Limpeza de casa no verão: 6 dicas para manter seu lar fresco e arrumado
Estabelecer uma rotina de limpeza de casa é algo que depende de diferentes fatores. A rotina dos moradores é um dos mais importantes, mas a estação do ano também pode influenciar. Durante o inverno, por exemplo, quando as portas e janelas tendem a ficar fechadas por mais tempo por causa do frio, o acúmulo de poeira acaba sendo menor. Ao mesmo tempo, é necessário tomar mais cuidado com sapatos molhados e ter um espaço para a secagem de guarda-chuvas. O verão também tem especificidades: confira, aqui embaixo, algumas dicas para manter a limpeza da casa sempre em dia na época mais quente do ano!
1. Preste atenção extra aos vidros na limpeza de casa no verão
Com dias mais quentes e, dependendo da região, a possibilidade de chuvas no fim da tarde, é normal que portas e janelas de vidros sejam mais manuseadas no verão. Por isso, inevitavelmente, essas superfícies tendem a ficar mais sujas. Fazer a manutenção frequente pode ajudar a facilitar o processo na faxina mais profunda que vem depois. Use, semanalmente, o limpa vidros para tirar marcas de mão e outras sujeiras acumuladas nos vidros e finalize com um pano seco e limpo para as superfícies ficarem brilhando.
2. Ao fazer a limpeza de casa no, evite acúmulos que podem potencializar a proliferação de insetos
Dependendo de onde você mora, a quantidade de insetos como mosquitos e moscas aumenta no verão. Por isso, é necessário ter atenção aos cantinhos escuros e acúmulos de louça, lixo ou outros objetos que podem ser descartados para evitar esse problema na sua casa. Falando em insetos, também vale ter atenção a pontos com água parada que podem virar um lugar de desenvolvimento de mosquitos da dengue.
3. Aposte no antimofo para administrar a umidade do ar mais alta durante a limpeza de casa no verão
A umidade do ar fica mais alta no verão e, por isso, é comum que mofo e bolor apareçam em móveis, eletrodomésticos, paredes, tecidos e estofados. A intensidade vai variar de acordo com a região onde você mora, mas uma boa forma de prevenir o problema é usando o antimofo – principalmente nos ambientes que não têm incidência direta de sol. Ele é um desumidificador, ou seja, absorve a umidade e evita a formação do bolor nas superfícies.
4. Aumente a frequência da limpeza básica para a retirada de pó
Com portas e janelas abertas por mais tempo por causa do calor e o uso de ventiladores de teto, é comum que a quantidade de poeira acumulada aumente no verão. Por isso, na rotina de limpeza de casa dessa época do ano, vale a pena aumentar a frequência da retirada de pó dos móveis e do chão. Uma boa forma de tornar essa manutenção mais prática é com o aspirador de pó robô que trabalha sozinho – assim você só precisa se preocupar com as superfícies altas.
5. Use amaciante nas roupas, cortinas e roupas de cama
Por causa do sol, o verão é, inevitavelmente, uma boa época para secar roupas. Nesses dias, é recomendado lavar casacos e roupas de cama grandes e pesadas e guardar para o inverno. Tanto nesses casos quanto no das peças do uso na estação quente, o amaciante de roupas não deve ser ignorado. Junto do sol, ele deixa um cheirinho aconchegante que vai aumentar o seu conforto depois da limpeza de casa.
6. O aromatizador de ambientes pode dar o toque final da limpeza de casa no verão
Além do amaciante, depois de limpar tudo, o aromatizador de ambientes pode ser o toque final necessário para deixar a casa com sensação de conforto. Considerando a época do ano, aposte em cheiros com a citronela, que também funciona como repelente de insetos e o eucalipto, que é bem refrescante.