Lavar a louça rápido: 6 dicas para não perder tempo
Da lista de afazeres domésticos, lavar a louça é uma das mais fáceis e mais importantes. Até porque, estamos falando da higienização dos utensílios usados com regularidade na alimentação. A falta de limpeza adequada pode levar à contaminação da comida e gerar problemas de saúde.
No entanto, é possível finalizar a tarefa em pouco tempo e ainda garantir a higienização correta dos materiais. Descubra como não perder tempo ao lavar a louça e os truques para fazer o serviço em cinco minutos (ou o mais rápido possível) com qualidade e praticidade.
Como não perder tempo ao lavar a louça?
Uma boa dica para não perder tempo ao lavar a louça é se preparar anteriormente para o momento da limpeza. O que inclui:
Não usar a mesma esponja por mais de uma semana
Utilizar a mesma esponja por mais de uma semana pode significar acúmulo de bactérias no produto. Quanto mais tempo você passa sem trocar o item, menos higienizada fica a louça. Por isso, o indicado é investir em novos materiais toda semana – ou ferver a esponja antiga com regularidade para matar os germes.
Evitar lavar a louça sem luvas
As luvas para louça são fundamentais para a limpeza dos utensílios de cozinha, pois não só protegem as mãos de possíveis contaminações, como também previnem feridas em casos de vidro quebrado. E ainda garantem a qualidade das unhas!
Como lavar a louça mais rápido?
Quer ganhar tempo na hora de lavar a louça? Nós separamos algumas dicas que, com certeza, vão mudar o tempo de conclusão da tarefa. Dá uma olhada:
1. Separe tudo que precisa ser lavado
Tem coisa pior que lavar toda a louça e acabar encontrando copos e pratos sujos pela casa? Se isso já aconteceu com você logo depois do alívio de ter se livrado da tarefa, sabe bem do que a gente está falando.
Para não ter que perder mais tempo do que deveria na pia, a dica de ouro é a seguinte: dê uma olhadinha por todos os cômodos para juntar tudo o que está sujo e precisa ser lavado – sem esquecer de jogar todos os resquícios de comida no lixo.
Assim, você faz tudo de uma única vez ao invés de ter que ficar parando ao longo do dia para limpar o que encontrou sujo na sala ou no quarto, por exemplo. Parece um detalhe simples, mas ajuda a otimizar seu tempo – pode acreditar!
2. Descarte restos de comida
Eliminar os restos de comida de pratos e talheres é fundamental para agilizar a limpeza das louças. O ideal é criar o hábito de descartar as sobras assim que levar os utensílios à pia, mas caso não tenha sido feito antes, jogue-as no lixo e só depois comece a limpeza. É jogo rápido e ainda ajuda a economizar água!
3. Defina ordem de lavagem
Na hora de lavar a louça suja, outro detalhe que faz a diferença é a ordem que você escolhe para começar e terminar a tarefa. Ao contrário do que muitos pensam, a escolha não deve ser aleatória, mas seguir o seguinte grau de dificuldade: dos mais fáceis para os mais difíceis.
Nesse sentido, comece sempre pelos copos – que têm menos gordura e são bem mais fáceis de serem limpos, já que em geral estão sujos apenas de uma bebida. Em seguida, passe para os talheres e, depois, os pratos. Deixe as bacias, panelas ou qualquer outro recipiente maior para a última etapa.
4. Deixe utensílios de molho
Além de fazer uma inspeção pela casa para juntar o que está sujo e começar a limpeza da louça mais fácil para a mais difícil, outra dica para tornar a tarefa mais prática é reservar um tempinho para deixar tudo de molho com água e detergente. Veja o que fazer em cada caso:
- Copos: assim que começar a depositar a louça dentro da pia, coloque um pouco de água dentro dos copos para evitar que o restinho de líquido que está nele acabe grudando no fundo.
- Talheres: por mais que sejam menores e não fiquem tão gordurosos, os talheres também podem precisar de uma atenção extra da esponja, a depender do que está grudado neles. Assim, para não correr o risco de perder muito tempo, deixe os garfos, colheres e facas dentro dos copos com água quando começar a se preparar para lavar a louça.
- Panelas, potes e bacias: como são os últimos da fila da limpeza, esses recipientes maiores têm mais tempo para ficarem de molho. Faça o seguinte: deixe todos eles dentro da pia preenchidos com água e um pouco de detergente enquanto lava o resto da louça. Assim, grande parte dos resíduos já vão ser eliminados.
- Liquidificador e cafeteira: a maioria das versões atuais conta com peças removíveis, o que facilita bastante a limpeza. Basta tirar cada uma delas e lavar cuidadosamente com esponja e detergente.
Se ainda assim sentir dificuldade de remover a sujeira da louça, anote aí mais um truque: reserve um tempinho a mais e deixe tudo o que está mais gorduroso de molho com um pouco de água quente. Depois, lave normalmente com uma esponja com detergente e pronto!
5. Não acumular louça
Por mais que bata aquela preguiça de lavar a louça logo depois de preparar a comida e fazer as refeições, não enrolar muito para começar essa tarefa é o melhor jeito de tornar tudo mais prático! É que, dessa forma, você evita que a gordura e os resíduos de comida grudem ou endureçam, tornando a limpeza ainda mais difícil.
6. Mantenha escorredor livre
O escorredor deve estar sempre livre e higienizado antes de lavar a louça. Assim, você não acumula utensílios limpos fora do armário por muito tempo nem corre o risco de quebrá-los no processo.
Sejamos sinceros: é difícil encontrar alguém que goste de lavar a louça. Além de ser desgastante, ter que reservar um tempo só para isso entre uma refeição ou no fim do dia, mexer com os resíduos de gorduras dos alimentos não é lá muito agradável.
Mas ao aplicar as nossas dicas e truques simples, você conseguirá trazer mais praticidade para a sua rotina. Afinal, da ordem certa de lavagem ao melhor jeito de retirar o aspecto gorduroso, tudo ajuda a otimizar seu tempo na cozinha!