaboradas, como a limpeza mais profunda do banheiro e da cozinha, é impossível encontrar particularidades e truques para que tudo fique bem feito de uma maneira mais simples. Depois de um tempo de prática, tudo isso acaba ficando bem claro… resta descobrir se você já chegou nesse nível de especialista na faxina ou se ainda precisa desenvolver o dom da limpeza um pouco mais. Dá uma olhada nas características de cada um dos casos e descubra quem você é!
Especialista na limpeza: faz várias coisas ao mesmo tempo sem se enrolar
Se você é daquelas pessoas que já começam o dia colocando roupa na máquina, varrendo, passando pano e adiantando a limpeza dos banheiros enquanto coloca e retira as roupas da corda, parabéns, você é um especialista na faxina! A melhor parte disso é que a sua casa vai estar sempre bem limpinha e que você vai conseguir ensinar as tarefas para as outras pessoas que moram no mesmo lugar com a maior facilidade. Sua despensa de produtos de limpeza é mais cheia que o guarda roupas de muita gente e não há nada de errado nisso: que atire a primeira pedra quem não AMA sentir o cheirinho de cloro ao entrar num banheiro recém-lavado!
Desastre na faxina: não consegue saber nem para que serve cada produto
Agora, se o seu caso chega mais perto daquela pessoa que chega na seção de limpeza do mercado e não sabe nem o que comprar, não há como negar: você é um desastre na faxina. Provavelmente, você tem alguém muito próximo que se encaixa na categoria do especialista, mas isso não pode te abater: muito pelo contrário, se inspire e peça ajuda para conseguir manter a casa limpinha com os próprios esforços! Com um pouco de prática você vai ver que não existe nada mais confortável do que chegar de um dia pesado no trabalho, encontrar tudo arrumado e cheirosinho e ainda lembrar que o mérito é todo seu!
Calma, para tudo existe uma solução
Se você se identificou mais com a definição do desastre do que com a do especialista, não precisa se desesperar: é tudo uma questão de se acostumar com as tarefas do dia a dia, encaixar cada uma delas na sua rotina e seguir em frente. No dia da faxina, comece escolhendo as tarefas em que você tem mais dificuldade ou gosta menos: encarar essa parte com mais disposição vai fazer toda a diferença. Também faz toda diferença investir tempo na manutenção entre uma faxina pesada e outra para que o dia da limpeza não seja tão trabalhoso. Já para você que é especialista, dependendo do nível de preocupação com a casa, pode ser importante dar uma relaxada para que isso não vire uma obsessão: saber limpar e fazer tudo muito bem não significa que você precisa viver para isso, ok?