Diga adeus à gordura: aprenda a limpar panelas de todos os tipos!
Você sabe como limpar suas panelas? Uma panela mal cuidada pode causar problemas na hora de fazer aquele prato delicioso, seja por grudar a comida ou influenciar no sabor da receita. Somado a isso, ter que trocá-las de tempos em tempos pode gerar um gasto desnecessário.
Mas como para todo problema na cozinha há uma solução, o mesmo se aplica ao tempo de vida útil das panelas. Quer saber como manter as suas conservadas por muito mais tempo? Então venha conferir as nossas dicas. Vamos lá?
Quais são as dicas para limpar panela antiaderente?
Veja a seguir como limpar panela antiaderente para aumentar a vida útil delas:
Use utensílios que não agridam a superfície da panela antiaderente
A comida jamais deve ser removida de uma panela antiaderente com talheres metálicos (mesmo uma colher), pois este material tende a arranhar a superfície da panela. Utensílios de plástico, madeira, nylon ou silicone são mais recomendados na hora de tirar os alimentos da panela. Uma folha de papel-toalha também pode ser útil para tirar os resíduos menores.
Esponjas de aço devem ser evitadas
Também não é indicado usar esponjas de aço para limpar panelas ou frigideiras, pois o material de que são feitas danifica o revestimento antiaderente interno. Na verdade, qualquer produto abrasivo ou cortante é desaconselhado nesse contexto. O ideal é apostar em esponjas e panos macios, acompanhados de detergente neutro.
Choque térmico danifica panela antiaderente
A temperatura da água também é relevante, pois quando a panela está quente por ter sido usada recentemente e logo é colocada na água fria para lavar, o choque térmico desgasta a película antiaderente, podendo provocar pequenas rachaduras nela. Por isso, o ideal é deixar a panela esfriar naturalmente e, só depois, colocá-la na água para lavar.
Não deixe comida agarrar na panela
Deixar a comida grudar na panela é péssimo para a película antiaderente. Tudo bem que a tecnologia da panela tende a evitar isso, mas se a comida queimar — ou deixar muitos resíduos —, a panela pode ficar danificada.
Essa dica vale tanto para o momento em que a panela estiver sendo usada, quanto para o pós-uso. Para evitar isso, atenção para a altura do fogo e para a quantidade de água e óleo. E também não esqueça nunca de lavar a panela imediatamente depois de usar!
Cuidados na hora de guardar as panelas
Após limpar e secar a panela, pode até parecer que está tudo pronto para guardar, mas é preciso ter cuidado. O contato entre as peças pode danificar o fundo. Portanto, recomenda-se colocar um item de proteção, como um pedaço de papel-toalha resistente ou um paninho, entre elas.
Como arear panela?
A primeira coisa que você precisa saber é que nem todos os materiais podem ser areados. Afinal, a palha de aço pode causar danos irreversíveis a alguns tipos de metal, então tome bastante cuidado!
Panelas de alumínio, por exemplo, não devem ser areadas. Isso porque elas podem ficar mais vulneráveis e, inclusive, soltar óxidos de alumínio (substâncias que contaminam os alimentos). Recipientes de inox, por sua vez, também são vulneráveis à palha de aço, pois ficam com a superfície arranhada e desgastada. Resumindo: nem todos os tipos de panela podem ser lixados durante a lavagem.
O ideal é que você tenha o hábito de arear apenas panelas de ferro, que são mais resistentes e ficam mais limpas com o uso da palha de aço. Ao arear esse tipo de recipiente, inclusive, você remove manchas e até pequenos pontos enferrujados com mais facilidade. Simples, né?
Como limpar panela de ferro fundido?
A panela de ferro é especialista em enferrujar com o passar do tempo. Por isso, na hora da limpeza, o método escolhido vai depender da intensidade da sujeira e do estado do utensílio.
