Forma de silicone pode ir ao forno? Como usar e lavar o acessório
Quem gosta de testar diferentes preparos de bolo, muffin e cupcake, provavelmente já ouviu maravilhas sobre as formas de silicone. Mas será mesmo que a forma de silicone pode ir ao forno convencional? Como usar corretamente sem danificar o utensílio ou estragar a receita? Se essas dúvidas pairam na sua mente, este artigo é para você! Aproveite para ficar por dentro de tudo que é preciso saber antes de usá-la para se aventurar na cozinha – e já anote as dicas de pós uso, com passo a passo sobre como lavar forma de silicone. Assim dá para garantir que esse acessório versátil e facilitador dure bastante. Confere só!
Forma de silicone pode ir ao forno? Precisa untar?
A forma de silicone pode ir ao forno, desde que seja do tipo específico para esse uso. Por isso é muito importante verificar as instruções do fabricante e garantir que a forma escolhida seja adequada para altas temperaturas antes de levá-la ao fogo. De todo jeito, a maioria das formas de silicone para forno são projetadas para resistir a altas temperaturas – geralmente até 220°C ou mais.
E, afinal, precisa untar? Bom, as formas de silicone são conhecidas por terem propriedades antiaderentes e, por essa lógica, não seria necessário untá-las. De todo jeito, alguns fabricantes e receitas específicas recomendam que você unte a forma de silicone com um pouco de óleo ou manteiga. Preparações mais delicadas, como bolos leves e pães com pouco glúten, podem sair melhores do forno se a forma de silicone for levemente untada, por exemplo. Mas sempre em camada bem fina, ok?
Forma de silicone pode ir ao forno convencional?
Por serem projetadas para aguentar altas temperaturas, as formas de silicone são seguras e podem ser usadas no forno convencional assim como no forno elétrico. A única questão é que algumas formas desse tipo podem ter restrições de temperatura, mas basta olhar as indicações da embalagem para se certificar sobre isso, beleza?
E ao usar a forma de silicone no forno convencional, uma dica: lembre-se de colocá-la em uma assadeira ou em uma grade para facilitar o manuseio. Assim você terá mais estabilidade para movimentá-la e isso também ajudará a evitar derramamentos ou deformações durante o cozimento.
Dica extra: o silicone é um material isolante, o que significa que leva mais tempo para aquecer em comparação com o metal. Portanto, em comparação às formas convencionais, é normal que a forma de silicone proporcione um cozimento mais lento ou uma distribuição de calor menos uniforme. Aí é só ajustar o tempo de cozimento e pronto!
Como untar forma de silicone do jeito certo?
Se você deseja untar a forma de silicone para garantir que o preparo fique ainda mais perfeito, existem algumas dicas que podem te ajudar a dosar e acertar o processo. Veja só como untar forma de silicone do jeito certo:
Escolha o tipo certo de gordura: dê preferência para óleos vegetais neutros, como óleo de canola, óleo de girassol ou óleo de coco derretido. Você pode até usar manteiga, mas aí é preciso tomar cuidado redobrado para não deixar uma camada espessa e interferir na textura do alimento, ok?
Aplique uma camada fina de gordura: uma boa dica é usar um pincel de silicone ou um papel toalha para conseguir espalhar uma camada fina e uniforme nas cavidades da forma de silicone. Ah, e certifique-se de cobrir todos os cantos e recantos para facilitar a remoção dos alimentos!
Remova o excesso de gordura: depois de untar a forma, use mais uma folha de papel toalha – mas, dessa vez, para remover qualquer excesso de óleo. Isso ajudará a evitar o acúmulo de gordura e a formação de áreas escorregadias.
Como lavar forma de silicone?
Usou a forma de silicone e agora não sabe como higienizá-la? A limpeza das formas de silicone é geralmente simples e fácil de fazer. É só seguir as seguintes etapas para lavar corretamente:
Espere a forma de silicone esfriar: deixe-a em cima da pia por um tempo até que esteja em temperatura ambiente. Isso evitará queimaduras e danos à forma;
Remova resíduos sólidos, se houver: caso você perceba migalhas ou pedaços de massa agarrados na forma de silicone, remova-os delicadamente com as mãos ou usando uma espátula de plástico. Evite de usar objetos afiados que possam danificar a superfície;
Lave a forma de silicone com detergente e esponja: para que a forma não corra risco de deformar ou rasgar, o recomendável é lavá-la à mão em vez de colocá-la na máquina de lavar louças. A dica é encher um recipiente com água morna e adicionar algumas gotas de detergente suave. Mergulhe a forma na água e use uma esponja ou pano macio para esfregar a superfície suavemente;
Enxague bem: feita a lavagem da forma de silicone com detergente, enxágue completamente para remover qualquer resíduo de sabão. E garanta que não haja resíduos de detergente nas cavidades da forma, ok?
Seque a forma adequadamente: feito o enxague, faça a secagem da forma usando um pano limpo e seco. Ou então, se não tiver pressa, deixe a forma de silicone secar ao ar completamente antes de guardar – mas verifique se não há mesmo nenhum vestígio de água antes de voltá-la para o armário.
Seguindo essas orientações, você manterá sua forma de silicone limpa e em boas condições de uso por um longo período!