Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Acompanhamento para feijoada: 5 opções
Guia Culinário 12/01/2023

Acompanhamento para feijoada: 5 opções

A escolha do acompanhamento para feijoada precisa ser certeira, para ressaltar o sabor do prato e deixar toda a experiência ainda mais incrível. A boa notícia é que existem várias possibilidades de complementos que agregam bastante a essa comida típica brasileira e são super fáceis de fazer! O que acompanha a feijoada pode ser bem variado, desde um simples vinagrete (também conhecido como molho à campanha) até algo mais elaborado, como um torresmo. Independentemente da sua escolha, o fato é que o acompanhamento de feijoada faz muita diferença na hora de apresentar o prato. Veja 5 opções de complementos para preparar!

1) Torresmo é um clássico dos acompanhamentos de feijoada

Além do feijão Qualitá, que será o grande protagonista da feijoada, o torresmo é perfeito para servir como acompanhamento. Ele oferece a crocância perfeita para esse tipo de prato e traz um gostinho único para a refeição. É possível comprar o torresmo já pronto em supermercados e açougues, mas você também pode se aventurar na cozinha e preparar esse acompanhamento de feijoada por conta própria. Se optar pela segunda alternativa, lembre-se que é importante saber o que fazer para o óleo não espumar na fritura e ter atenção para deixar o torresmo bem crocante e sequinho.

2) Couve refogada é outra excelente opção do que acompanha feijoada

Outro acompanhamento para feijoada que sempre faz muito sucesso é a couve refogada. Existem várias formas de preparo, mas a mais popular é a receita de couve manteiga Qualitá refogada com alho e sal a gosto. É muito simples de fazer: basta lavar as folhagens da couve, secá-las e enrolar, formando um charutinho. Em seguida, é só cortar em tiras bem fininhas. Para refogar, a dica é usar uma frigideira antiaderente e adicionar azeite e os dentes de alho amassados até eles dourarem. Por fim, acrescente as tiras de couve, sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe refogar por cerca de três minutos.

3) Para não ter erro, aposte no clássico arroz branco

Nada melhor para acompanhar a feijoada do que o arroz branco! Mesmo sendo uma receita bem tradicional, esse é um prato que, além de ser bem prático e rápido, também tem uma base mais neutra e que não vai “brigar” com o paladar da feijoada. Para fazer a combinação perfeita, aposte em truques para deixar o arroz soltinho. Você deve manter a panela fechada durante o cozimento e ficar de olho na quantidade certa de arroz e de água. Além disso, lavar o arroz antes de cozinhar é outro hábito que contribui para deixá-lo soltinho.

4) A farofa também não pode faltar para acompanhar a feijoada

Se você está na dúvida do que acompanha a feijoada, um complemento que não pode faltar na mesa é uma boa farofinha. Até mesmo as versões mais simples são super gostosas e funcionam como uma ótima guarnição! Você pode, inclusive, optar por produtos que já vêm prontos para o consumo, como a farofa de mandioca pronta tradicional Qualitá. Caso prefira botar a mão na massa, outra possibilidade é aprender como fazer farofa e adicionar os ingredientes de sua preferência, como ovos, bacon, cebola, linguiça calabresa ou até mesmo banana da terra Qualitá.

5) A laranja deixa o prato mais leve

Para quem procura um acompanhamento para feijoada que traga um pouco mais de leveza e frescor ao prato, as rodelas de laranja Qualitá são excelentes para isso. Além de causar uma explosão de sabores com um toque adocicado, o uso da laranja também é excelente para facilitar a digestão. Como essa é uma fruta que possui muitas fibras, isso acaba ajudando a impedir a absorção excessiva de gorduras e diminui as chances de desconfortos após um prato de feijoada.