Qual o melhor sabão para lavar roupas íntimas? 4 dicas para higienizar sutiãs, calcinhas e outras peças
Todo cuidado é pouco na hora de escolher qual o melhor sabão para lavar roupas íntimas! Afinal, se tratam de peças mais delicadas e, além de precisarem ser higienizadas com mais frequência, ficam em contato direto com o corpo. Sendo assim, usar o produto correto na lavagem é importante não só para a durabilidade de calcinhas, cuecas, sutiãs e outros itens: é também uma questão de saúde! Veja qual é a melhor opção de lava-roupas e confira 4 dicas que vão fazer a diferença na hora de lavar e fazer sua lingerie durar ainda mais!
Como lavar roupa íntima: sabão de roupa neutro é o melhor
Para proteger a roupa íntima e higienizá-la corretamente depois de cada uso, a melhor opção é utilizar um sabão neutro. Ao colocar as peças de molho, você também pode usar um pouco de amaciante para garantir uma textura macia e confortável para sua lingerie. E atenção: lembre-se de enxaguar bem as roupas após a limpeza, para que não fiquem resquícios desses produtos em calcinhas, cuecas e sutiãs, evitando possíveis alergias e irritações.
Em dúvida sobre como lavar calcinha e sutiã? Use água morna ou fria
Seja à mão ou na máquina de lavar, o ideal é usar água fria ou morna para lavar roupas íntimas. A água quente pode prejudicar os tecidos e acelerar o desgaste do elástico de peças como calcinhas, sutiãs e cuecas. Também não é necessário deixar a lingerie de molho por muito tempo, viu? 30 minutos, por exemplo, já são suficientes para uma primeira limpeza ou ajudar a tirar manchas mais difíceis.
Saiba como lavar lingerie à mão para que suas peças durem mais
Outra dica é lavar a roupa íntima sempre à mão para não danificar as peças, já que são mais delicadas e serão lavadas frequentemente. Depois de molhar e aplicar o sabão na lingerie, esfregue-a com cuidado no tanque com as mãos e enxagüe em seguida. Caso prefira lavá-las na máquina, é preciso colocar calcinhas e outros itens em um saco protetor próprio e utilizar o aparelho no ciclo para roupas delicadas. No caso dos sutiãs, isso também ajuda a preservar a forma do bojo e estruturas metálicas como os aros e os fechos. Você também pode improvisar esse saco com uma fronha de travesseiro: basta colocar as peças dentro dele, fechar com um nó e colocá-lo na máquina.
Roupas íntimas precisam secar em locais arejados
Se você é daqueles que têm o hábito de lavar a roupa íntima no banho e deixá-la secando no box, é preciso rever esse costume! O ambiente úmido e quente do banheiro favorece o mau-cheiro e o surgimento de fungos, que podem ser prejudiciais à saúde. Para evitar, depois de lavar, o ideal é pendurar a lingerie para secar em um local arejado e à sombra, garantindo que ela fique cheirosa e bem-cuidada. Para preservar os elásticos, coloque os pregadores na parte central dos sutiãs e nas costuras de calcinhas e cuecas, já que essas partes costumam ser mais resistentes.