O que é pistache e como consumi-lo
O que é pistache e como consumi-lo são dúvidas que você provavelmente tem ao passar por este alimento no supermercado. Embora seja menos famoso que outras oleaginosas, o pistache tem vários nutrientes essenciais e também é muito versátil, podendo ser consumido in natura ou incorporado a várias receitas. Quer saber mais sobre o alimento? Nós contamos tudo que você precisa saber. Confira!
O que é pistache? Tudo sobre o alimento que está ganhando popularidade
O pistache nada mais é do que uma oleaginosa da mesma família das nozes e amêndoas que surge de uma árvore de mesmo nome. Sua origem é asiática e suas principais características são as cores verde e roxa, além da casca grossa que encobre o fruto. No Brasil, ele é mais conhecido pelo sorvete de pistache, mas tem ganhado mais espaço nos lares brasileiros, servindo de ingrediente para diferentes receitas.
Assim como outras oleaginosas, o pistache é rico em gorduras boas e outros nutrientes essenciais. Alguns exemplos são as proteínas, que são essenciais na formação dos músculos, e as fibras que melhoram o funcionamento do intestino. O pistache também contém magnésio, potássio, vitamina K e antioxidantes. Por isso, mais do que um alimento saboroso, também é um aliado da saúde.
O pistache pode ser consumido in natura como um lanche rápido no dia a dia
Como o pistache é um espécie de noz, uma das melhores formas de consumi-lo é in natura. Ele serve como um lanche rápido e saudável para o dia a dia, bastando ingerir cerca de 30 gramas por dia para ter saciedade e colher os benefícios. Você pode comê-lo puro ou misturar com um iogurte natural, por exemplo.
O Pistache Torrado e Salgado Qualitá também é uma boa opção de petisco para festas e reuniões com amigos. Mas atenção: a casca do pistache é bastante dura, por isso, é importante abri-la com os dedos ou com o auxílio de um martelo culinário ou um quebra nozes. Não tentar quebrar a casca com os dentes para evitar acidentes.
O pistache pode ser usado para incrementar e dar crocância às suas saladas
Já ouviu falar em salada de pistache? Essa é uma das melhores formas de consumir esse alimento no dia a dia: além de elevar o prato, ele também traz crocância para a salada e a deixa ainda mais nutritiva. Na hora de montar a salada não existe segredo. Basta usar as folhas da sua preferência, acrescentar e misturar os pistaches sem casca e temperar com sal e azeite a gosto.
Pistache em receitas doces: oleaginosa pode virar brigadeiro e recheio de brownie
A versatilidade também é uma marca do pistache e, além da salada, ele serve para fazer receitas doces. Uma das melhores opções é o brigadeiro de pistache. Você só vai precisar do fruto fresco, sem sal, sem casca e triturado para misturar ao leite condensado. Depois, basta mexer até desgrudar da panela. Depois de fazer as bolinhas, você pode usar o que sobrou do pistache triturado como granulado para o brigadeiro.
O brownie recheado com pistache é outra opção de sobremesa para quem é fã de doces. A receita é a mesma de um brownie com castanhas tradicional. A única diferença é que você irá substituir as castanhas pelo pistache picado.