Limpeza de quarto de bebê sem neuras: o guia para acabar com a sujeira usando os produtos certos
Todo quarto de bebê merece uma atenção especial! Para evitar o acúmulo de poeiras, é importante limpar bem os pisos, o berço, as cortinas, prateleiras e todos os móveis de forma ainda mais caprichada. Além disso, é importante tirar o pequeno do cômodo antes de iniciar a faxina – esse é um dos pontos que você não pode esquecer nunquinha! Para te ajudar a limpar o quarto do bebê – sem usar os produtos errados -, a gente separou umas dicas bem simples e fáceis de seguir. Dá uma conferida!
Use sempre aspirador de pó
Quando temos um bebê em casa, todo o cuidado com ácaros, mofos e outras sujeiras devem ser redobrados. Para isso, uma boa dica é recorrer ao aspirador de pó – um aparelho que facilita muito na limpeza dos pisos, móveis e estofados. A grande vantagem é que, diferentemente da vassoura, ele não levanta poeira durante a faxina – apenas suga para si as sujeiras, deixando as superfícies mais higiênicas.
Para que o quarto do bebê fique sempre limpo, você vai precisar aspirar o pó com o máximo de frequência possível – uma vez por semana, por exemplo, é o mínimo! Tente passar o aspirador no piso, tapete, móveis, no estofado da poltrona e até mesmo nos bichinhos de pelúcia. Para quem quer evitar o acúmulo de sujeiras, inclusive, o ideal é deixar o ambiente mais simples e minimalista, com poucos enfeites à mostra. Assim, fica muito mais fácil de limpar no dia a dia.
Pano úmido para limpar os pisos
Para dar uma limpeza mais profunda, você vai precisar passar um pano úmido nos pisos. Caso necessário, também pode acrescentar um pouco de desinfetante, mas sempre um produto sem cheiro (ou com uma fragrância bem suave). Isso porque os bebês ainda estão desenvolvendo seus anticorpos e têm os sentidos mais sensíveis. Portanto, você não deve colocar perfumes ou aromatizadores no ambiente – quanto mais simples, melhor!
Passe uma flanela nos móveis
Você não pode se esquecer de fazer uma limpeza nas prateleiras e móveis do quarto. Para isso, não é necessário nada muito elaborado. Uma vez a cada dois dias passe uma flanela úmida (apenas com água) na estrutura do berço e em todos os armários para tirar bem a poeira. Assim, você garante que o bebê não tenha contato com sujeiras e ácaros enquanto estiver deitado.
Troque sempre os lençóis do berço
Outro ponto que merece muita atenção é a limpeza dos lençóis, cobertores, flanelas e até mesmo roupinhas que ficarão em contato direto com o bebê. Neste caso, o ideal é que você opte por tecidos mais leves, feitos de algodão, que não acumulam tanta poeira e também são mais confortáveis. Materiais como a lã e a camurça, por exemplo, podem acumular mais ácaros – portanto, evite-os ao máximo!
Além disso, o mais indicado é que você troque os lençóis do bebê ao menos duas vezes por semana. O mesmo serve para as toalhas de banho, lembrando que é comum os bebês golfarem e sujarem os tecidos – o que faz com que você também precise trocar os panos e fronhas com mais frequência. Na lavagem desses tecidos, recorra apenas ao sabão de coco neutro, evitando sempre amaciantes e produtos com cheiro forte.
Obs.: Você também deve aprender a limpar o colchão do bebê – principalmente em casos de manchas de urina e outras sujeiras. Uma boa dica é usar soluções com bicarbonato de sódio ou detergente, que ajudam a tirar bem determinadas manchas.
Lembre-se de lavar a banheira do bebê
Você sabia que também é importante lavar a banheira do bebê com frequência? Afinal, é nela que o seu filho irá tomar o banho diário, né? Por isso, é fundamental que ela esteja sempre bem limpa. O mais indicado é que você lave a banheira todos os dias (após dar o banho no bebê) com sabão de coco. Depois, deixe-a secando naturalmente em um local arejado. Antes de dar o banho no bebê você também pode dar uma enxaguada rápida. Assim não tem erro!