Como tirar bafo de cachorro: 5 dicas para aprender
Mau hálito, halitose ou bafo: infelizmente, esse costuma ser um problema comum entre os cães. Embora possa parecer inofensivo, o mau hálito em cachorros pode ser um sinal de algum problema de saúde. As causas mais gerais de bafo em cãezinhos são obtidas através de resíduos de alimentos e acúmulo de bactérias, mas também de gengivite e cárie. Além disso, o mau hálito pode ser um sintoma de outras condições de saúde, como distúrbios digestivos e doenças hepáticas. Portanto, é fundamental cuidar da saúde bucal do seu amigo peludo! Não sabe como tirar bafo de cachorro? Confira as dicas!
Escove os dentes do seu cão
Assim como os humanos, os cachorros precisam escovar os dentes regularmente para manter a higiene bucal em dia. Para isso, o ideal é usar uma escova e uma pasta de dentes própria para cães (existe até escova de dentes que encaixa no seu dedo, sabia?), e escovar os dentinhos dele de 2 a 3 vezes por semana para prevenir a placa bacteriana. Seja paciente enquanto o seu cãozinho se acostuma com o processo, porque pode não ser fácil para ele se acostumar de primeira com a escovação dental.
Verifique a dieta do seu cachorro
E o mais importante: uma boa alimentação também reflete na saúde bucal do seu cãozinho. As rações secas são as melhores opções para tirar bafo de cachorro, já que os grãos retiram consideravelmente o acúmulo de tártaro e placas bacterianas. Nesse caso, opte por rações de qualidade, que trazem os nutrientes adequados para ajudar a prevenir o mau hálito do seu animal.
Além disso, você pode também fornecer petiscos ao seu cachorro durante o processo de habituação com a escova. Escolha produtos de alta qualidade, com ingredientes que façam bem à saúde bucal, e, é claro, supervisione o seu amigo peludo durante as mastigações.
Aposte nos brinquedos dentais
Os brinquedos dentais também são uma ótima escolha para tirar bafo de cachorro. Esses brinquedos especiais também ajudam na saúde dos dentes, já que eles são criados para limpar os dentinhos, fortalecer as gengivas e, de quebra, distrair o animal com a mastigação.
Agende exames veterinários regularmente
Quem irá detectar se o seu bichinho está com algum problema de saúde devido ao mau hálito é o veterinário. Exames regulares com esse profissional podem auxiliar a detectar a causa do bafo de cachorro, mantendo o animal longe de doenças mais graves. Não se esqueça de agendar uma consulta caso o mau hálito do seu cão persista!