Limpa pisos e ceras: como escolher o mais indicado?
Escolher o melhor limpa pisos não é lá uma tarefa fácil considerando a grande variedade de opções disponíveis no mercado. Além disso, ainda existe o medo de comprar o produto errado para limpar piso e acabar danificando o chão após o uso, né? Mas, não se preocupe: existem algumas dicas úteis para te ajudar a escolher o ideal para a sua casa e deixar tudo bem limpinho, brilhoso e até cheiroso depois da faxina. Confira abaixo como escolher o limpa pisos ideal para piso vinílico, porcelanato, piso laminado e taco.
Como escolher o limpa pisos certo?
A verdade é que cada tipo de piso requer um limpa pisos específico. Por isso, para escolher o limpa pisos certo, é necessário entender primeiro que tipo de piso você tem em casa. Isso fará toda diferença porque alguns limpadores podem ser ideais para pisos de cerâmica, enquanto outros têm foco em limpar e dar brilho nos pisos de madeira ou laminados, por exemplo. Neles, as fórmulas e ingredientes são bem diferentes, justamente para garantir que cada tipo aja da maneira certa, sem causar manchas.
Como limpar piso laminado: limpa pisos de madeira é o mais indicado para garantir mais brilho
O piso laminado é feito de lâminas de madeira, por isso, o melhor caminho é optar por um limpa pisos de madeira. Esse produto conta com ingredientes suaves que são perfeitos para dar brilho e limpar o chão sem danificar a camada protetora do laminado. Ah, e sempre bom lembrar que o limpa pisos de madeira – assim como qualquer outro – deve ser aplicado no piso já previamente varrido ou aspirado, com a ajuda de um rodo e pano limpo (podendo estar seco ou levemente umedecido), sempre seguindo a direção das lâminas no chão, ok?
Como limpar piso vinílico: prefira um limpador multipisos para dar brilho sem danificar o chão
Feito de materiais sintéticos, principalmente PVC e outros compostos de vinil, o piso vinílico também não pode ter contato com ativos muito abrasivos. Para evitar manchas ou desgastes, o ideal é optar por limpadores específicos para esse revestimento ou, então, um limpador multipisos (que é versátil e tem fórmula leve, sem ingredientes capazes de desgastar o chão).
Também vale destacar a possibilidade de usar uma cera acrílica para renovar a aparência na hora de limpar o piso vinílico, sabia? A aplicação deve ser feita com uma enceradeira ou vassoura, sempre seguindo a orientação no rótulo do produto para não ter erro!
Como limpar pisos porcelanato: limpa pisos específicos com pH neutro dão acabamento ideal
O porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico de superfície uniforme e brilhante – ou seja, ao limpar esse piso, o foco é manter essas características, certo? Para não ter erro, o segredo é optar por um limpa pisos específico para porcelanatos, de preferência formulado com pH neutro – assim, a fórmula será suave para não manchar o piso, mas eficiente o bastante para remover manchas e sujeiras da superfície.
Além de produtos próprios para esse tipo de chão, existem algumas receitas caseiras para limpar pisos porcelanato usando detergente, vinagre de álcool, água e outros produtos que já temos em casa. No entanto, nunca passe cera, sabão em pó, água sanitária e amoníaco com frequência, ok? Eles podem estragar o piso com o passar do tempo!
Como limpar piso de taco: limpador com brilho e próprio para madeiras são os melhores aliados
Por ser um piso feito com madeira e tábuas maciças, a limpeza do piso de taco deve ser feita usando um limpa pisos também específico para madeiras. O produto deve ser neutro e não corrosivo, tudo para não deixar o taco opaco e sem brilho.
Ah, e falando em brilho, vale dar preferência a limpa pisos específicos para madeiras que entreguem esse resultado, ou mesmo uma cera líquida amarelada. Mas cuidado com outros tipos de ceras, viu? Dependendo de qual for a escolhida, ela pode se acumular na superfície do piso e deixá-lo escorregadio. Melhor evitar acidentes, certo?