Hortaliças fáceis de cultivar para ter uma horta em casa
Você já pensou em começar uma horta em casa? Hoje, dia 28 de julho, é o Dia do Agricultor no Brasil. A data celebra o trabalho dos profissionais que atuam no cultivo de vegetais, frutas e hortaliças, que ajudam a compor um cardápio semanal saudável não só para o nosso país, mas também em outras nações mundo afora. Eles são os responsáveis por grande parte da alimentação da população e pela manutenção da economia nacional. Para homenagear os agricultores neste dia com um programa em família, veja agora quais são as hortaliças mais fáceis de cultivar e as dicas de como fazer horta em casa!
1. Cebolinha
Para plantar cebolinha, você vai precisar de um vaso com pelo menos 15 cm de profundidade e também uma boa iluminação (varia de acordo com o tipo de cebolinha). O solo precisa ser regado com frequência, mas não deve ficar sempre úmido, pois as folhas e raízes já absorvem boa quantidade de água. Para aumentar a quantidade de nutrientes, reaproveite a água do cozimento da comida!
A cebolinha é uma hortaliça muito utilizada para temperos e preparos de saladas. Rico em nutrientes, o alimento estimula as ações cognitivas de aprendizado e memória, além de auxiliar na transmissão de impulsos nervosos no corpo para a movimentação dos músculos.
2. Alho-poró
Para acertar como plantar alho-poró, você vai precisar de vasos com 20cm de profundidade ou mais. O alimento deve receber aproximadamente 3 ou 4 horas de sol por dia. Em períodos mais quentes, o solo deve ser mantido úmido para que as raízes estejam constantemente abastecidas e se desenvolvam bem.
O alho-poró é uma hortaliça que ajuda a fortalecer diferentes sistemas do organismo, como o cardiovascular, o digestório e o imunológico. Muito rica em nutrientes, a hortaliça é uma ótima opção para cultivar em casa e ainda faz parte da receita perfeita de molho roti!
3. Alface
O ideal na hora de plantar alface é garantir que a hortaliça tenha um bom espaço para crescer. Por isso, opte por vasos largos, como jardineiras ou mesmo reutilize garrafas pet para o cultivo. A verdura precisa de lugares ensolarados nas horas mais frescas do dia, mas quando os raios estiverem mais fortes, o mais indicado é manter na sombra. Mantenha o solo sempre úmido, nunca encharcado.
O alface é uma planta que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue e a pressão arterial. O alimento também estimula o fluxo intestinal, fortalece o sistema imunológico e hidrata o organismo.
4. Pimenta
Por existirem diferentes tipos de pimenta, cada espécie vai precisar de um cuidado específico no plantio em casa. No geral, você deve realizar o cultivo em um vaso de pelo menos 30 cm de profundidade – isso serve para mudas e sementes (que devem ficar de molho 24h antes do plantio). As mudas menores devem ser removidas para que a mais forte possa se desenvolver e dar frutos. A dica principal é sempre deixar o solo úmido e a planta bem iluminada em lugares com luz solar direta.
O alimento possui ações anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a aliviar a congestão nasal e combatem infecções no organismo. A pimenta estimula a digestão e fortalece o sistema imune.
5. Espinafre
Saber como plantar espinafre é bem simples! Apesar do mais indicado ser o uso de um vaso autoirrigável, você pode usar vasos regulares desde que tenha mais de 15 cm de profundidade e seja largo. A planta precisa de um solo com bastante matéria orgânica e nutrientes, e a borra de café pode ser muito bem aproveitada para deixar a planta mais forte. É importante também ter luz solar direta nos momentos mais frescos do dia e sombra nos horários mais quentes.
O espinafre é muito bom para quem quer melhorar o funcionamento do sistema digestivo e se livrar da constipação. A verdura auxilia no controle da pressão arterial e nos níveis de açúcares, prevenindo doenças cardiovasculares.