1. Limpeza rápida com óleo de cozinha e papel-toalha
Apostar em uma limpeza caseira rápida é a melhor forma de conservar a panela de ferro quando ela não estiver muito suja. Para isso, tudo o que você precisa fazer é cobrir o fundo da panela com um pouco de óleo de cozinha e esfregar com um papel toalha. Assim, os resíduos de comida vão se soltar facilmente e você pode usá-la depois normalmente.
2. Para tirar a gordura, lave com detergente e água morna
Quando a panela estiver muito gordurosa, o próximo passo é umedecer uma esponja com água morna e pingar algumas gotinhas de detergente neutro para dissolver o óleo e os restos de comida. Basta esfregar com a parte macia da esponja e enxaguar com a própria água morna.
O importante, nessa etapa, é usar um desengordurante neutro para limpar a panela e secá-la logo depois, evitando que ela fique umedecida. Quando molhado, o ferro fundido enferruja rapidamente! Caso tenha lavado a panela com água, seque-a logo depois.
Obs.: Para garantir que a panela de ferro não fique úmida, você também pode colocá-la no forno (ou no fogão) e aquecer até a água evaporar.
3. Aposte no truque do sal + óleo de cozinha
Se o detergente neutro não resolver e a panela de ferro estiver com restos de comida queimada (ou crostas de gordura muito resistentes), a dica é despejar um pouco de sal de cozinha e levar ao fogo alto com um fio de óleo.
Depois, com a ajuda de uma luva e algumas folhas de papel-toalha, esfregue a gordura até ela e os restos de comida saírem por completo e lave a panela novamente usando detergente e água morna. Lembre-se de secá-la imediatamente após a limpeza!
4. Para limpar panela de ferro enferrujada, misture água, vinagre branco e bicarbonato de sódio
Se a panela de ferro enferrujar, prepare uma solução ácida (misturando partes iguais de água e vinagre branco em um recipiente maior do que a panela) e acrescente 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio para ajudar na limpeza. Depois, basta deixar a panela de molho dentro do recipiente por, pelo menos, 3 horas e, por fim, esfregar com uma escova.
5. Para curar a chapa de ferro fundido e melhorar a aderência da panela, use óleo de cozinha
A panela de ferro pode acabar perdendo a sua aderência com o tempo. Por isso, uma boa dica para preservá-la é curar a chapa de ferro com um pouco de óleo de cozinha sempre que a superfície antiaderente estiver desgastada! Basta cobrir o fundo com óleo, tirar o excesso com papel-toalha e levar ao fogo em temperatura alta por alguns minutos, ou aquecer no forno por 1 hora. Depois, é só deixar a panela esfriar naturalmente.
Como limpar panela de teflon?
A chave para aumentar a vida útil das panelas de teflon está na preparação antes de usá-la pela primeira vez. Para conservar o revestimento, unte-a com óleo e aqueça no fogão por dois minutos. E na hora de limpar, depois que a comida ficou pronta, não tem erro: é só esperar a panela esfriar para lavar e enxaguar normalmente.
Como limpar panela de inox?
Antes de mais nada, é importante lembrar que os ingredientes secos e granulados como sal e bicarbonato podem arranhar as panelas de inox. Por isso, uma boa opção é ferver rodelas de limão em água que cubra toda a panela. O vinagre de vinho branco também é bem-vindo para garantir ainda mais limpeza, viu? Termine lavando a louça com a esponja multiuso e o detergente neutro.
Como limpar panela de cerâmica?
Separamos dicas de como limpar panela de cerâmica de formas simples, com os produtos certos para remover todas as gorduras e possíveis manchas. Confira!
Use água morna, esponja macia e detergente para a lavagem diária
Para fazer a lavagem diária das panelas de cerâmica, basta usar água morna, o lado macio da esponja e um pouco de detergente. É muito importante que você evite usar o lado áspero, pois a palha de aço acaba arranhando e desgastando a superfície de cerâmica a longo prazo.
Utilize água quente para soltar as gorduras
Caso haja alguma gordura impregnada na panela que esteja difícil de sair apenas com a água morna e o detergente, a nossa sugestão é deixar o utensílio de molho na água quente com um pouco de detergente.
