Sabão lava-roupa: 6 tipos e como usar cada um
Sabão líquido, sabão líquido concentrado, sabão em pó… Se você está começando a cuidar da lavagem das próprias roupas, já deve ter reparado que existem vários tipos de lava-roupa disponíveis no mercado. E aí, logo entra a dúvida: como saber qual usar? Parece complicado, mas o segredo é entender como cada versão funciona – e, mais precisamente, como pode facilitar a sua rotina de lavagem das peças. Confira abaixo os 6 principais lava-roupas do mercado e o jeito de usar cada um para higienizar as roupas!
1. Sabão líquido
O sabão líquido é o tipo de lava-roupas conhecido por ser menos agressivo do que o sabão em pó – ou seja, por ser uma solução e não ter os pequenos grânulos, oferece menos riscos de se acumular nas roupas e danificar as fibras dos tecidos. Esse é um tipo de lava-roupas mais suave, que se dissolve mais facilmente na água, mas não necessariamente precisa ser diluído antes do uso. Isso porque nem todo sabão líquido é concentrado.
Como usar: o sabão líquido pode ser usado para lavar qualquer tipo de roupa, até mesmo de tecidos mais frágeis como seda, lã, linho ou tricô. Utilize a dosagem recomendada na embalagem do sabão líquido para a quantidade de roupa que será lavada, colocando o produto no compartimento específico da máquina de lavar roupa. Se não tiver a gavetinha no eletrodoméstico, ou se for lavar as peças no balde, é só colocar o sabão líquido depois que a roupa já estiver coberta por água.
2. Sabão líquido concentrado
O sabão líquido concentrado tem as mesmas vantagens do sabão líquido comum, mas com um diferencial: essa solução contém uma maior quantidade de ativos limpantes em relação à quantidade de água. Na prática, isso significa que você pode usar uma quantidade menor do produto a cada lavagem sem que isso diminua a eficiência na remoção de sujeira e manchas. Ou seja: o sabão líquido concentrado pode ser uma opção econômica a longo prazo.
Como usar: o sabão líquido concentrado também pode ser usado para lavar qualquer tipo de tecido ou roupa. No entanto, é possível usar uma menor quantidade do produto para a lavagem das peças. O segredo é utilizar a dosagem que a embalagem recomenda e colocar o produto ou na gavetinha destinada para o sabão na máquina de lavar, ou diretamente na roupa já submersa em água.
3. Lava-roupas em pó
O lava-roupas em pó é feito de uma mistura de agentes de limpeza e agentes branqueadores e tem como função principal a de retirar resíduos sólidos das roupas durante a limpeza. E é justamente nisso que ele difere do sabão líquido, que é mais suave. Na prática, o sabão em pó é eficaz para limpar praticamente todos os tipos de tecidos, incluindo algodão, seda, poliéster, entre outros.
Como usar: o sabão em pó pode ser usado para remoção de manchas e lavagens de roupas de diferentes tecidos, mas deve ser dissolvido em água para que os grânulos não prejudiquem as peças ou a máquina de lavar. Se o seu eletro tiver o compartimento específico para sabão, ela já dissolverá o produto durante a lavagem. No entanto, caso não tenha, a dica é diluí-lo em água e, então, despejar sobre as roupas.
4. Lava-roupas escuras
O lava-roupas escuras é um tipo de produto específico para lavar peças de cores escuras – como preto, azul marinho, marrom e cinza escuro – sem danificar ou desbotar o tecido. O diferencial desse tipo de lava-roupas é que sua fórmula conta com agentes de limpeza mais suaves e, em alguns casos, até mesmo corantes que ajudam a manter a cor do tecido. O produto evita tanto as manchas claras imediatamente após a lavagem, como também o clareamento gradual das peças escuras após várias lavagens.
Como usar: o lava roupas para tecidos escuros deve ser utilizado seguindo a quantidade indicada na embalagem diretamente na máquina de lavar ou nas roupas já submersas em água. Mas ele deve ser usado apenas em roupas escuras, sem ser misturado a outras peças de roupas coloridas ou brancas, ok? Assim você evita manchas em peças claras ou de outros tons.
5. Lava-roupas de bebê
O lava-roupas bebê é um produto feito com ingredientes suaves, sem corantes ou fragrâncias, pensado especialmente para higienizar peças infantis de modo a não agredir ou irritar a pele sensível dos pequenos. Esse produto ajuda a limpar as roupinhas antes mesmo do nascimento e, depois, se torna um ótimo aliado para remover sujeira, manchas e odores que podem ser provocados pelo contato das peças com alimentos, saliva, urina e fezes.
Como usar: esse produto deve ser utilizado assim como outros tipos de sabão líquido, na quantidade recomendada na embalagem. No entanto, é importante reforçar que o lava-roupas bebê até pode ser usado em outras peças fora do guarda-roupa infantil, mas o ideal é que, para higienização, as roupas dos pequenos sejam separadas das roupas dos adultos. Elas não devem ser misturadas para evitar a contaminação cruzada de sujeira e bactérias.
6. Detergente pré-lavagem
O detergente pré-lavagem, como o nome já sugere, é o tipo de produto que age antes da lavagem normal. Ele é utilizado para remover manchas difíceis das roupas e, por isso, sua composição é altamente concentrada. Por sinal, vale destacar que alguns tipos de detergente pré-lavagem são próprios para determinados tecidos, então, vale confirmar a indicação de uso na embalagem, ok? Além disso, verifique se o produto escolhido é exclusivo para remover manchas específicas, como de grama, vinho tinto, molhos, entre outras.
Como usar: o detergente pré-lavagem deve ser usado diretamente nas manchas, deixando que ele aja por alguns minutos nelas. Depois, é só enxaguar a peça e prosseguir com a lavagem normal. Lembrando sempre que você deve ler as instruções da embalagem para saber a quantidade certa de produto e tempo de espera – assim, é mais fácil evitar danos ao tecido e prevenir reações alérgicas ou irritações na pele.