Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Quanto de comida fazer por pessoa? Guia para o dia a dia
Meu Lar 01/07/2024

Quanto de comida fazer por pessoa? Guia para o dia a dia

Arroz, feijão, bife e salada. Esse é um prato bem nutritivo que quase todo brasileiro ama, não é mesmo? Só que, para comer sem ter desperdícios — ou sem chance de faltar comida para a semana —, é importante saber como calcular a quantidade de comida por pessoa no dia a dia.

Assim, além de contar com uma alimentação nutritiva e não ter desperdícios, é possível economizar nas compras. Gostou do assunto? Então confira as nossas dicas a seguir. Vamos lá?

Como calcular a quantidade de comida por pessoa?

Para evitar desperdícios e facilitar no planejamento das compras do mês, é muito útil aprender a calcular a quantidade de comida por pessoa. Quem mora sozinho, por exemplo, precisa comprar cereais, leguminosas, frutas, verduras e carnes em quantidades menores, até para que nada estrague.

Para não errar nas proporções, é sempre bom ter um parâmetro para levar em conta. E, para te ajudar nessa missão, nós preparamos dicas de como calcular a quantidade de comida por pessoa. É mais simples do que parece! Confira a seguir:

Mãos segurando espaguete cru sobre uma panela com água fervente.

Como calcular a quantidade de feijão por pessoa?

Por mais que não dê para chegar a um cálculo definitivo e exato na hora de preparar a comida da semana para tanta gente, em alguns pratos, como é o caso do feijão, fica mais fácil ter uma base para não cair no problema do desperdício.

É bem simples: cada porção individual de feijão equivale a ⅓ xícara de chá. Assim, basta multiplicar esse valor pelo número de pessoas que vai comer e pelos dias da semana que ele será servido. Lembrando que congelar feijão é uma boa forma de evitar que o alimento estrague!

Como calcular a quantidade de arroz?

Já o arroz, cada ½ xícara de chá é o suficiente para a refeição de uma pessoa. Agora é só multiplicar esse valor pela quantidade de pessoas que vai comer.

Se você quer preparar o suficiente para vários dias, basta multiplicar mais uma vez, pela quantidade de vezes em que esse prato vai ser servido. Por exemplo: se vai cozinhar para almoço e jantar de uma vez só e quatro pessoas irão comer, coloque quatro xícaras na panela.

Medindo arroz em uma xícara de metal sobre uma mesa de madeira.

Como calcular a quantidade de carne por refeição?

Antes de tudo, é importante destacar que a carne não deve ser ingerida em grandes quantidades por refeição. O Ministério da Saúde recomenda que cada pessoa consuma entre 300 e 500 g de carne (vermelha ou branca) por semana, o que equivale a cerca de 70 g por dia. Uma boa dica é tentar se guiar ao máximo por essas recomendações para não exagerar.

Para facilitar na hora de definir a quantidade de carne por pessoa, uma sugestão é separar um filé de carne para cada um. O ideal é que o tamanho da proteína seja médio (entre 70 e 100 g), seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.

Separe os filés em sacos herméticos ou potes e conserve-os no congelador. Você pode se organizar para comprar as carnes a cada 15 dias, por exemplo, pensando sempre nas porções de cada um.

Carne moída

Quando se trata de preparar carne moída, também é possível calcular a quantidade média que cada pessoa irá consumir. Assim, é possível evitar de usar carne de mais ou de menos.

O estimado é que cada um consuma entre 70 e 100 g de proteína em uma refeição. Logo, ao preparar 500 g de patinho moído, essa porção deve render para o almoço de uma pessoa durante 7 dias. Bem simples, né?

Picadinho

Para preparar comidas que rendem para muitas pessoas, pratos com picadinho de carne (como estrogonofe ou ensopadinho) são uma boa pedida. Nestes casos, calcular 100 g de alcatra picada, por exemplo, por pessoa, é o ideal para cada um.

Vale destacar que, nesse tipo de receita, os outros ingredientes utilizados (molhos e legumes) tendem a aumentar bastante o rendimento da comida. Por isso, ao preparar estrogonofe, uma boa dica é caprichar no molho de tomate, creme de leite, nos champignons e em diferentes temperos.

Pessoa preparando cebolinhas frescas para cozinhar.

Como calcular a quantidade do acompanhamento?

Como legumes e verduras não podem ficar de fora de uma refeição saudável, também é importante preparar uma boa quantidade para a semana. A recomendação é de 80g diárias por pessoa, mas um truque simples é consumir uma porção do tamanho do próprio punho. Já quando se trata das verduras, basta colocar as folhas em uma xícara de chá.

A porção individual recomendada é de duas a três cheias por dia. Aí, mais uma vez, basta multiplicar pelo número de pessoas que fará a refeição! Aliás, se for preparar para vários dias, evite misturar os vegetais com outros alimentos antes de botá-los no prato, senão eles estragam mais rápido.

Para outros acompanhamentos, como massas, por exemplo, existem alguns truques bem simples e práticos que funcionam bem. No caso das massas curtas, você pode colocar a comida em um prato fundo enquanto ela ainda está crua para ter uma noção do quanto cozinhar.

Já com o espaguete tradicional, uma boa dica é contar com a ajudinha de uma garrafa PET – sim, isso mesmo. Funciona da seguinte maneira: como o tamanho da boca da garrafa é equivalente à porção para uma pessoa, é só ver quanto de macarrão ela suporta para fazer a quantidade sem erros. Aí é só contar a quantidade de pessoas pela de refeições. Repita o processo até que seja o suficiente para servir todo mundo.

Quem já é experiente na cozinha nem precisa de copo de medidas para saber a quantidade certa de cada ingrediente para as refeições. Mas, quando alguns imprevistos acontecem e visitas surgem, por exemplo, ter esse guia em mão vai facilitar na hora de calcular a quantidade de comida por pessoa, para que todos fiquem satisfeitos — e sem desperdícios.

Até a próxima!