A temperatura elevada da água faz com que óleos, restos de manteiga e outras gorduras soltem com facilidade da superfície de cerâmica. Depois, realize a lavagem normalmente com uma esponja macia e detergente, enxágue e, então, deixe no escorredor.
Para remover manchas, use vinagre branco com bicarbonato de sódio
Em alguns casos, a panela de cerâmica pode acabar adquirindo algumas manchas a longo prazo, por conta de algum alimento que queimou ou ingrediente que tenha impregnado.
A boa notícia é que existe um jeito simples de remover qualquer tipo de mancha da cerâmica — basta recorrer à solução de vinagre com bicarbonato de sódio. Coloque 1 xícara (240 ml) de água, ½ xícara (120 ml) de vinagre branco e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio dentro da panela.
Espere 30 minutos, esfregue com o lado macio da esponja, para garantir que a mancha saiu bem, e, então, lave a panela normalmente, com água e detergente.
Evite usar talheres de metal e não use produtos abrasivos na limpeza
Para preservar a panela, é muito importante que você evite usar talheres, como garfos, colheres e facas de metal, que possam arranhar a superfície de cerâmica. Na hora de cozinhar, por exemplo, dê preferência à colher de pau e à espátula pão duro (que são as mais indicadas para usar com utensílios de cerâmica, pois não arranham a superfície).
Vale destacar que também é necessário evitar alguns produtos de limpeza, como os abrasivos (álcool e água sanitária, por exemplo) e a palha de aço – que é indicada para arear panelas de ferro. Caso seja necessário fazer uma limpeza mais profunda no utensílio, a nossa sugestão é recorrer apenas ao vinagre e bicarbonato de sódio.
Como fazer limpeza pesada na panela?
Visualize a seguinte situação: você foi preparar algo na cozinha, se distraiu com o tempo e, quando viu, a panela tinha queimado. Uma verdadeira história de terror, não é mesmo? Mas relaxa que ainda não é o fim do mundo! Para que você saiba exatamente o que fazer nesse momento, nós separamos dicas de como limpar a panela queimada. Veja a seguir!
Aposte em produtos com potencial desengordurante
Como limpar panela queimada por fora é tão importante quanto por dentro, o vinagre contribui com a limpeza de forma espetacular. Ainda mais se ele for combinado com outros produtos superpotentes, como sal e bicarbonato de sódio. Muito queridos por quem participa ativamente das tarefas domésticas, os ingredientes são conhecidos pelo poder desengordurante que possuem.
Para garantir a limpeza completa, salpique uma pitada de sal e/ou bicarbonato de sódio na parte de fora da panela e esfregue com um pouco de detergente neutro. Depois, cubra toda a região com toalhas de papel e umedeça-as com vinagre de vinho branco.
Deixe agir por 30 minutos e lave regularmente com o lado macio da esponja para finalizar.
Ferva água com 2 colheres de sopa de sal
Para acertar como limpar fundo de panela queimada, você pode contar com um único ingrediente, aquele que nunca falta em casa: sal refinado! É um dos mais famosos truques de limpeza, além de ser fácil de manusear.
É só encher o utensílio com água e diluir 2 colheres de sopa de sal a cada 2 litros de líquido. Leve a panela ao fogo até a água ferver e desligue em seguida. Aguarde esfriar e lave normalmente com detergente neutro e uma esponja multiuso.
Use 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
Nesses casos, investir em produtos como o bicarbonato de sódio é receita de sucesso! Assim como o sal, é só diluir 2 colheres de sopa do ingrediente a cada 2 litros de água e ferver no fogão. Se quiser, pode usar um pouco de vinagre de vinho branco para intensificar a higienização. Lavar com detergente neutro já resolve o resto!
Agora que você já sabe como limpar panela para que elas durem, não deixe seus utensílios estragarem. Siga as dicas e deixe as suas panelas brilhando, por muito mais tempo, com você.
Até a próxima!