Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar vaso sanitário encardido?
Meu Lar 27/05/2023

Como limpar vaso sanitário encardido?

Na hora de lavar o banheiro, saber como limpar vaso sanitário encardido pode fazer toda a diferença no resultado final. A louça do vaso pode ficar encardida por ter ficado muito tempo sem uma limpeza eficiente, por causa do longo período de uso, ou exatamente pelo contrário, já que é normal encontrar sanitários encardidos em casas que ficaram sem moradores por um período. De qualquer forma, higienizar profundamente neste momento é a melhor maneira de resolver o problema, usar o utensílio com conforto e facilitar a limpeza no futuro. Confira, aqui embaixo, um passo a passo de como limpar vasos sanitários encardidos.

Como limpar vaso sanitário encardido: passo a passo

A melhor forma de conseguir um bom resultado na limpeza de um vaso sanitário encardido é apostando em bons produtos para que você não tenha tanto trabalho assim. A água sanitária ou o alvejante com cloro são boas opções para começar – mas eles não podem ser misturados, já que liberam gases tóxicos quando isso acontece e podem ser prejudiciais para a sua saúde.

Usando luvas de proteção, aplique um dos dois produtos na parte interna do vaso sanitário, começando pelas bordas e dando atenção para as partes amareladas. Se for necessário, tire a água do vaso para que a parte do fundo também tenha contato direto com o produto limpante. Deixe agir por alguns minutos e, depois disso, esfregue usando uma escova para limpar vaso sanitário – aquela que tem cerdas duras. Dê atenção especial para os cantos e as partes com mais manchas. Por fim, dê descarga para enxaguar e aplique desinfetante no vaso usando um pano multiuso.

O produto para limpar vaso sanitário com crosta é um pouco mais pesado

Se, mesmo depois deste processo, o vaso sanitário continuar com a sujeira incrustada, você pode repetir o primeiro passo a passo ou tentar com um limpador específico para limpeza pesada. Aplique, mais uma vez, nas bordas do objeto e deixe escorrer até o fundo. Aqui, o ideal é deixar pelo menos cinco minutos agindo. Esfregue com a mesma escova sanitária até que ele fique completamente limpo.

Depois disso, vale manter a limpeza frequente do banheiro e do vaso sanitário – o ideal é que as superfícies deste cômodo sejam higienizadas pelo menos uma vez por semana. Neste caso, o alvejante com cloro deve ser suficiente para a limpeza periódica.

A escova para limpar vaso sanitário também precisa ser higienizada depois do uso

Tanto no momento de limpar o vaso sanitário encardido quanto na faxina semanal, a escova sanitária é uma grande aliada. Para que ela continue sendo eficiente, o ideal é que também seja limpa depois de cada uso. Dessa forma, na próxima necessidade ela não vai espalhar mais bactérias pela superfície ao invés de higienizá-la.

Para limpar a escova sanitária, você apenas precisa deixá-la de molho num balde com água sanitária e água – preferencialmente, quente. Aguarde 30 minutos – tempo suficiente para que as bactérias sejam eliminadas e enxágue. A base da escova sanitária também deve ser higienizada a cada uso e, depois disso, os dois itens devem secar completamente antes de serem armazenados em locais fechados.