Iogurte ou bebida láctea: quais as diferenças? Como servir?
Com tantas opções de laticínios disponíveis nas prateleiras dos supermercados, fica fácil se confundir na escolha entre iogurte e bebida láctea. E não dá para negar que eles são super parecidos, né? Mas, embora esses dois produtos tenham suas semelhanças, existem diferenças significativas entre eles – especialmente no que diz respeito à qualidade nutricional e consistência. Para tirar as dúvidas sobre o assunto, continue a leitura do texto! A seguir, entenda o que é exatamente a bebida láctea e quais as diferenças entre ela e o iogurte. De quebra, veja também dicas para saber quando escolher (e como servir) cada uma dessas bebidas da melhor forma para obter o máximo de benefícios para a saúde. Confere só!
O que é bebida láctea?
Na prática, a bebida láctea é uma mistura feita com leite ou soro de leite, mas que também contém outros ingredientes como açúcar, espessantes e aromas. É por isso que a bebida láctea tende a ter um sabor mais doce, além de uma textura mais fluida do que o iogurte.
Vale destacar que algumas bebidas lácteas também podem ser enriquecidas com vitaminas e minerais para aumentar seu valor nutricional, o que pode ser bastante vantajoso para a dieta. O segredo para saber se a bebida tem um bom valor nutritivo é olhar bem o rótulo e procurar pela lista de ingredientes, além da tabela nutricional.
Quais são as principais diferenças entre iogurte e bebida láctea?
A principal diferença entre iogurte e bebida láctea está no processo de como ambos são feitos. O iogurte desnatado, natural ou de outro tipo é produzido por meio de um processo de fermentação natural com culturas bacterianas específicas. Por outro lado, a bebida láctea é uma mistura de leite e outros ingredientes adicionais.
Em termos práticos, isso afeta não só a composição, mas o sabor e a textura dos dois produtos: o iogurte é mais espesso e tem um sabor azedinho característico, enquanto a bebida láctea é mais fluida e pode ter um sabor mais adocicado.
Além disso, o iogurte é geralmente considerado mais saudável do que a bebida láctea, pois contém menos açúcar e mais proteína. Dentre os benefícios do iogurte natural estão as baixas calorias, boa quantidade de cálcio e a presença de bactérias probióticas, que são benéficas para a saúde intestinal e podem ajudar a melhorar a digestão.
Como servir o iogurte e a bebida láctea no dia a dia? Veja quando usar cada um!
Embora existam diferenças entre iogurte e bebida láctea, ambas podem ser utilizadas em diversos preparos na dieta, viu? Por exemplo, o iogurte pode ser usado como base para smoothies, molhos para saladas e até mesmo sobremesas. Por sua consistência mais firme, ele combina mais com receitas sólidas e cremosas. Já a bebida láctea pode ser utilizada em receitas de bolos, pudins e até vitaminas, tudo graças à consistência mais líquida que ela possui.
De todo jeito, uma coisa é certa: as duas bebidas podem ser consumidas puras, como um lanche ou até como complemento para uma refeição. Também vale a dica de adicionar frutas frescas (por sinal, uma alternativa fácil de aumentar o valor nutricional e o sabor das bebidas), ou mesmo granola e cereais para acrescentar fibras e nutrientes às bebidas.