Quanto tempo a marmita dura na geladeira? Veja dicas para evitar que as refeições estraguem
Não há nada mais gostoso do que comer uma comidinha caseira, né? Especialmente aquela que nós mesmos preparamos, com todo o cuidado e adicionando um temperinho especial. Por isso, criar o hábito de guardar marmitas (seja para comer durante a semana ou levar para o trabalho) é uma das melhores coisas que você pode fazer. Assim, você se alimenta de forma mais saudável e ainda reduz os gastos com restaurantes (fica a dica!). Mas, uma dúvida que costuma surgir é: “quanto tempo exatamente a comida pode durar na geladeira?”. Por isso, a gente separou umas dicas infalíveis para conservar as marmitas e, assim, evitar que as refeições estraguem. Dá uma conferida!
O tempo de duração da marmita depende muito do tipo dos alimentos
A primeira coisa que você deve saber é que o tempo de duração da comida depende muito dos tipos de alimentos que compõem a marmita. O básico “arroz e feijão”, por exemplo, pode durar cerca de 5 dias. Já o ovo cozido pode durar cerca de uma semana, quando bem conservado. O cuidado maior deve estar com as carnes (vermelhas e brancas) que costumam durar dois ou no máximo três dias dentro da geladeira. Mas se você quer estender esse prazo de validade, a nossa dica é partir para a tática do congelamento. Desse jeito, as marmitas duram bem mais, pode apostar!
A melhor dica é usar sempre comidas frescas
Se você quer que a marmita dure por mais tempo (e seja mais saborosa), o segredo é apostar sempre em ingredientes e alimentos bem fresquinhos. Os legumes e vegetais, por exemplo, ficam bem mais gostosos quando a gente ingere no mesmo dia ou, no máximo, três depois do cozimento. A salada, por exemplo, que é um prato superfácil de fazer, você pode deixar para preparar pouco antes de comer ou levar para o trabalho. Além disso, procure por alimentos que não estraguem com tanta facilidade – frituras, maioneses e comidas à base de leite costumam estragar mais rapidamente. Por isso, tente comer esses pratos o quanto antes (sem deixar para a semana toda).
Escolha bem o pote em que a comida será armazenada
Outro ponto que faz muita diferença é o tipo de pote que você usa para guardar a comida. Pode parecer coisa boba, mas um recipiente adequado ajuda muito a aumentar a validade dos alimentos. Por isso, a nossa dica é apostar nos de vidro, que são mais fáceis de lavar e não ficam com cheiro de comida depois do uso (o que geralmente ocorre com os de plástico). Além disso, potes com divisórias também são ótimos aliados! Isso porque, quando bem dividida, a comida costuma durar bem mais: você pode colocar os vegetais em uma divisória e a proteína (como ovos e carnes), o carboidrato (arroz e macarrão, por exemplo) e as leguminosas (feijão, lentilha etc.) em espacinhos separados. Desse jeito, as comidas não vão se misturar e podem durar mais tempo. Fica a dica!
Quando for transportar a marmita, conserve-a em uma bolsinha térmica
Mais um segredinho para garantir que a marmita não estrague: quando você precisar levar a comida para outro lugar (geralmente para o trabalho), lembre-se de usar uma bolsinha térmica, que ajuda a conservar a temperatura do pote durante mais tempo. Principalmente durante o verão, com o calor excessivo, as coisas costumam estragar com maior facilidade – por isso, todo cuidado é pouco! A bolsinha térmica também é prática de carregar e, caso a comida vaze, você não corre o risco de sujar os seus documentos e outros objetos (já que a marmita vai estar numa bolsinha separada, própria para ela). Mas quando chegar no trabalho, não se esqueça de colocar a marmita novamente na geladeira – desse jeito não tem erro!
Você também pode usar o freezer como aliado
Você já deve estar por dentro do superpoder do freezer: é capaz de conservar as comidas por um tempo bem maior do que o esperado. Então, se você quer preparar marmitas para levar durante a semana toda, a nossa dica é arrumar os potinhos dentro do congelador. Ali, os alimentos não correm o risco de estragar e, inclusive, você pode armazenar congelados (carnes crus e vegetais cozidos) por entre 6 e 12 meses. Com todas essas dicas, a gente tem certeza que você não vai deixar nenhuma marmita estragar!