Como manter o refrigerante com gás por mais tempo
É muito ruim quando o refrigerante fica muito tempo na geladeira e acaba ficando sem gás, né? As bolinhas que saem do refrigerante nada mais são do que gás carbônico (CO2). Mas, quando dissolvido no líquido, o gás fica em forma de ácido carbônico (H2CO3), que é bastante instável e tende a escapar com mais facilidade. Por isso, é importante tomar alguns cuidados – principalmente com o armazenamento da garrafa de refrigerante – para preservar a bebida por mais tempo. Aqui, nós separamos dicas de como evitar ao máximo que o refrigerante (2 litros ou opções menores) não perca o gás. Dá uma conferida!
1. Mantenha o refrigerante sempre bem fechado
Para começar, a dica mais importante é fechar o refrigerante logo depois de servir o líquido no copo. Aperte bem a tampinha, o máximo que conseguir, e coloque de novo na geladeira. Quando a garrafa fica aberta, por exemplo, as bolhas que saem são na verdade o gás carbônico (CO2) que não está bem dissolvido na bebida. Por isso, para aumentar a vida útil do refrigerante, o ideal é deixá-lo fechado ao máximo.
2. Não agite a garrafa de refrigerante
Sabe quando o refrigerante transborda na hora de abrir a tampinha? Isso geralmente acontece porque a garrafa foi agitada – quando isso acontece, parte do CO2 se dispersa, fica em baixa solubilidade e forma bolhas de gás. Na hora de abrir, quando a pressão interna diminui, a liberação desse gás é bem rápida e intensa, o que causa um aumento no nível do refrigerante e o transbordamento.
Quanto mais agitada estiver a garrafa, inclusive, maior será a explosão. Esse problema também faz com que praticamente todo o gás saia da bebida e, por isso, é muito importante que você tenha cuidado para não agitar a garrafa, ok?
3. Guarde a garrafa de refrigerante amassada na geladeira
Você sabia que, depois de abrir o refrigerante, um bom truque é amassar a garrafa? Assim, o líquido fica mais perto da tampa (com menos oxigênio em cima), o que garante que o CO2 continue dissolvido em forma de H2CO3 na bebida, preservando melhor seu sabor.
Mas, caso seja uma garrafa de refrigerante 2L e você tenha bebido bem mais que a metade, esse truque não irá funcionar. Nesse caso, o ideal é transferir o refrigerante para uma outra garrafa pet menor, amassá-la e guardá-la na geladeira. O mesmo serve para refrigerante pequeno de lata, que é bem mais difícil de conservar na geladeira. Aqui, o ideal é que você também transfira a bebida para uma garrafa pet fechada. Assim, o refrigerante dura bem mais, pode apostar!
4. Deixe o refrigerante sempre armazenado em temperaturas baixas
Para garantir que não saiam bolhas do refrigerante, uma dica importante é ficar atento quanto à temperatura em que a bebida está conservada. Quanto mais gelado estiver o ambiente, melhor será para o refrigerante! Por isso, o ideal é que você deixe a garrafa em um ponto mais bem refrigerado da geladeira. Evite deixá-la na porta, por exemplo, e nunca se esqueça de guardá-la imediatamente depois de servir no copo. Com essas dicas, pode apostar que o gás refrigerante ficará bem conservado!