Como dar remédio para cachorro: 7 dicas para tornar o processo mais tranquilo
Não tem jeito: aprender como dar remédio para cachorro é uma das principais responsabilidades dos donos de pet. E a gente sabe bem que essa pode ser uma tarefa realmente desafiadora, especialmente se o seu cãozinho for daqueles resistentes que se recusam a engolir as gotinhas e comprimidos. Mesmo assim, não se preocupe: existem algumas formas de tornar o processo menos estressante e livre de traumas! A seguir, reunimos 7 estratégias que podem funcionar e ajudar a dar medicamentos ao seu cãozinho de forma eficaz.
1. Ofereça o comprimido ao cachorro
Pode parecer simples demais, mas a primeira maneira de como dar remédio para cachorro é oferecendo e deixando que o pet cheire o comprimido. Em alguns casos, o cãozinho pode confundir com um petisco e tomar a medicação de primeira – especialmente porque alguns laboratórios já fazem certos remédios com sabor atrativo ao animal. Mas, nem todos “caem” nessa tática – e tudo bem! Existem outros métodos como os que citaremos a seguir.
2. Misture o remédio à ração seca ou úmida
Se a medicação for em comprimido, uma boa tática de como dar remédio a cão é esmagar e misturar em uma ração seca como a Ração Para Cães Sabor Carne Qualitá . O gosto da ração vai camuflar o gosto do remédio e, dessa maneira, o seu pet provavelmente não perceberá a presença do medicamento!
Por outro lado, se o remédio for líquido, basta misturar em uma comidinha úmida como a Ração para cães filhotes sabor carne Qualitá . O pet ficará tão animado com o gosto de carne da ração que não notará nada de diferente por ali.
3. Dissolva a medicação em água
Outra dica interessante de como dar remédio para cachorro é dissolver a medicação em água. Dessa forma, a ingestão fica um pouco mais fácil e pode ser administrada até mesmo por meio de seringas. No entanto, não se esqueça de ler a bula ou perguntar a um veterinário se o remédio em questão pode ser dissolvido em água antes de ser administrado ao seu cão, ok?
4. Pingue as gotas do remédio iogurte natural
Outra dica para quem não sabe como dar remédio líquido para cachorro é usar o iogurte natural para esconder o gosto da medicação. Basta pingar as gotinhas no alimento e, em seguida, oferecer ao seu cãozinho usando uma colher ou mesmo na palma da mão.
Por sinal, caso o seu pet não seja intolerante à lactose, fica a dica: o iogurte natural conta com nutrientes que fazem bem aos pets, como minerais, cálcio e proteínas. Só fique atento ao rótulo para garantir que o produto seja natural, sem conservantes, corantes ou sabores, e à quantidade oferecida. Afinal, seu pet não deve exagerar no consumo!
5. Esconda a medicação em alimentos
Por falar em alimentos, você pode esconder comprimidos ou cápsulas nas comidas preferidas do seu cãozinho. Pode ser um pedaço de carne, uma bolinha de arroz ou outra opção – desde que não seja um alimento proibido para animais e tenha sido preparado da maneira certa, sem sal ou temperos que façam mal ao pet. Apenas certifique-se de que o remédio possa ser administrado dessa forma sem impactar na ação do medicamento, beleza?
6. Tente associar o momento do remédio a uma brincadeira
Se o seu pet ainda é filhote, agora é um ótimo momento para associar a hora do remédio a algo positivo, como uma brincadeira, por exemplo. Você pode chamá-lo para brincar antes e enquanto administra o remédio, ou mesmo fingir que a medicação é um petisco especial. Assim você evita que ele fique tenso ou comece a fugir de você nesses momentos e, aos poucos, comece a achar o momento mais agradável.
7. Acalme o seu cãozinho antes de administrar a medicação
Pode parecer bobagem, mas conversar com o seu pet funciona, viu? Com isso em mente, antes de dar o remédio ao cãozinho, comece a tentar acalmá-lo fazendo carinho e falando de forma suave e gentil. Dedique uns minutos dessa maneira para que a ansiedade do seu doguinho diminua e ele esteja mais calmo na hora da medicação. Assim, vocês dois terão um momento bem mais calmo e o resultado final tem tudo para dar certo!