Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pêssego em calda: 6 dicas de como consumir no dia a dia
Guia Culinário 25/03/2023

Pêssego em calda: 6 dicas de como consumir no dia a dia

O pêssego em calda pode, sim, ser muito versátil na cozinha! Graças ao sabor doce e à consistência macia, existem diferentes formas de inserir o alimento no dia a dia – desde uma sobremesa com pêssego em calda até preparos assados e drinks. Interessante, né? Por isso, se você está com uma lata desse alimento em casa e não sabe como usá-la, não se preocupe! Continue lendo para descobrir pelo menos 6 sugestões de como consumir essa versão da fruta e aproveitar ao máximo o sabor do pêssego no café da manhã, almoço, lanche ou jantar!

1. Faça um bolo de pêssego em calda

O bolo de pêssego em calda é uma ótima opção para o café da manhã ou para o lanche – e o melhor é que dá para prepará-lo de formas diferentes. Por exemplo, caso queira uma opção refrescante e leve, vale tentar o bolo gelado de pêssego. Nessa receita, basta fazer uma massa branca simples de bolo em forma retangular. Depois de assado, cubra o bolo com creme branco e pêssegos em calda. Para finalizar, é só cobrir com papel alumínio, levar à geladeira, esperar pelo menos duas horas e aproveitar!

Por outro lado, se a pedida é um bolo de pêssego em calda tradicional, o passo a passo é mais fácil ainda. Bata a massa do bolo e adicione pedaços do pêssego (sem a calda), misturando a fruta com cuidado. Depois, é só levar ao forno e finalizar com o pêssego em calda por cima!

2. Sirva uma sobremesa com pêssego em calda

Ainda falando em doces, outra possibilidade de aproveitar a fruta é escolhendo uma sobremesa com pêssego em calda para fazer. E as opções são quase infinitas! Aqui, o destaque vai para:

– Sorvete de Pêssego: misture bem os pêssegos em calda picados a uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite fresco e uma colher de sopa de suco de limão. Coloque a mistura em um refratário, cubra com papel alumínio e leve ao congelador por duas horas. Depois disso, retire do congelador e mexa a mistura de novo até ficar homogênea e bem cremosa. Leve novamente ao congelador, espere mais algumas horas e se sirva do sorvete caseiro!

– Pavê de Pêssego: faça uma camada de biscoitos champanhe (ou biscoito maisena umedecido em leite) em um refratário. Em seguida, adicione uma camada de pêssego em calda picados e cubra-os com uma camada de creme de pavê simples. Vá criando essas camadas até chegar ao topo do refratário e, depois, leve à geladeira por algumas horas até que esteja firme.

– Mousse de Pêssego: comece misturando o pêssego em calda picados ao creme de leite fresco e leite condensado. Em outra tigela, dissolva a gelatina sem sabor em água quente. Depois, adicione a gelatina à mistura de pêssego e mexa bem. Coloque a mistura em taças individuais ou em um refratário e leve à geladeira por algumas horas até que esteja firme.

– Torta de Pêssego: prepare uma massa de torta usando farinha, manteiga e açúcar e espalhe-a em uma forma. Em seguida, coloque fatias de pêssego em calda na crosta e, depois, cubra com outra camada de massa. Asse no forno até que a torta esteja dourada e sirva com uma bola de sorvete de creme para equilibrar os sabores.

3. Adicione o pêssego em calda ao seu cereal matinal

Existe uma forma prática e simples de inserir o pêssego em calda ao café da manhã: adicionando ele ao cereal matinal! Aqui, uma dica para equilibrar os sabores é escorrer um pouco da calda e misturar a fruta ao cereal e ao leite.

Por outro lado, caso você queira variar o consumo do pêssego em calda na primeira refeição do dia, dá para misturar pedaços da fruta à granola e ao iogurte, por exemplo. Independentemente da opção escolhida, comer o pêssego em calda pode ser uma maneira deliciosa de começar o dia!

4. Use o pêssego em calda como cobertura de panquecas

Ainda sobre opções de café da manhã usando pêssego em calda, que tal usá-lo como cobertura de panquecas? Basta escorrer um pouco da calda e reservar a fruta. Em seguida, derreta uma colher de sopa de manteiga em uma frigideira e cozinhe os pêssegos até que fiquem bem macios e suculentos. Polvilhe açúcar por cima da fruta e cozinhe mais um pouco até que ele derreta e caramelize um pouco. Aí é só despejar essa mistura por cima das panquecas e aproveitar!

5. Experimente usar o pêssego em calda para fazer assados

Se você é fã do sabor do doce misturado ao salgado vai gostar de saber que o pêssego em calda pode incrementar ainda mais sabor a preparos assados, sabia? Na receita de tender para o Natal, por exemplo, é possível usar pêssego e abacaxi para criar uma combinação agridoce e super fácil de fazer. Neste link aqui você confere a receita completa para preparar o presunto em ocasiões especiais e surpreender seus convidados!

6. Crie um coquetel de pêssego e leite condensado

Ainda sobre opções de receita com pêssego em calda, vale destacar que esse alimento pode ser usado também para bebidas, viu? Se quiser experimentar, vale testar a receita de coquetel de pêssego com leite condensado – que é bem simples de fazer! Misture 1 xícara de pêssegos em calda, uma lata de leite condensado, uma xícara de água com gás (ou refrigerante de limão) e gelo no liquidificador. O resultado é uma bebida cremosa, docinha e pra lá de saborosa!