Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 formas de ter um consumo consciente sem alterar a sua rotina
Meu Lar 11/02/2019

5 formas de ter um consumo consciente sem alterar a sua rotina

Com o passar dos anos cada vez mais pessoas se engajam com pautas de sustentabilidade e procuram fazer o máximo para minimizar os danos ao planeta. Ao mesmo tempo, tem quem acredite que para consumir de forma consciente é preciso dedicar muitas horas do dia a tarefas trabalhosas, o que não é bem verdade. Sabia que com pequenas atitudes é possível sim minimizar o problema? Conheça algumas maneiras de ter um consumo consciente sem alterar a sua rotina:

Levar o lixo reciclável para ser descartado em uma unidade do Pão de Açúcar

São poucas as pessoas no mundo que de fato conseguem não produzir lixo algum, mas é possível sim reduzir a sua produção. Por isso, que tal levar o seu material reciclável para ser descartado em uma unidade do Pão de Açúcar? É só separar papel, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha que iria para a lixeira e entregá-lo para um descarte consciente na rede de mercados. Lá, o material será encaminhado para uma estação de reciclagem e transformado em um novo produto. Legal, né? Assim você nem precisa mudar os seus hábitos, é só aproveitar que já vai fazer as compras para deixar lá o lixo a ser reaproveitado.

Comprar produtos do programa Novo de Novo

Você conhece o programa Novo de Novo ? É ele que permite que as embalagens descartadas pelos consumidores nos estabelecimentos do Pão de Açúcar se tornem – como o próprio nome indica – algo novo de novo. Inclusive, as embalagens do Tira-manchas Qualitá fazem parte do programa, o que significa que quando você o compra está colaborando para viver em um mundo mais sustentável.

Aliás, em setembro de 2018 o Tira-manchas Qualitá ganhou um troféu no 30th Awards Packaging Innovation – 30º Prêmio de Inovação de Embalagens, em tradução livre. No site da premiação, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) é lembrado como o responsável por criar uma embalagem na qual 70% do seu plástico provêm de produtos deixados pelos consumidores nas estações de reciclagem da empresa.

“O plástico deixado nas estações de reciclagem é doado a cooperativas de reciclagem credenciadas. Lá elas vão passar por uma triagem que vai assegurar que o material está próprio para compra, que por sua vez é feita por uma empresa parceira responsável por manufaturar a resina reciclada usada na produção da embalagem. Desta forma, o material plástico volta para as prateleiras como o novo Tira-manchas Qualitá”, explica o site da Dow, responsável pelo prêmio.

Compre o refil ao invés do produto avulso

Há quem prefira comprar um produto avulso ao invés de sua versão com refil, já que o investimento inicial costuma ser um pouco mais caro. Ainda assim, se colocar na ponta do lápis é fácil perceber que no fim das contas esse custo extra vale mais a pena a longo prazo, pois o valor do refil é menor. Além disso, é bom lembrar que o refil reduz a sua produção de lixo, já que o aparelho principal – seja ele qual for – não vai ser descartado, apenas o conteúdo que faz ele funcionar. Por isso, na próxima vez que for ao mercado não se esqueça de optar por essa versão. O meio ambiente agradece.

Olhe sempre a data de validade

Olhar a data de validade dos produtos é um hábito que deveria ser aplicado por todos, mas nem sempre é assim. Isso porque, dependendo do produto, se você não vai usá-lo logo ele pode estragar e terá que ir para o lixo. E isso caracteriza, claro, desperdício. Dizemos isso não apenas pelo conteúdo em si, mas também por toda a cadeia produtiva, já que foi gerada energia para que a embalagem fosse feita e possivelmente muita água foi gasta nesse percurso. Portanto, para ter um consumo consciente é preciso sempre pensar se você vai conseguir usar o produto enquanto ele ainda está na validade.

Leve sua própria sacola reutilizável para fazer compras de mercado

Outro fator que ajuda – e muito – a ter um consumo consciente e não altera a sua rotina em nada é optar pelo uso de sacolas reutilizáveis na hora de fazer as compras de mercado. As sacolas de plástico demoram centenas de anos para se decompor no meio ambiente, e por isso não são nada sustentáveis. Já as reutilizáveis, muitas vezes vendidas no próprio supermercado, são perfeitas, já que possuem um tamanho que permite que uma única pessoa consiga carregar tudo e sem medo de que o conteúdo caia no chão pelo material arrebentar. E a melhor parte: você ainda reduz a produção de lixo.