Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Vai se mudar? Confira as 10 coisas que você deve planejar antes de levar os móveis e objetos
Meu Lar 27/09/2018

Vai se mudar? Confira as 10 coisas que você deve planejar antes de levar os móveis e objetos

Para algumas pessoas mudança significa dor de cabeça. E isso é especialmente verdade no caso daquelas que não se planejam bem. Afinal, organizar tudo sem perder nada no caminho não é uma tarefa fácil, mas pode ser ainda mais complicada quando faltam estratégias para trocar de casa sem sofrer com a bagunça. Se você se reconheceu nesse perfil pode ficar tranquilo, porque nós separamos 10 dicas que vão evitar que sua mudança seja traumática.

Pratique o desapego

Descarte aqueles objetos que, por mais que você se recuse a aceitar, são inúteis. Mudança é sinônimo de vida nova. É fundamental que você elimine o que é velho e não é mais usado. Dessa forma, você evita transportar coisas desnecessárias e deixa mais espaço para o que realmente importa.

Atenção na hora de escolher as caixas

Você vai precisar de muitas caixas. Supermercados e lojas costumam ter várias guardadas no estoque. Já pensou em ir lá pedir? Em geral elas são simplesmente destruídas, então dificilmente alguém vai se recusar a dar ao menos uma para você. Procure as caixas que transportam garrafas – aquelas que podem ter divisórias – porque essas são ótimas para colocar seus copos de vidro. Ao mesmo tempo, evite as que foram usadas no transporte de frutas, legumes e verduras, pois podem estar sujas ou com insetos.

Separe o que você pode precisar em uma emergência

Antes de começar a empacotar tudo, reserve aquelas coisas que você vai precisar até o último momento. Separe duas mudas de roupa, lençóis, o brinquedo preferido do seu filho e produtos de higiene pessoal. Como nunca se sabe a hora que você vai conseguir arrumar tudo, não custa nada se prevenir.

Não se esqueça de pensar nos alimentos

Pode ser complicado transportar comida, principalmente a que precisa ficar na geladeira. Por isso, se planeje dias antes para consumir a maior parte desses alimentos, evitando problemas na hora da mudança. Se achar que ainda assim não vai dar tempo e que eles vão estragar no caminho tal doar quentinhas? Já que você não terá como comer, pelo menos vai fazer alguém feliz.

Tome cuidado durante o transporte da geladeira

Você sabe como transportar a geladeira na hora de se mudar? Pois é, essa é uma preocupação para muita gente. O ideal é olhar recomendações do fabricante no manual do produto. Mas se você tiver jogado ele fora não precisa ficar nervoso, porque com algumas dicas simples dá para levar o aparelho para praticamente qualquer lugar.

Antes de mais nada, a geladeira precisa ser desligada no dia anterior. Não se esqueça de deixar as portas abertas para evitar mofo. Ao chegar à cozinha nova, espere cerca de três horas para ligar o eletrodoméstico de novo para dar tempo de o seu gás voltar ao normal. Não se esqueça de esperar a temperatura estabilizar antes de colocar os alimentos de volta na geladeira.

Prepare cada eletrodoméstico com cuidado para a mudança

A máquina de lavar também precisa de cuidados especiais. Pare de usá-la 24 horas antes da mudança e escorra toda a água que fica no equipamento. É importante que você faça o transporte com as peças secas e limpas. Não se esqueça de amarrar o fio elétrico e prender no eletrodoméstico, para evitar possíveis acidentes ou que ele danifique a própria máquina.

Mas seja lá qual for o eletrodoméstico que você precisa transportar, a dica é a mesma: retire os acessórios soltos antes de começar a embalar tudo. No caso do fogão, por exemplo, separe os queimadores, as grelhas e a prateleira do forno.

Plásticos bolha são indispensáveis

Separe os objetos frágeis e embale cada um deles com plásticos bolha. Inclusive, essa dica serve também para os móveis mais pesados que não são transportados em caixas. A função do plástico bolha é proteger a superfície do objeto, por isso não precisa economizar na hora de guardar tudo.

Separe as caixas por tipo de material

Junte os itens que são parecidos ou que ficam juntos na sua casa e coloque todos na mesma caixa. Depois, ponha etiquetas para identificar cada uma. Para não se enrolar na hora de colocar todas elas na casa nova, compre fitas coloridas e escolha uma cor para cada cômodo da sua nova casa. Assim, fica fácil para você se achar e ainda simplifica o trabalho de quem está fazendo o transporte dos móveis.

Retire os objetos das gavetas

Para ter menos trabalho algumas pessoas deixam os utensílios dentro das gavetas, mas isso é perigoso! Além de correr o risco de danificar o seu objeto, o móvel fica mais pesado, o que dificulta o transporte. E imagina se alguma coisa abre e cai na cabeça de alguém? Melhor deixar a preguiça de lado e guardar tudo em caixas separadas mesmo.

Use malas de viagem

Não coloque as roupas em caixas, use malas de viagens. Elas são mais higiênicas, principalmente para guardar roupas íntimas. Dessa forma, você ainda aproveita o espaço, porque as malas também serão transportadas na mudança. Aliás, se não tiver uma em casa vale a pena pedir para alguém da família ou para um amigo, ok?