Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Álcool não é tudo igual: conheça os tipos de álcool perfeitos para limpeza
Meu Lar 11/01/2022

Álcool não é tudo igual: conheça os tipos de álcool perfeitos para limpeza

Limpar vidros, espelhos, maçanetas, tecidos… São muitas as utilidades do álcool para limpeza de casa. Mas você sabia que existem diferentes tipos desse produto que atendem funções distintas? O álcool 70, por exemplo, é considerado o melhor para eliminar microrganismos de superfícies. Quer conhecer diferentes tipos de álcool, suas vantagens e possíveis usos em casa? É só continuar lendo!

Álcool 70 líquido consegue eliminar bactérias, vírus e fungos

O álcool 70 é constituído por 70% de álcool puro e 30% de água – ou seja, tem a composição ideal para eliminar bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos de superfícies.

Por não ser tão concentrado quanto o álcool líquido 92,8°, ele evapora mais lentamente e consegue ter um maior tempo de contato com o microrganismo. O álcool 70 líquido, em especial, consegue destruir a membrana celular de bactérias e desnaturar suas proteínas, o que leva à rápida eliminação por desidratação. A Qualitá, por exemplo, tem uma versão de álcool 70 1 litro que é perfeita para fazer limpezas pesadas em casa.

Vale destacar que o álcool em gel 70 também cumpre essa função de desinfecção. No entanto, por ter uma textura mais espessa, ele acaba sendo menos indicado para limpar móveis e outros objetos, por exemplo.

Álcool em gel 70 para mãos possui hidratantes em sua composição

Embora existam versões de álcool 70 apenas para limpeza, a maioria é feita geralmente para a higienização das mãos. Além de ter uma composição em 70% de álcool puro e 30% de água, esse produto possui hidratantes que evitam o ressecamento e possíveis queimaduras na pele. Por isso, caso você queira eliminar os germes das mãos, o ideal é sempre andar com um frasco desse tipo de álcool na bolsa.

Álcool perfumado é útil para limpar vidros e objetos no dia a dia

Para fazer limpezas mais rápidas no dia a dia, que não exigem uma desinfecção profunda, uma boa dica é recorrer ao álcool perfumado Qualitá. De fácil aplicação e com aroma de eucalipto, esse produto é constituído por 46% de álcool puro e 54% de água, sendo menos agressivo que a versão de álcool 70°.

Esse tipo de álcool é ótimo para tirar gorduras de vidros, espelhos e objetos decorativos (como porta-retratos). Vale destacar que ele também ajuda a remover cheiros fortes de superfícies, deixando um leve aroma de eucalipto no local. Interessante, né?

Álcool líquido 46° sem cheiro é ótimo para limpar tecidos, estofados e vidros

Por ser menos volátil que o álcool líquido 70 – ou seja, tem um teor mais alto de água em sua composição -, o álcool 46 é menos agressivo, sendo ótimo para limpar tecidos, estofados e vidros. Esse tipo de álcool pode ser aplicado direto na superfície e esfregado com uma flanela macia. Outra dica interessante é usar esse produto em misturas caseiras com vinagre, bicarbonato de sódio e detergente para tirar manchas.

Álcool em gel 65° tem uma boa eficácia na eliminação de microrganismos

Assim como o álcool 70, o álcool 65 funciona como um limpador geral e consegue eliminar bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos de diferentes superfícies. A Qualitá tem uma versão em gel desse produto que é bem fácil de aplicar e tem alto potencial desinfetante.

Esse tipo de produto pode ser usado para limpar maçanetas, interruptores, pias, vidros de mesas, janelas, sacadas e até manchinhas em estofados – apenas não se esqueça de fazer um teste em um canto do tecido antes de aplicar em tudo, ok? A vantagem do álcool em gel 65 Qualitá é justamente a sua textura de fácil aplicação e sua capacidade de eliminar microrganismos – garantindo uma boa limpeza de banheiro, por exemplo.

Álcool antisséptico é usado para desinfetar ferimentos, sendo útil para kits de primeiros socorros

Embora não seja indicado para a limpeza dos cômodos, o álcool 70 antisséptico é um produto que não pode faltar em casa. Ele é feito para desinfetar ferimentos na pele, evitando a proliferação de bactérias e, consequentemente, possíveis quadros infecciosos. Esse tipo de álcool tem uma fórmula diferenciada (própria para aplicação na pele) e é considerado um item indispensável para quem tem kit de primeiros socorros.