Que tal fazer disco de carne? Aprenda a preparar esse petisco delicioso
Receber os amigos em casa com petiscos de diferentes tipos – queijos, azeitonas, biscoitos, pastinhas etc. – é sempre uma ótima sugestão para incrementar a reunião. Mas, além de servir snacks prontos, você já pensou em preparar aperitivos caseiros (como salgados e empanados) por conta própria? O disco de carne, por exemplo, é um tipo de comida de boteco bem saborosa, simples e fácil de preparar – feita basicamente com carne moída, diferentes temperos e farinha para empanar. Quando frito e servido com molhos variados (ketchup, maionese e opções caseiras), esse petisco tende a ficar ainda mais saboroso. Então, para te incentivar a colocar a mão na massa, nós separamos dicas de como fazer disco de carne usando os melhores ingredientes. Confira!
Receita de disco de carne bem temperado e crocante por fora
Para fazer discos de carne bem saborosos, temperados e macios por dentro, a nossa dica é usar patinho moído e caprichar bastante nos temperos – sal, pimenta, salsinha, cebolinha e cominho, por exemplo. Além disso, para que a massa fique no ponto certo, é indicado usar pães embebidos no leite, que agregam bem à carne e garantem mais firmeza aos discos. Não se esqueça de incluir outros ingredientes que dão bastante sabor, como alho, cebola e até mesmo um pouco de queijo para o recheio. Aqui, nós separamos um passo a passo bem simples de seguir:
Você vai precisar de: 1 kg de patinho moído, 2 pães franceses, leite para umedecer os pães, 1 tomate picado, 1 cebola média ralada, 4 dentes de alho amassados, sal, pimenta-do-reino moída, cheiro-verde e cominho a gosto, azeitona picada e queijo muçarela ralado (opcional), mistura para empanar Qualitá, óleo para fritar.
Para começar, deixe os pães em um recipiente coberto por leite por cerca de 20 minutos. Em seguida, coloque o patinho moído em uma bacia grande, adicione o tomate, a cebola, o alho, o sal e os temperos (pimenta, cheiro-verde e cominho) e misture bem com as mãos, revolvendo tudo até que a massa fique bem homogênea. Depois, tire os pães do recipiente com leite, esprema-os bem com as mãos (para tirar o excesso de líquido) e incorpore-os à carne. Mexa novamente para que a mistura fique bem homogênea. Em seguida, enrole bolinhas de carne nas mãos (de tamanho padronizado), adicione um pouco de queijo e azeitonas picadas no meio (opcional) e achate-as para formar os discos. Bem simples, né?
Agora que os discos de carne estão devidamente montados, chegou a hora de empaná-los para fritar. Aqui, a nossa dica é recorrer à mistura para empanar Qualitá – um tipo de farinha crocante que dispensa o uso do ovo na hora de empanar os alimentos. Basta passar os discos de carne nessa mistura – deixando-os bem cobertos pela farinha – e, em seguida, levando-os para fritar em uma panela com óleo quente. Tire os discos do fogo apenas quando eles estiverem dourados e crocantes. Prontinho!
Obs.: Em vez de usar a mistura para empanar Qualitá é possível recorrer à farinha de rosca comum. Nesse caso, no entanto, é necessário passar os discos primeiro no ovo batido e depois na farinha para fritar, ok?