Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar pata de cachorro após um passeio na rua
Pet Care 05/03/2021

Como limpar pata de cachorro após um passeio na rua

Depois de voltar do passeio com o cachorro, é importante tomar alguns cuidados de higiene, sabia? Isso porque algumas sujeiras e microrganismos da rua tendem a ficar presos nas patinhas do bicho – logo, caso você não tome uma providência, é provável que chão, tapetes, sofás, poltronas (entre outras superfícies pelas quais o cão percorre) acabem ficando contaminadas. Mas o que exatamente você pode fazer para evitar esse tipo de problema? É possível usar lenço umedecido, sabão e álcool em gel para higienizar o pet, por exemplo? Para esclarecer essas questões, nós preparamos uma matéria com dicas certeiras de como limpar pata de cachorro de forma segura e eficiente. Vale a pena conferir!

Dicas de como limpar pata de cachorro com diferentes produtos

Na hora de limpar as patinhas do cão após o passeio, é fundamental usar apenas produtos que sejam inofensivos para o bicho – ou seja, nada de soluções com cloro, água sanitária ou misturas com cheiro muito forte. Além disso, uma boa dica para evitar que a casa fique suja é pegar o seu cãozinho no colo (caso ele seja de pequeno porte) e levá-lo diretamente para o tanque ou local que você pretende fazer a lavagem. Assim, não corre o risco de ele subir nos móveis e acabar contaminando tudo. Dá uma olhada nas sugestões de higienização que separamos:

Lave as patinhas do cão com água e sabão ou lenço umedecido

A dica mais simples e certeira para higienizar as patinhas do cachorro é usar água e sabão (preferencialmente o de coco), que é uma combinação bem neutra e eficiente para eliminar os germes. Aqui, é importante que você se lembre de lavar toda a região da pata – isto é, a parte de baixo, de cima e até entre os dedos. Depois de molhar as patinhas, passar o sabão e esfregar com os dedos, basta enxaguar bem – para tirar todo o produto – e usar uma toalha de banho para secar. É necessário ter cuidado para não deixar nenhuma parte úmida, pois isso pode acarretar em problemas dermatológicos, como a dermatite canina.

Caso você queira fazer uma higienização mais simples e rápida, outra dica interessante é recorrer ao lenço umedecido. Nesse caso, basta esfregar as patinhas com o lenço e prontinho! No entanto, esse truque deve ser usado mais esporadicamente – levando em conta que a lavagem com água e sabão é muito mais eficiente e econômica para o dia a dia.

Recorra a shampoos e antissépticos para pet

Em vez de usar o sabão de coco, você também pode recorrer a produtos específicos para pet. Para quem não sabe, existem shampoos e sabões próprios para cachorro que são bem úteis, seguros (não causam alergia no animal) e servem para eliminar os microrganismos na lavagem.

Além disso, é possível encontrar em pet shops antissépticos para cão (que são dissolvidos na água e usados para a limpeza das patinhas) e também lenços umedecidos próprios para cachorro. Caso o seu bichinho tenha alergias ou problemas frequentes de pele, talvez seja o caso de recorrer a algum desses produtos.

Já ouviu falar no copo limpador de patas?

Que tal recorrer a um tipo de copo limpador de patas para fazer a higienização de forma mais prática? Nesse caso, você só precisa encher o recipiente com água morna, adicionar algum antisséptico ou shampoo para pet e, então, fazer o movimento de colocar e tirar a patinha do copo. Depois, é só secar bem com uma toalha e prontinho!

Evite álcool em gel e outros produtos possivelmente tóxicos para o pet

É muito importante destacar que existem produtos de limpeza que nunca podem ser usados na pele do animal. Algumas pessoas, por exemplo, acreditam que o álcool em gel é inofensivo e serve para eliminar os microrganismos das patinhas do bicho. No entanto, quando usado a longo prazo, esse produto pode causar reações alérgicas no animal e acarretar em problemas de saúde mais graves. Além do álcool, evite também produtos com cloro ou diferentes tipos de ácidos – atenha-se apenas ao sabão neutro que não tem erro!

Para tirar possíveis dúvidas e ter um melhor direcionamento para os cuidados com o seu bichinho – seja de higiene ou alimentação -, a nossa dica é sempre recorrer a um médico veterinário. Assim, não corre o risco de você criar hábitos prejudiciais para o cachorro.