Marmitas congeladas: dicas para organizar as refeições da semana e agilizar o dia a dia
Preparar marmitas congeladas é uma mão na roda para quem tem o dia a dia corrido. Quem nunca acabou pedindo delivery por não ter o jantar pronto quando chega em casa? Fazer dessa prática um hábito pode ser algo dispendioso e até mesmo enjoativo. Afinal, não há nada como a comida caseira, ainda que congelada, para uma boa alimentação. Continue lendo e descubra como organizar refeições para a semana toda!
Marmitas congeladas poupam tempo na cozinha
Em vez de ter o trabalho de descascar, picar, temperar e cozinhar uma seleção de alimentos todos os dias, que tal eleger um dia da semana para preparar e congelar marmitas? Tudo o que você precisa fazer é uma lista de ingredientes diversos, que te permitam montar algumas opções diferentes de marmita.
Para poupar tempo, trabalhe em linha de produção: deixe todos os vegetais de molho, descasque todos os legumes e, em seguida, corte os alimentos da maneira que preferir. A cenoura, por exemplo, pode ser ralada crua, ser cortada em quadradinhos (brunoise) ou em tiras finas (julienne) e, assim, compor diferentes tipos de preparo.
Existem legumes que devem passar juntos pelo processo de branqueamento ou cozimento no vapor por menos tempo que o habitual: brócolis, couve-flor, vagem, espinafre, batata, couve, abobrinha… Enquanto os vegetais são cozidos, deixe os grãos de molho e as carnes marinando no tempero.
Marmita fit congelada deve conter alimentos variados
Já deu para perceber que marmita congelada é sinônimo de sabor, né? Existem muitos alimentos que podem ser congelados e descongelados numa boa, mantendo seus valores nutricionais, texturas e sabores intactos. A diversidade alimentar, além de evitar que você enjoe do que está comendo, garante todos os nutrientes que você precisa.
Prepare as marmitas com: uma porção de arroz integral ou branco, uma porção de feijão, lentilha ou grão de bico, até dois pedaços de frango, peixe ou carne e finalize com vegetais cozidos. Você também pode preparar marmitas de salada crua separadamente, já que a forma de descongelar é diferente.
Marmita para semana: como calcular as quantidades?
Se você tem o hábito de cozinhar diariamente, pode estranhar ter que preparar quantidades maiores. Mas a verdade é que se você apostar na diversificação, não terá que aumentar tanto assim a quantidade de comida. Para não errar no arroz e feijão, multiplique ½ xícara de chá pelo número de pessoas para saber a quantidade ideal de arroz e ⅓ para a de feijão. Para as carnes, considere para cada pessoa 200g para carnes brancas e 100g para carne vermelha. Quanto aos legumes, de 80g a 100g por refeição é a quantidade ideal.
Quanto tempo dura uma marmita congelada? Como descongelar?
Preparar marmitas congeladas para a semana é bem prático, principalmente porque cada refeição pode ser mantida no freezer por até 3 meses. O segredo para garantir a validade da comida congelada está em não deixar espaço para o ar dentro de cada marmita – o que favorece a formação de cristais de gelo que podem comprometer a textura dos alimentos. Deixar que a comida esfrie completamente antes de congelar é outro truque para evitar o acúmulo de água na marmita.
Os recipientes mais adequados para refeições caseiras congeladas são feitos de vidro, mas também há opções de plástico sem BPA, que não fazem mal à saúde. Na hora de descongelar, o microondas é a melhor opção, mas o banho-maria também é super eficiente. Um detalhe importante: depois de descongelada, a marmita deve ser consumida imediatamente.