Grama para gatos: o que é, como fazer e por que oferecer
Já ouviu falar em grama para gatos? Pode parecer estranho, mas essa é uma famosa opção de petisco para os bichanos. Além de ser um aperitivo saudável, a planta também é considerada uma forma de diversão e de ótima ação para reduzir bolas de pelo e promover e bem-estar dos pets. Iniciar esse hábito ainda auxilia na mudança de humor dos felinos e os torna menos ariscos. Descubra agora para que serve e como plantar grama de gato.
Grama para gatos melhora fluxo intestinal e elimina bolas de pelo
A comida para gatos normalmente inclui petiscos que podem agradar os felinos no dia a dia, e a grama é um ótimo exemplo disso. Poucos sabem, mas o consumo de grama é superbenéfico para os bichanos, pois é uma opção natural e as fibras presentes em sua composição estimulam o fluxo intestinal dos pets.
Uma mudança de humor também costuma ocorrer porque gato come grama para se entreter e aproveita para beliscar algo entre as refeições principais. E tem mais: a graminha ainda ajuda a eliminar as bolas de pelo e previne vômito de ração. Entretanto, é preciso estar atento às contraindicações na hora de oferecer grama para gatos.
Grama de gato não deve conter flores e consumo precisa ser equilibrado
É fato que a graminha pode ser usada para complementar a comida de gato em casa. Entretanto, nem toda planta é indicada para o consumo dos pets. Seja em casa ou em um passeio com o bichano pela rua, é fundamental evitar o contato com alimentos que gatos não podem comer, como plantas que estejam amareladas ou que tenham flores, pois elas podem ser tóxicas.
Outra coisa é ter atenção à quantidade de grama que o felino consome. Apesar de ser uma opção segura de alimento (quando de boa procedência), o consumo exagerado pode indicar algum tipo de deficiência nutricional. O mais indicado em todos os casos é ter plantas pet friendly ou grama para gatos cultivada em casa com sementes de trigo, aveia e/ou milho para pipoca.
Grama de milho para gatos: aprenda como fazer
A grama de milho de pipoca para gatos é uma opção prática de fazer em casa. Basta separar um vaso ou usar uma garrafa pet e preencher o recipiente com terra e adubo para formar a base do plantio, Depois, acrescente os grãos de milho de pipoca separadamente para que tenham espaço para crescer. Cubra-os com o restante de adubo e molhe a terra, sem exagerar na quantidade de água.
Para acertar como cultivar grama de gato, lembre-se de regar o plantio dia sim, dia não, sem encharcar as raízes para que elas cresçam saudáveis. Entregue a graminha para o felino apenas quando as plantas tiverem de 3 a 4 dedos de comprimento e bem verdes. No mais, tenha atenção e não deixe o gatinho cavar a terra, ok?
Ração para gato sempre deve ser alimento principal
Apesar da importância que a grama de gato pode ter para o sistema gastrointestinal do felino, mantê-lo bem alimentado com ração é a melhor opção para garantir a saúde do pet. A comida de gato pode ser variada regularmente com frutas e graminha, mas deve ser baseada principalmente na ração para que o bichano tenha uma nutrição correta e equilibrada.