Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Limpeza satisfatória: 5 etapas da faxina que dá gosto fazer
Meu Lar 30/05/2023

Limpeza satisfatória: 5 etapas da faxina que dá gosto fazer

Fazer faxina está longe de ser a tarefa mais divertida do mundo. Mas, se você parar para pensar, não dá para negar que algumas etapas são bastante recompensadoras! Como explicar a sensação boa de ver um rejunte escuro ficar branquinho de novo, ou a alegria de fazer o vidro do box engordurado voltar a ser transparente? Essa parte é o que chamamos de limpeza satisfatória – ou satisfying cleaning, como dizem em inglês. Aquela que faz todo esforço valer a pena! Na verdade, se analisar bem, existem etapas limpezas que dão gosto de realizar durante a faxina, viu? Veja só as principais aqui embaixo – e anote as dicas para acertar em cada uma!

1. Limpar o vidro do box embaçado

O acúmulo de resíduos de produtos junto à gordura da nossa própria pele vai, naturalmente, criando aquela barreira de sujeira que deixa o vidro do box todo embaçado. E por mais que dê um pouco de trabalho limpar tudo isso, deixar o box bem limpinho e transparente é pra lá de satisfatório!

Se você precisa de ajuda nessa limpeza, já anota a dica: o segredo é fazer uma misturinha de partes iguais de água morna com algumas gotas de detergente líquido. Aplique no box, deixe agir por alguns minutos e, depois, use uma esponja ou um pano de microfibra para esfregar o vidro. Enxágue a superfície com água morna (sem detergente) e, depois, seque o vidro com uma toalha limpa para remover o excesso de água. Isso ajudará a prevenir a formação de manchas e deixar tudo brilhando!

2. Dar uma geral no fogão sujo depois de fritar algo

Outra limpeza satisfatória é a do fogão depois de uma rodada de fritura! Por mais deliciosa que seja uma porção de batata frita ou de pastel, quem cozinha sabe que o processo de fritá-los deixa a superfície do eletrodoméstico cheia de respingos e toda engordurada. Mas, a boa notícia é que limpar essa pequena bagunça é tão recompensador quanto fácil.

Basta ter um bom limpador multiuso em mãos e aplicá-lo na parte macia da esponja de limpeza úmida. Em seguida, esfregue a superfície do fogão sem fazer força, apenas limpando a gordura de cada cantinho. Feito isso, use um pano de microfibra para retirar o produto e finalize usando um pano seco para dar acabamento.

3. Tirar a manchinha escura do rejunte do banheiro ou da cozinha

É mais do que comum ver manchinhas escuras crescendo no rejunte do banheiro ou da cozinha com o passar do tempo – mas como dá gosto retirá-las durante a faxina, né? Esse tipo de limpeza satisfatória é um pouco mais difícil de fazer, mas é bastante necessária, afinal, ajuda a prevenir que bactérias e fungos se propaguem pelos cômodos.

Para remover essas manchas de rejunte, vale a pena usar uma luva de limpeza, beleza? Isso porque o passo a passo envolve o uso de água sanitária diluída em água. Funciona assim: comece misturando partes iguais de água sanitária e água em um recipiente. Aplique a solução nas manchas e deixe agir por alguns minutos, tendo cuidado para não respirar os vapores. Depois, é só esfregue suavemente e enxaguar bem.

4. Esfregar o vaso sanitário manchado

Não é que seja divertido limpar vaso sanitário, mas é ou não é extremamente satisfatório vê-lo ficando branquinho enquanto você esfrega as manchas? Isso sem falar na sensação de limpeza completa ao afastar não só o amarelado, mas também o mau cheiro que acaba impregnando na superfície!

Caso esteja com manchas resistentes por aí, a dica é usar um produto limpador de banheiros com cloro ativo ou um pouco de água sanitária. Aplique diretamente nas manchas e deixe agir por alguns minutos. Depois, use a escovinha de banheiro para esfregar bem e enxágue com água. Depois, para manter o cheirinho agradável, é só usar pastilhas com a fragrância da sua preferência.

5. Remover o mofo do teto do quarto

O mofo, que nada mais é que uma consequência natural da umidade nos ambientes, pode simplesmente sumir com apenas um produto, sabia? Essa é uma limpeza satisfatória que parece até um passe de mágica!

Basta colocar água sanitária em um recipiente vazio com aplicador tipo spray. Em seguida, tire do local tudo que possa manchar caso entre em contato com o produto (como toalhas, tapetes e enfeites). Feito isso, borrife a água sanitária diretamente na mancha de mofo e aguarde alguns segundos. A sujeira sairá totalmente e deixará a parede ou teto como nova – tudo sem precisar esfregar!

Mas fica a dica: nesse processo, é indicado usar luvas de limpeza, máscara e um óculos para proteger os olhos caso o mofo esteja no teto, ok? Assim, você garante uma limpeza satisfatória e com segurança – que é o mais importante!