Como dar banho em recém-nascido: confira o passo a passo e os cuidados necessários
Quando um bebê nasce, nasce também uma mãe e um pai. Por isso, é comum que os responsáveis tenham muitas dúvidas no que diz respeito aos cuidados com o bebê. E uma das maiores dúvidas ainda é sobre como dar banho em recém-nascido? Qual é o melhor horário para fazer isso? Como limpar a orelha e o cordão umbilical?
Para responder essas e outras perguntas, preparamos este texto com todas as informações que você precisa ter para cuidar da sua criança, antes, durante e depois do banho, de forma segura e acolhedora. Confira!
Como dar banho em recém-nascido corretamente?
A hora do banho pode ser um momento delicado para muitos pais de primeira viagem. Mas se a experiência for acompanhada de cuidados e muito carinho, esta pode ser também uma grande oportunidade de fortalecer o vínculo do bebê com o seu cuidador.
E um dos pontos fundamentais para esse banho acontecer de maneira segura é deixar o recém-nascido encaixado e confortável nos braços do adulto. Para isso, o responsável deve passar o seu braço esquerdo pelas costas do bebê e prender a mão embaixo do braço esquerdo deste, apoiando a cabeça do pequeno em seu antebraço.
Veja, a seguir, o passo a passo de como dar banho em recém-nascido, de forma segura:
- depois de encaixar o bebê nos seus braços, segure as nádegas e as coxas dele na sua mão e vá colocando-o na água devagar;
- enquanto estiver limpando a parte da frente do neném com a mão direita, deixe as costas dele apoiada no braço esquerdo;
- primeiro lave o rosto e, em seguida, limpe as demais partes – deixe os cabelos por último –, com uma atenção redobrada à região genital;
- no caso das meninas, os grandes e pequenos lábios devem ser lavados, assim como a região perianal (parte que vai da vulva até o ânus) e as demais dobras. Já com os meninos, é preciso lavar o pênis – sem forçar a glande –, a região escrotal, a perianal (parte que vai do saco escrotal até o ânus) e as demais dobras;
- ao finalizar a limpeza da parte da frente, vire o bebê e deixe-o de bruços. Para isso, faça com que o braço esquerdo apoie o peito e o rosto dele. Por fim, enxague a criança.
Quais cuidados tomar ao dar banho no recém-nascido?
Para que tudo ocorra da melhor maneira possível, é importante que a mãe ou o pai:
- deixe os itens necessários para o banho separados, como shampoo, sabonete neutro (com pH abaixo de seis), toalha umedecida e algodão;
- separado também os itens que serão usados após o banho, como toalha, fralda descartáveis e pomada;
- feche portas e janelas, para evitar passagem de ar frio;
- escolha o melhor momento de dar banho no bebê (evitar quando ele estiver cansado ou com fome);
- selecione um lugar seguro e uma banheira firme;
- deixe a banheira na sua altura, para que fique confortável e seguro para você e o bebê;
- observe a temperatura da água antes de começar a dar o banho (de 34° C a 36° C);
- analise se o ambiente está com temperatura agradável;
- fale suavemente com a criança para que ela fique calma e tranquila durante o banho;
- realize a limpeza de maneira suave e delicada;
- seque-o com cuidado.
Como limpar a orelha e o cordão umbilical de um recém-nascido?
A seguir, confira dicas de como limpar a orelha e o cordão umbilical do bebê corretamente:
1. Limpeza da orelha
- Utilize algodão, gaze ou um pano macio para limpar a orelha na parte externa e na parte de trás apenas – jamais no canal auditivo.
- Não use hastes flexíveis.
2. Limpeza do cordão umbilical
- Lave bem as mãos antes de começar a limpeza do cordão umbilical.
- Utilize hastes flexíveis com álcool 70% para fazer a limpeza da base do cordão e ao redor dele.
- Faça a limpeza de forma delicada, com movimentos circulares.
- Por fim, mantenha a área seca e deixe o cordão cair por conta própria (geralmente ocorre em uma ou duas semanas).
Leia mais: Como limpar a língua do bebê?
Recém-nascido pode tomar banho no chuveiro?
Sim. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados, já que o corpo do recém-nascido é mais sensível. Por isso, o recomendado é que a água esteja morna – muito quente pode fazer mal ao bebê – e ela não caia diretamente na cabeça e nem no rosto da criança.
Quantos banhos por dia um recém-nascido pode tomar?
Não existe uma regra quanto a frequência de banhos, pois a quantidade vai depender muito das condições climáticas e culturais em que o bebê está inserido.
Mas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, 2 a 3 banhos por semana já é o suficiente para manter o recém-nascido bem higienizado. Isso também contribui para a manutenção de óleos naturais protetores da pele dele.
Qual é o melhor horário para dar banho no bebê recém-nascido?
Não há um melhor horário universal, o que vai determinar o momento mais ideal é a rotina de cada família. Porém, é possível levar em consideração alguns pontos para decidir quando dar o banho no recém-nascido, como:
- escolher um momento em que você e o bebê estão tranquilos;
- evitar dar banho depois das refeições, quando ele estiver muito cansado ou com fome;
- observar se o banho da noite ajuda o bebê a relaxar ou o deixa mais desperto;
- analisar como está a temperatura do ambiente.
Pode dar banho no recém-nascido à noite?
Sim. O banho à noite pode, inclusive, ajudar na rotina do sono do bebê. Mas, para isso, é importante deixar o ambiente mais tranquilo, sem barulhos e com uma luz suave para que a criança perceba que já está na hora de dormir.
Agora que você já sabe como dar banho em recém-nascido, não precisa mais ficar inseguro! É só relaxar, curtir o momento e aproveitar para fortalecer o vínculo de maneira divertida e aconchegante com o seu bebê! Além de bem higienizado e cheirosinho, ele, com certeza, vai se sentir ainda mais amado e feliz!