Como limpar tomadas e interruptores, itens esquecidos na hora da faxina
Você já reparou que as tomadas e os interruptores sãs os itens mais esquecidos na hora da limpeza? As pessoas costumam se lembrar dos cestos de lixo, das molduras dos quadros de parede e até perdem a preguiça de passar um paninho nos ventiladores de teto. Mas esses dois? Quase nunca! E é por isso que você vai perder essa mania a partir de hoje. Afinal, higienizar todo e qualquer canto da casa – pelo menos uma vez no mês ou num intervalo relativamente pequeno de tempo – é fundamental! Mas, atenção! É terminantemente contraindicado limpar qualquer um desses itens sem tomar certos cuidados específicos (e prévios): ambos são conectados a fontes de energia e podem causar danos seríssimos! No mais, não se preocupe. Nós fizemos um passo a passo superseguro para te ajudar nesse assunto. Confira!
1° passo: retire o excesso de poeira
Antes de qualquer coisa: pegue um pano de limpeza seco – ou um daqueles pincéis de pintura ou de maquiagem que você não usa mais – e retire superficialmente o excesso de poeira das tomadas e dos interruptores. Esse passo inicial é importante porque, depois que você efetivamente realizar a limpeza (com uma flanela úmida, por exemplo) você não correrá o risco de danificá-los.
2° passo: cuide da sujeira encardida
Os interruptores de luz e as tomadas elétricas são um dos objetos encardidos da casa – eles acumulam aquela sujeira incrustada que é uma mistura de gordura com poeira, manchas e a própria oleosidade da mão (e justamente por isso você não deve deixá-los sujos por muito tempo). Nessa etapa, você vai precisar de uma flanela úmida ou de uma esponjinha (utilize apenas a parte amarelada e fofinha!) e algum detergente neutro. Cuidado! É extremamente perigoso encharcar o pano! O excesso de água pode alcançar o sistema elétrico e te machucar seriamente (além de possivelmente romper todo o mecanismo). Se possível, desligue a chave de luz quando for fazer essa limpeza, para reduzir ainda mais o risco de acidentes.
3° passo: passe um desinfetante
Se a sujeira não tiver saído por completo – e para limpar ainda mais profundamente -, aposte num desinfetante multiuso. Novamente: preste atenção na quantidade de líquido e tome cuidado para não umedecer muito, especialmente no que diz respeito às tomadas.
4° passo: utilize o álcool para deixar tudo nos trinques
Para finalizar bem, use o álcool! Aplique-o na superfície com um cotonete – ou com um paninho mesmo – e passe somente no entorno da tomada ou do interruptor. Por fim, deixe secar naturalmente. Dica bônus: você pode utilizar uma luva de borracha em todas as etapas como forma extra de proteção. Seguindo essas dicas, não tem erro!