Bolinho de farinha de milho: 5 formas de preparar a receita
Bolinho de chuva, de arroz, bacalhau, feijoada… São muitas as opções desse aperitivo que ficam deliciosas, não é mesmo? O bolinho de farinha de milho, por exemplo, é uma opção que pode ser incrementada com diferentes recheios e ainda serve de alternativa para quem tem intolerância ao glúten (servindo de substituto a receitas com farinha de trigo).
Para o preparo desse tipo de bolinho, é possível usar tanto farinha de milho flocada, que tem flocos mais espessos, quanto o fubá, que tem grãos médios. Os dois geram resultados bem saborosos! E, para te incentivar a experimentar novas receitas na cozinha, nós separamos 5 opções de bolinhos de farinha de milho que ficam de dar água na boca. Dá uma conferida!
1. Bolinho frito de farinha de milho
Para fazer uma receita mais tradicional de bolinho de farinha de milho, basta fazer uma mistura com ovos, leite e fermento para depois fritar no óleo quente. Essa versão do bolinho fica bem crocante e ainda mais deliciosa quando servida com açúcar e canela.
Você vai precisar de: 1 xícara de farinha de milho flocada Qualitá, ½ xícara de aveia em flocos regular Qualitá, ¾ de xícara de leite Qualitá, 1 colher de sopa de manteiga Qualitá, 3 ovos, 1 colher de sobremesa de sal Qualitá, ½ xícara de açúcar Qualitá, 1 colher de sopa de fermento em pó Qualitá, óleo de soja Qualitá para fritar, açúcar e canela a gosto para enrolar.
Primeiro, coloque a farinha de milho e a aveia em um recipiente e adicione o leite fervido. Misture bem, até ficar mais homogêneo, e espere amornar.
Adicione a manteiga e mexa até agregar à mistura. Em seguida, junte 3 gemas e misture novamente. Coloque uma pitada de sal, adicione o açúcar e misture bem.
Bata as claras em neve e, então, adicione à mistura. Finalize com o fermento em pó, misture bem e, então, faça bolinhos com as mãos. Leve-os para fritar no óleo quente e, para finalizar, enrole-os no açúcar com canela. Prontinho!
2. Bolinho de chuva com farinha de milho
Clássica receita de vó, o bolinho de chuva é uma receita tradicional brasileira que pode ser servido de diferentes formas – apenas enrolado no açúcar com canela ou até mesmo com doce de leite e brigadeiro. A versão incrementada com fubá, em especial, fica com a massa mais macia e bem saborosa.
Você vai precisar de: ½ xícara de fubá Qualitá, ½ colher de chá de sal Qualitá, 3 colheres de sopa de açúcar refinado Qualitá, ½ xícara de leite Qualitá, 1 colher de sopa rasa de manteiga Qualitá, 2 colheres de sopa de parmesão ralado Qualitá, 2 ovos grandes Qualitá, 1 colher de sobremesa de fermento em pó Qualitá, óleo de milho Qualitá para fritar, mistura de açúcar e canela para enrolar.
Em uma frigideira antiaderente, coloque o fubá, adicione o sal, o açúcar, o leite e a manteiga levemente derretida.
Misture tudo até ficar homogêneo e, então, leve ao fogo médio/baixo mexendo sem parar. A mistura começa a engrossar e, no final, vira uma massa mais durinha (que dá pra fazer uma única bola com a mão).
Depois de cozinhar a massa, deixe-a esfriar um pouco e, então, adicione o queijo parmesão, os ovos e o fermento em pó. Misture bem, até ficar homogêneo e em uma consistência um pouco mais macia.
Faça bolinhos com as mãos e leve-os para fritar em uma panela com óleo quente. Quando eles estiverem dourados, deixe-os secar um pouco e enrole na canela com açúcar.
3. Bolinho de polvilho com farinha de milho
Caso você queira preparar um lanche mais leve, uma boa dica é apostar no bolinho de polvilho incrementado com farinha de milho flocada. Essa receita fica parecida com um biscoito (bem crocante por fora) e pode ser uma boa opção para receber os amigos das crianças em casa.
Você vai precisar de: 1 pacote de polvilho azedo Qualitá (500 g), 280 ml de água, ⅔ de xícara de óleo de milho Qualitá, 3 ovos grandes Qualitá, 2 xícaras de farinha de milho flocada Qualitá, 4 colheres de sopa de água, ½ colher de chá de sal Qualitá, manteiga para untar.
Primeiro, coloque a água e o óleo em uma panela e espere ferver. Despeje por cima do polvilho azedo e misture bem, até ficar homogêneo.
Adicione os ovos e misture a massa. Em um recipiente, coloque a farinha de milho e junte 4 colheres de sopa de água, até ela ficar mais diluída.
Junte a farinha diluída à massa, junte o sal e mexa bem com as mãos, até ficar uma massa mais homogênea.
Modelos os bolinhos com as mãos e, então, posicione-os em uma assadeira untada com manteiga. leve para assar no forno preaquecido a 180°C por cerca de 45 minutos (até os bolinhos ficarem dourados)
4. Bolinho de arroz com farinha de milho
Que tal aproveitar as sobras do arroz para fazer bolinhos bem temperados? Ao adicionar farinha de milho e temperos (como cebola, sal, pimenta e cheiro-verde), é possível fazer uma massa macia que, depois de frita, fica crocante e funciona como excelente aperitivo.
Você vai precisar de: 2 xícaras de arroz cozido, 1 cebola Qualitá triturada, 150 g de queijo mussarela de búfala Qualitá picado, 1 xícara de farinha de milho Qualitá, 1 ovo grande Qualitá, cheiro-verde picado a gosto, ½ cenoura Qualitá ralada, sal a gosto, pimenta-do-reino moída a gosto, 1 colher de sopa de requeijão cremoso Qualitá, óleo de soja Qualitá para fritar.
Em uma bacia, coloque o arroz cozido, junte a cebola, o queijo picado e misture. Adicione a farinha de milho, o ovo e mexa novamente.
Acrescente o cheiro-verde, a cenoura ralada, o sal, a pimenta e finalize com o requeijão cremoso. Misture tudo e faça bolinhos com as mãos.
Leve para fritar em uma panela com óleo quente e consuma em seguida. O bolinho de arroz também pode servir de excelente acompanhamento para o almoço.
5. Bolinho de farinha de milho na frigideira
Se você quer fazer uma receita de bolinho de farinha de milho mais rápida, uma boa dica é recorrer à versão feita na frigideira. Esse tipo de bolinho, na verdade, se assemelha à panqueca e pode substituir o pão no café da manhã ou lanche da tarde.
Você vai precisar de: 1 copo de farinha de milho Qualitá, 2 ovos Qualitá, 1 pitada de sal Qualitá, canela em pó Qualitá a gosto, 150 ml de leite Qualitá, azeite Qualitá, mistura de açúcar e canela para servir no final.
Para começar, coloque a farinha em um recipiente grande. Quebre 2 ovos, misture-os com um garfo e junte-os à farinha. Adicione o sal, a canela e misture bem, até ficar homogêneo.
Junte o leite e misture bem, até formar uma massa mais macia. Unte uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite e, então, coloque a massa por cima.
Deixe a massa fritar dos dois lados no fogo baixo e prontinho! Na hora de servir, dê uma incrementada com açúcar e canela para ficar ainda mais saboroso.