Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia do cloro ativo: como usá-lo em casa e quais os melhores produtos?
Meu Lar 07/06/2024

Guia do cloro ativo: como usá-lo em casa e quais os melhores produtos?

Não há como negar que o cloro ativo é um ótimo aliado da faxina da casa, mas ainda assim esse ajudante pode se tornar um pesadelo se você não souber usá-lo. Na intenção de tirar a sujeira de forma rápida e eficiente, algumas pessoas cometem alguns erros e acabam danificando superfícies e objetos.
Será que você faz parte desse grupo e nem sabia? Na dúvida, dê uma olhada nas dicas que nós separamos para usar o cloro e produtos de limpeza com cloro ativo de modo consciente durante a faxina.

O que é cloro ativo?

O cloro ativo é o nome popular dado a uma substância chamada hipoclorito de sódio, que é usada na fabricação de águas sanitárias e produtos de limpeza de alta performance. O produto, que possui ação altamente corrosiva, é indicado para a limpeza de sujeiras muito resistentes ou de áreas que precisam de uma desinfecção profunda, como ralos e vasos sanitários.

Qual é a diferença entre água sanitária e cloro ativo?

A principal diferença entre o cloro ativo e a água sanitária é a composição química dos produtos. Enquanto o cloro surge do processo de decomposição e compressão do cloreto de sódio, a água sanitária nada mais é do que a mistura de água e cloro.

Mas isso não quer dizer que eles são a mesma coisa: essa pequena diferença na formulação é o suficiente para que eles tenham ações e funções completamente diferentes.

A água sanitária, por exemplo, é uma mistura que tem cloro em menor concentração, sendo um bom desinfetante e branqueador. Na faxina da casa, ela auxilia tanto nas limpezas pesadas quanto nas leves.

Ela também pode ser uma aliada na limpeza da parte externa de piscinas, na higienização de verduras e cascas de legumes e no pratinho das plantas para evitar a proliferação de larvas de mosquito. Já o cloro possui ação altamente corrosiva e é indicado para a limpeza de sujeiras mais profundas.

Limpeza profunda de vaso sanitário com cloro ativo.

Onde o cloro ativo é usado?

Tem acúmulo de mofo, limo ou gordura em algum cômodo da casa? Pois então, o cloro é o melhor aliado na remoção. Além disso, você pode usá-lo para:

  • fazer uma limpeza pesada no banheiro;
  • tirar limo do box;
  • fazer a manutenção da piscina;
  • limpar o chão gorduroso da cozinha;
  • limpar ralos.

Por outro lado, é bom evitar o uso de cloro em algumas superfícies, como a madeira e o verniz, que podem ser danificadas pelo produto. Caso queira tirar manchas de algum tecido, prefira um tira-manchas específico para roupas, em vez do cloro puro.

Qual é a diferença do alvejante sem e com cloro?

Também conhecido como água sanitária, o alvejante com cloro é um produto abrasivo (mais agressivo) e é indicado apenas na lavagem de roupas brancas ou claras, auxiliando a remover manchas profundas. Caso seja utilizado em uma peça colorida, ele atinge diretamente o corante, causando manchas definitivas no tecido.

Além disso, o produto é indicado para desinfetar outras superfícies, como ralos e vaso sanitário do banheiro – neste caso, ele ajuda a eliminar os micro-organismos e sujeiras mais profundas.

Já o alvejante sem cloro é feito à base de água oxigenada e, por isso, é bem menos agressivo. Pode ser usado na lavagem de peças coloridas para desinfetar e remover manchas – basta deixar as peças de molho por alguns minutos. Geralmente, essa versão do alvejante pode ser encontrada tanto na forma líquida quanto na em pó, basta escolher a sua preferida!

Mulher feliz com cesto de produtos de limpeza, incluindo cloro ativo

Quais produtos de limpeza têm cloro ativo?

Acompanhe a seguir a lista de produtos de limpeza que têm cloro ativo:

1.Limpador para casa

O limpador para casa com cloro ativo é indicado para limpeza pesada.

2.Alvejante

O alvejante é um produto utilizado para limpeza em geral, desinfecção de superfícies, bem como branqueamento de roupas. A exemplo desses produtos são:

3.Água sanitária

Semelhante ao alvejante, a água sanitária também pode ser usada para desinfetar superfícies e purificar água nas tarefas de limpeza doméstica.

4.Cloro ativo

Agora, se você deseja usar o cloro na sua composição mais pura, então a melhor opção é comprar o cloro ativo. O produto é indicado para limpezas mais pesadas.

Limpeza de chão com solução de cloro ativo

Como usar cloro no dia a dia?

O cloro é muito útil para realizar as tarefas de limpeza na casa. Aqui, trazemos algumas dicas eficazes para usar o produto na sua rotina:

1.Chão bem sujo

Para aquele chão bem sujo da cozinha – que, em geral, está assim por causa da gordura – nada melhor que lavar com cloro para tudo ficar clarinho e cheiroso. Mas você não deve simplesmente jogar o produto no chão e passar o pano. É importante diluí-lo na água! Para cada cinco litros de água, use apenas um copo de cloro. Depois esfregue bem com uma vassoura e em seguida passe um pano. Simples e eficaz, não?

2.Faxina do banheiro

O cloro é um ótimo parceiro para a faxina no banheiro. Afinal, além da limpeza brilhante, ele também ajuda na prevenção do mofo. Para garantir a eficácia na arrumação do seu banheiro, use o produto em áreas que são foco de germes e bactérias, como a pia e o vaso. O produto funciona tão bem que ele virou queridinho na limpeza dos ralos.

3.Limpeza da piscina

Para uma piscina bem azul, o cloro é fundamental, já que esse é o produto mais utilizado para manter a piscina livre de algas e bactérias. Mas para que o componente seja eficaz, ele precisa ser adicionado periodicamente.

O cloro para a limpeza da piscina, quando dissolvido, desinfeta a água e mata os micro-organismos. Só tome sempre cuidado, porque essas substâncias são perigosas para a nossa saúde, ok? Por isso, é necessário esperar 24 horas após a limpeza para tomar banho na piscina.

Não se esqueça que o cloro granulado sem diluição ou pastilhas jogadas diretamente na piscina podem danificar os revestimentos de vinil ou fibra. Então, fique de olho na hora de escolher o que você quer usar para deixar a sua limpinha.

4.Clarear roupas brancas

Roupas brancas com muito tempo de uso costumam escurecer – sem falar que são as mais vulneráveis às manchas. Mas você não precisa deixar de usar peças clarinhas só porque fica com medo de elas estragarem.

Para clarear seu tecido e tirar as manchas de forma eficiente, a água sanitária misturada com cloro é uma boa solução. Mas este método deve ser usado apenas para roupas brancas! Não se esqueça também de verificar na etiqueta se a sua peça tem alguma resistência a algum tipo de produto.

Para finalizar, vale a pena ficar atento a um dos erros que muitas pessoas cometem na limpeza doméstica, que é: misturar vários produtos de limpeza. Em vez de potencializar a limpeza, essa prática pode diminuir a eficácia dos principais componentes de cada produto e ainda ser tóxica para o organismo – especialmente quando se trata de produtos muito corrosivos, como o cloro e a água sanitária com cloro ativo.

Por isso, não misture água sanitária e cloro e também evite misturá-los com outros produtos de limpeza como detergentes e desinfetantes. Outro cuidado é sempre usar luvas de proteção ao manusear esses produtos, mantê-los longe do calor e do fogo e, no caso do cloro, evitar aplicá-lo em superfícies de inox ou alumínio, combinado?