Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Congelar alimentos: como se organizar para deixar as refeições da semana prontas
Guia Culinário 30/09/2022

Congelar alimentos: como se organizar para deixar as refeições da semana prontas

Congelar alimentos para a semana é uma forma prática de sempre ter comida pronta e manter uma alimentação saudável. Além disso, evita gastos desnecessários com aplicativos de delivery e fast food. Mas para ter comida pronta e fresquinha a semana inteira é preciso se organizar, desde as compras até o armazenamento da comida. Precisando de ajuda com essa tarefa? Nós temos algumas dicas para facilitar a sua organização e planejamento das marmitas da semana. Confira!

Comece a organizar suas refeições da semana pela definição do cardápio

A definição do cardápio é o primeiro passo para se organizar e deixar as refeições da semana prontas. Você pode pensar no menu com base em ingredientes que você já tem em casa ou usá-lo para saber o que comprar quando for ao supermercado. Além disso, com um cardápio semanal simples definido é possível saber quanto tempo será gasto com cada preparo e quanto tempo no total você terá para preparar todas as refeições da semana. Assim, você pode escolher fazer suas marmitas em um dia em que terá mais disponibilidade para se dedicar a essa tarefa, evitando que você esqueça ou desista por falta de tempo.

Tenha dia fixo e horário na semana para preparar a comida congelada

Se você quer congelar refeições para a semana, precisa ter um dia fixo para prepará-las. Como muitas pessoas normalmente têm mais tempo disponível nos fins de semana, sábado e domingo costumam ser os dias mais indicados. Porém, isso não é uma regra: caso você tenha mais disponibilidade na segunda-feira, por exemplo, prepare refeições para os sete dias até a próxima segunda. O importante é criar o compromisso semanal de cozinhar tudo o que você vai comer pelos próximos dias.

Outra dica é ter um horário fixo no dia escolhido para preparar as refeições. Essa também não é uma regra, mas pode ser uma dica útil para as pessoas que costumam procrastinar a tarefa. Por isso, crie um lembrete no celular e acione o alarme para um horário em que você sabe que estará disponível e com energia para cozinhar.

Para congelar alimentos certos, cheque seu freezer e despensa ao fim de cada semana e atualize a lista de compras

Para ter comida congelada para a semana é preciso ter em casa os ingredientes necessários para prepará-las. Por isso, crie o hábito de checar a sua despensa – ou armários da cozinha -, geladeira e freezer toda semana para saber o que está ou não faltando ou perto de acabar. Faça uma lista e, caso necessário, reponha os ingredientes que você vai precisar para o cardápio da próxima semana.

Essa antecedência é importante para evitar que a falta de ingredientes atrapalhe a sua rotina. Além disso, se manter fiel a uma lista de compras baseada em um cardápio pré-definido evita gastos desnecessários e poupa tempo no supermercado, já que você irá direto nos itens que precisa.

Invista em alimentos e ingredientes que facilitem o preparo das refeições, como legumes congelados

Se você tem pouco tempo para cozinhar, mas ainda assim quer congelar alimentos para a semana, a dica é investir em ingredientes que facilitem o preparo das marmitas. Alguns enlatados, como a sardinha e o atum em lata, poupam tempo na frente do fogão por não precisarem de cozimento.

Os legumes congelados também são uma boa aposta. Eles reduzem o tempo na cozinha e agilizam o preparo das refeições da semana porque são vendidos já descascados e cortados. Além disso, você não precisa se preocupar em estar comendo um alimento menos nutritivo porque eles têm os mesmos nutrientes e são tão saudáveis quanto os demais.

Veja mais