Purpurina sustentável: aprenda a fazer a sua em casa e curta o carnaval sem poluir o planeta
Se você faz parte do time que ama pular carnaval e curtir uns bloquinhos, é provável que também goste de colorir o rosto e o corpo com glitter ou purpurina. Afinal, esse brilho todo tem tudo a ver com a época mais animada do ano, né?
O problema é que a purpurina é composta por microplásticos que demoram centenas de anos para se decompor no meio ambiente. E como muita gente gosta de usá-la no carnaval, o impacto na natureza não é nada bom. Mas pode ficar tranquilo que existem alternativas de purpurinas sustentáveis que são bem fáceis de fazer. A gente separou algumas combinações que você pode experimentar ainda nesse carnaval, confira já!
Sal + corante de alimento é a combinação mais fácil de fazer
Sal + corante de alimento é uma mistura que dá supercerto e você pode fazer com todas as cores que quiser. Além disso, não demora muito tempo para preparar essa purpurina… basta pegar uma boa quantidade de sal (de preferência, algum que seja mais grosso, como o marinho) para misturar com o corante líquido. Algumas pessoas despejam a mistura em uma travessa e colocam para secar dentro do forno, só que isso pode enfraquecer o efeito do corante. O mais indicado é deixar o sal secar naturalmente, o que costuma levar no máximo uma hora. Depois que a mistura estiver prontinha, é só fixar o glitter na pele com algum hidratante. Fica lindo!
Obs.: Se você quer dar um toque realmente brilhoso a essa purpurina ecológica, também é interessante adicionar o pó de mica nessa mistura. Você pode adicionar esse pozinho na mesma proporção que o sal… Mas aguenta aí que a gente vai explicar melhor sobre esse ingrediente mais abaixo!
Mistura de gelatina + corante + água cria um resultado incrível
Ok, essa é a alternativa mais complicadinha de fazer, mas o resultado fica realmente bonito! A combinação gelatina + corante + água é sustentável, bem consistente e comestível, de modo que você até pode lamber da pele sem correr o risco de se intoxicar. Para fazer, você vai precisar colocar a gelatina (que deve ser sem sabor!) em um potinho e acrescentar um pouco de água. Depois, é só colocar a solução no micro-ondas durante uns 20 ou 30 segundos, lembrando de mexer a solução em alguns intervalos.
Acrescente depois o corante alimentício (se possível, um que seja perolado, que fica bem brilhante) e misture bem. Pincele essa solução em uma superfície (pode ser até de plástico) e espere secar bem, o que pode levar um dia. Depois, você só vai precisa remover essa película fina de gelatina, que se assemelha a um papel celofane, e triturá-la dentro de um liquidificador. Você vai ver que a purpurina fica linda!
Obs.: A gente sabe que esse método é um pouco mais trabalhoso que o primeiro, mas o resultado vai valer super a pena! Aliás, todo esse processo de arrumar e costurar fantasia, pensar na maquiagem etc. faz parte do carnaval em si e é superdivertido!
Já ouviu falar no pó de mica?
A mica nada mais é que um pó de rocha bem fininho, que também pode ser encontrado em diferentes cores. Por ser um elemento natural, ela não vai prejudicar o meio ambiente e também é superfácil de tirar da pele. Se você quer fazer uma maquiagem que dure bastante, por exemplo, você pode misturar a mica com um pouco de primer. Assim, a solução também fica com uma consistência mais líquida para aplicar na pele com mais facilidade.
Atenção: Antes de espalhar a purpurina sustentável pelo corpo todo, é muito importante fazer um teste de alergia. Para isso, pegue um pouco do pó e aplique em uma região pequena do braço ou da mão. Então, espere alguns minutinhos para ter certeza que você não é alérgico a nenhuma das substâncias ali presentes.