Mito ou verdade? Truques de casa que sempre te contaram e que não passam de balela
Tem sabedoria popular que já caiu por terra há muito tempo. Que misturar manga com leite não faz mal algum, por exemplo, já é uma informação bem conhecida. Mas você sabia que alguns truques de casa que todo mundo te ensina na verdade são pura balela? Conheça alguns deles:
Jornal seco é ótimo para limpar vidros
Aí alguém te disse alguma vez que o jornal era a melhor escolha na hora de limpar os vidros de casa e você simplesmente comprou a ideia. Mas será mesmo? Parando para analisar, ele possui bastante tinta, que pode sair na hora da limpeza, certo? Bem, sim e não. De fato, isso pode acontecer, mas só se o jornal estiver molhado – o que em teoria é o que vai ocorrer, já que a ideia é passar um produto de limpeza antes.
Tudo bem, então passar o jornal na superfície seca é o ideal? Também não. Veja bem, se o vidro estiver muito empoeirado ele pode simplesmente arranhar tudo, o que também é péssimo. Se você faz tanta questão assim de adotar o jornal na faxina saiba que ele pode sim ser usado, mas apenas depois de toda a limpeza do vidro apenas para dar o toque final, já que ele pode tirar possíveis fiapos do pano presos na superfície. Mas também é bom lembrar que o papel toalha também cumpre essa função sem deixar qualquer traço de tinta na superfície. Portanto, o jornal seco deve ser o seu último recurso.
Usar água sanitária em todo o banheiro
“Para o banheiro ficar realmente limpo é preciso usar água sanitária”. Quem nunca ouviu isso? Verdade seja dita, o produto é realmente uma mão na roda por matar os germes, mas isso não significa que ele deva ser usado em tudo, pelo contrário! Você sabia, por exemplo, que passar água sanitária no assento do vaso pode simplesmente destruí-lo? O mesmo vale para a tampa!
Sem falar que se você usar no piso e tiver algum animal de estimação ele corre um sério risco de ser envenenado se lamber o chão por uma razão qualquer. Por isso, nada de usar a água sanitária em todo o banheiro! Ela é ótima para limpar o vaso sanitário em si, mas outros produtos são mais adequados para as outras partes.
Pasta de dente cura a queimadura
Até os cozinheiros mais experientes podem acabar se distraindo e sofrendo alguma queimadura, nem que ela seja pequena. O problema é que, ao contrário de outros ferimentos comuns, não dá para simplesmente colocar um remédio qualquer na lesão. É aí que entra a pasta de dente, truque milagroso para quem não tem uma pomada própria em casa! Pena que isso é mais uma balela. Na verdade ela pode até piorar a situação, o que é péssimo. Se queimou? Deixe a área afetada debaixo de água corrente fria por um tempo ou coloque gelo no machucado. Acredite: essas soluções podem parecer simples, mas são sem dúvida alguma as mais eficazes.
Dormir com plantas pode causar falta de ar
Tudo bem que muita gente já sabe que essa história é balela, mas ainda assim tem gente que ainda acredita muito nela. Isso porque, embora na fotossíntese as plantas liberem oxigênio, na ausência de luz elas o absorvem – o que, em teoria, deixaria as pessoas próximas a elas com falta de ar. O processo é real, mas as consequências não. Afinal, se esse fosse o caso pessoas ficariam sufocadas ao dormir na floresta, certo?
Na verdade a quantidade de oxigênio absorvida pelas plantas é tão pequena que não altera seu sono em nada. Por isso, na hora de dar aquela arrumada na casa não precisa ter medo em deixar plantinhas no quarto.
É melhor cortar a etiqueta da roupa quando ela começa a incomodar
Todo mundo já passou pela situação de ir usar uma roupa nova e sofrer com a maldita etiqueta que só pinica! A solução mais óbvia é simplesmente cortar, certo? É bem possível que alguém já tenha sugerido passar a boa e velha tesoura, inclusive. Mas esse truque básico na verdade é uma péssima ideia. Isso porque a etiqueta é justamente onde ficam todas as informações da roupa!
Se você um dia tiver que mandar ela para a lavanderia ou precisar saber sua forma correta de lavagem e secagem vai passar por uma grande dor de cabeça e é bem capaz de perder a peça para sempre. Afinal, algumas não podem ir para a máquina de lavar, outras estragam com água sanitária e por aí vai. Então se a etiqueta realmente está incomodando você pode até tirar ela de lá, mas é importante que ela seja costurada em alguma outra parte da roupa.