Tipos de fraldas descartáveis: conheça as diferentes tecnologias e saiba como escolher
Fraldas descartáveis trazem muita praticidade para a vida dos pais e bebês! Porém, com tantos modelos disponíveis nas prateleiras do mercado, escolher a fralda ideal para o seu pequeno pode ser um desafio. Quais fatores devem ser considerados na hora da compra? Pensando em te ajudar, desvendamos os diferentes tipos de fraldas descartáveis, seus sistemas absorventes e outras inovações para você não ter mais dúvidas ou até mesmo surpresas lá na frente. Confira!
Tipos de fraldas: saiba a diferença entre os modelos com fita e calça
É muito comum encontrar dois tipos principais de fraldas descartáveis: os modelos com fita ou calça. Uma das mais tradicionais, a fralda descartável com fita possui tiras nas laterais, que podem ser ajustadas ao corpinho do bebê na hora de vestí-lo. Por isso, é mais indicada para recém-nascidos e crianças nos primeiros meses de vida. Já a fralda descartável do tipo calça é mais indicada para as crianças um pouco mais velhas, a partir do primeiro ano de idade. É um modelo versátil, ideal para aqueles que já estão se acostumando a ficar em pé e correr por aí!
Sistemas absorventes: canal interno, barreira absorvente e núcleo de gel
Outra preocupação – e, talvez, uma das mais importantes – deve ser o sistema de absorção da fralda descartável. Ele é o principal responsável por absorver o xixi e mantê-lo longe da pele sensível do bebê, evitando possíveis alergias por contato, e vazamentos. Hoje, alguns dos tipos mais comuns são:
- Canal interno: essa tecnologia é um sistema que absorve o xixi e o distribui internamente pela fralda descartável, evitando acúmulos em pontos específicos da vestimenta. As novas fraldas Qualitá, por exemplo, possuem um canal superabsorvente, com poder de absorção de 12h.
- Barreiras absorventes: são proteções laterais que contém a urina do bebê, evitando que ela escape e possa manchar as roupas do pequeno.
- Gel absorvente: fica no interior das fraldas descartáveis e ajuda a absorver a umidade da fralda descartável.
Os modelos costumam combinar duas ou mais dessas tecnologias, o que também pode ser considerado na hora da escolha a depender das necessidades do seu bebê.
Dicas para escolher as melhores fraldas descartáveis para o seu bebê
Além de conhecer as principais tecnologias do mercado, é essencial prestar atenção em outros detalhes para encontrar os melhores tipos de fraldas descartáveis para o seu bebê. Confira:
- O primeiro deles é o tamanho e o peso indicado, para que o acessório se encaixe perfeitamente no corpo e não deixe espaço para vazamentos;
- O tipo de ajuste também faz a diferença para o conforto do bebê: as novas fraldas Qualitá são feitas com a exclusiva tecnologia Slim Comfort, que é mais fina e se ajusta ao corpinho do bebê, evitando também os tão temidos vazamentos;
- Não deixe de conferir também a indicação de uso diurno ou noturno, que irá influenciar quantas vezes a fralda descartável deve ser trocada;
- Quantidade de fraldas em cada pacote, que ajuda a avaliar o custo-benefício delas de acordo com a rotina e necessidades do pequeno.