Trocando fraldas: 5 dicas para facilitar o dia a dia
Os acidentes que acontecem enquanto papais e mamães estão trocando fraldas são comuns tanto para os de primeira viagem quanto para quem já é experiente. Desde xixis voadores até bebês curiosos que agarram tudo o que é possível e está por perto justamente na hora da troca, nem sempre é possível evitar os problemas, mas você pode, sim, se prevenir e tentar facilitar o processo. Ainda assim, é provável que em alguns momentos seja necessário voltar com o bebê para o banho – mas isso faz parte da experiência. Veja, aqui embaixo, cinco dicas para facilitar a sua rotina trocando fraldas!
Deixe tudo separado antes de começar a troca
O primeiro passo é essencial não apenas pela praticidade, mas também por segurança. Antes de começar a troca de fraldas, coloque, ao alcance das suas mãos, todos os itens que vão ser necessários. Fralda limpa, pomada contra assaduras, lenços umedecidos, algodão com água, uma lixeirinha… Vai depender da sua rotina. Assim, você não vai precisar se afastar do bebê enquanto ele estiver deitado no trocador, na cama ou em qualquer outro lugar; Além disso, a prática torna o processo mais simples e rápido – algo necessário quando existe a possibilidade do xixi ir para todo o lado.
Use a barra do macacão ou da blusa para “prender” as mãos do bebê
Já começou a lidar com mãozinhas curiosas que podem chegar mais rápido que você tanto nos itens de trocar, quanto na fralda suja? Se adiante: enquanto estiver trocando fralda, enrole a barra do macacão ou da blusa que o bebê estiver usando nos braços dele. Além de evitar que ele pegue o que não deve, nas primeiras semanas, isso vai contribuir para uma troca sem choro, já que ao sentir os braços presinhos, o bebê lembra da sensação aconchegante do útero. Não há a necessidade de apertar forte, apenas o suficiente para que os bracinhos fiquem presos e aconchegados.
Evite vazamentos: prenda bem as fitas e ajuste as barras enquanto estiver trocando fraldas
O ajuste da fralda também é primordial para que a próxima troca seja tranquila e sem acidentes. Na hora de prender as fitas da fralda, considere o espaço de um ou dois dedos além da circunferência da barriga do bebê. Assim, quando ele estiver sentado, a fralda não vai ficar apertada e quando levantar, não vai estar muito frouxa. Além disso, nunca esqueça de ajustar as barras da parte de baixo da fralda para que elas cubram todo o bumbum do bebê: assim, a probabilidade de vazar se torna bem menor.
Coloque uma fralda limpa por baixo da fralda que vai ser trocada
Precisa acelerar o processo? Antes de abrir a fralda suja, posicione uma fralda limpa e aberta embaixo do bebê, na direção da que ele já está usando. Assim, depois que você abrir a fralda usada e limpar a criança, só vai precisar retirar a que deve ser descartada, finalizar a troca e fechar a outra com mais facilidade.
Aposte em fraldas com tecnologias que protegem o bumbum do bebê
A troca de fraldas se torna muito mais fácil quando você só precisa limpar o que o bebê fez e não há a necessidade de tratar as assaduras. Essa parte pode ser evitada na hora de escolher a fralda que ele vai usar: as fraldas Qualitá, por exemplo, contam com a tecnologia Slim Comfort, que as deixam mais finas e adaptáveis ao corpo. Com a absorção garantida por até 12 horas, elas também evitam que o xixi fique em contato com a pele do bebê, diminuindo a possibilidade do aparecimento de assaduras.