Cachorro pode comer tomate? Veja como dar o alimento para seu cão
Cachorro pode comer tomate ou é melhor evitar? A dúvida circula entre os tutores e é sempre bom esclarecer quais são os alimentos que os bichinhos podem consumir antes de oferecer qualquer comida para eles. Afinal, todo pai de pet quer dar a melhor refeição para o seu cão, a fim de mantê-lo saudável e cheio de energia para brincar.
No caso de alimentos naturais, é fundamental pesquisar quais são as frutas e verduras mais recomendadas para o consumo, pois, apesar de saudáveis, a depender da comida que for oferecida, esta pode fazer muito mal ao organismo dos bichinhos.
Apesar deste alerta, não precisa se preocupar. Para te ajudar a manter a saúde do seu amigo de quatro patas em dia, preparamos este artigo para você. Continue a leitura do texto e descubra se cachorro pode ou não comer tomate e qual é, de fato, a alimentação mais indicada para ele.
Cachorro pode comer tomate?
A resposta é sim, cachorro pode comer tomate. Porém, é preciso ter alguns cuidados ao oferecer a fruta aos cães. O tomate, por si só, é uma boa opção de aperitivo para o pet e também compõe a alimentação humana de forma saudável.
Entretanto, o fruto pode ser levemente ácido e, como os cachorros têm o estômago mais sensível, eles estão mais suscetíveis a ter enjoos ou quadro de diarreias quando não comem o alimento de maneira adequada. Por isso, é preciso ter atenção a detalhes específicos antes de oferecer o petisco ao animal de estimação.
Outro ponto importante é que o tomate tem que estar maduro, sem nenhuma parte verde, e não pode ter sementes. Também é ideal que ele esteja sem pele.
Cachorro pode comer tomate-cereja?
Sim, o cachorro pode comer tomate-cereja. Os diferentes tipos de tomate possuem uma composição muito semelhante entre si, então você pode oferecer as variedades para o pet. Porém é preciso lembrar: o tomate-cereja — ou qualquer tipo de de tomate — só deve ser oferecido se a fruta estiver madura, e depois de remover os ramos e folhas.
Lembre-se, também, de não oferecer as sementes para o bicho, pois elas podem atrapalhar o fluxo gastrointestinal e prejudicar a alimentação do cão. Se você puder servir o fruto sem casca, saiba que isso diminui ainda mais as chances de ingestão de toxinas.
Todo cuidado é pouco para tornar a refeição do bichinho mais segura e saudável. Por isso, o máximo de atenção e cuidado no manejo é fundamental na hora de oferecer esse alimento a ele.
Cachorro pode comer molho de tomate?
O molho de tomate é uma opção de aperitivo, mas apenas aqueles que não contêm adição de açúcares, conservantes ou outras substâncias que não são indicadas para cães. O ideal e mais recomendado, em todos os casos, é oferecer molho de tomate caseiro, sem adoçante, ou a própria fruta in natura para não causar nenhum mal ao cachorro.
Pode dar alface e tomate para cachorro?
A boa notícia é que sim, com moderação e cuidados na hora de oferecer os alimentos, o cachorro pode comer alface e tomate. Em relação à verdura, todos os tipos de alface estão liberados — sendo os mais indicados os orgânicos, por não possuírem agrotóxicos.
Além de não ser tóxico, o alimento possui vitamina B, vitamina A e K, vitamina C, cálcio e ferro, que são benéficos para a saúde do seu pet.
Nesse sentido, caso deseje adicionar a alface à dieta do bichinho, ofereça a verdura em poucas quantidades, sem talos e em pedaços pequenos para evitar que ele se engasgue. Já o tomate, como falado acima, também pode ser oferecido ao cão, desde que seja dado em pequenas quantidades, maduro, sem pele, sem sementes e sem nenhuma parte verde.
Cachorro pode comer tomate cozido?
Sim, o cachorro pode comer tomate cozido. No entanto, assim como o tomate cru, ele também deve estar sem sementes e sem nenhuma parte verde. Outro ponto importante é que o tomate não deve ser cozido com condimentos, como alho e cebola, pois podem fazer mal ao estômago do cão.
É bom dar tomate para cachorro?
O tomate é uma fruta apreciada pelos cães, mas todo cuidado é pouco quando se lida com a saúde dos pets. Por ser fonte de vitaminas, como A e C, o tomate pode ser muito benéfico para o cachorro.
Mas, para isso, o indicado é só servir o tomate quando estiver bem maduro. Por mais saudável que o alimento seja, ele pode conter solanina em sua composição, uma substância tóxica para cães, principalmente para cães filhotes. O componente está presente nas folhas da planta, mas também pode ser encontrado no fruto verde.
Além disso, o alimento deve ser consumido com moderação e apenas nas condições que já foram pontuadas no texto, isto é: sem sementes, sem pele e sem nenhuma parte verde. Vale lembrar, ainda, que o tomate não deve substituir a ração do cão, já que o bicho possui necessidades alimentares específicas e a sua dieta precisa ser montada com base nisso.
Qual é a melhor alimentação para um cachorro?
Apesar do tomate ser um alimento saudável quando todos os cuidados são cumpridos, oferecer ração de qualidade para cachorro — além de petiscos — é sempre a opção mais segura para a alimentação do pet. Isso porque nem todos os cães estão livres de desconfortos ao consumir a fruta, mesmo com as condições de consumo atendidas.
Por isso, você pode priorizar outros alimentos naturais que sejam saudáveis e combinar as refeições com a ração do bichinho. Assim, não tem risco de enjoos nem desconfortos para o seu melhor amigo.
Se oferecido com moderação e nas condições ideais, tanto o tomate como o alface podem trazer muitos benefícios para a saúde do cão. Portanto, se você deseja adicionar esses alimentos à dieta do seu amigo de quatro patas, pode ficar tranquilo: a verdura e a fruta estão liberadas.
Porém, não esqueça de antes de dar os alimentos ao seu bichinho, consulte o veterinário para entender qual é a melhor forma de oferecê-lo, considerando as necessidades específicas do cão. Além disso, continue a investir em rações de qualidade para garantir ao animal saúde e qualidade de vida.
Agora que já sabe que cachorro pode comer tomate, confira se os dogs podem comer ovo. Ou, também, continue no Blog Casa Prática Qualitá para ver dicas para os seus pets e para melhorar o seu dia a dia!