Pudim na airfryer: passo a passo para acertar de primeira
Ama praticidade na cozinha e é fã de doces? Então, a receita de pudim na airfryer é para você! E o melhor é que não tem mistério: além de ser rápido e fácil de fazer, o resultado final fica impecável, já que a fritadeira elétrica garante que o pudim cozinhe de forma uniforme, sem risco de queimar. Aqui, tudo que você precisa é de um eletro que comporte a forma de pudim, por isso, já vale medir tudo certinho antes de começar. Feito isso, é só seguir a receita à risca – e, nessa parte, a gente te ajuda. Veja o passo a passo para aprender como fazer pudim na airfryer e anote as dicas extras para acertar de primeira!
O que é preciso ter para fazer o pudim na airfryer?
O primeiro passo é se certificar de que o cesto da sua airfryer comporta uma forma de pudim. Comece fazendo o teste de encaixe entre os dois e, feito isso, é hora de separar os ingredientes. São eles:
- 2 caixinhas de leite condensado de 200g
- 1 e ½ xícara de chá de leite (360ml)
- 3 ovos
- 1 xícara de chá de açúcar (100g) para a calda de caramelo
- ¼ de xícara de água fervendo (60ml)
Passo 1: comece fazendo o caramelo do pudim ainda no fogão
Embora o cozimento do pudim aconteça na airfryer, a calda deve ser feita ainda no fogão. Por isso, comece colocando a forma do pudim direto no fogão em fogo médio e despeje os 100g de açúcar nela para criar o caramelo. Espere alguns minutos até que comece a derreter e vá mexendo com uma espátula.
Quando derreter por completo, despeje a água fervendo aos poucos, e vá misturando a calda. Se for preciso, pode colocar a boca do fogão em fogo baixo – caso perceba que o caramelo está escurecendo muito, por exemplo.
Quando a calda ganhar uma consistência parecida com a do mel, desligue o fogo e, com a ajuda da própria espátula, vá espalhando o caramelo por toda a forma para que ela grude bem por toda a superfície. Feito isso, reserve.
Passo 2: bata os ingredientes do pudim no liquidificador
Agora, em um liquidificador, coloque o leite condensado, o leite e os ovos. Aqui, se quiser, peneire as gemas para diminuir o cheiro e gosto forte do ovo no resultado final da receita. Em seguida, bata até que a mistura fique bem uniforme e lisinha. Depois de bater, despeje a mistura na forma que estava reservada com a calda do pudim.
Dica extra: ao fazer um pudim de leite condensado na airfryer, pode ser mais fácil despejar o líquido com a forma já posicionada dentro do eletro. Assim você evita acidentes como derramar todo o conteúdo da sobremesa ao tentar encaixá-la no cesto da fritadeira.
Passo 3: cubra a forma do pudim com papel alumínio e coloque na airfryer
Com a forma já preenchida de pudim, cubra a parte de cima com papel alumínio garantindo que não fique sobrando nenhum espacinho descoberto. Agora, deixe a sobremesa por, no máximo, 45 minutos a 180° C no aparelho.
É importante não passar deste tempo para não correr o risco de queimar as laterais do pudim de leite na airfryer. Ah, e não é necessário pré aquecer o aparelho, ok? Menos uma preocupação durante o preparo!
Passo 4: monitore o cozimento do pudim na airfryer usando o truque da faca limpa
Quando o pudim estiver há 40 minutos na airfryer, já vale começar a monitorá-lo usando o truque da faca limpa. Funciona assim: você abre um pequeno espaço no papel alumínio e ‘fura’ o pudim levemente com a faca – mais ou menos até a metade da parte com serrinhas.
Se a faca sair úmida, com resquícios da sobremesa ainda líquida, é preciso deixar o pudim na airfryer por mais tempo. Aí é só esperar mais 5 minutos e fazer o teste novamente: se ela sair ‘limpa’, sem pedacinhos de pudim, ele está pronto!
Passo 5: retire o pudim da airfryer, espere esfriar e leve-o para geladeira
Quando o pudim de leite na airfryer estiver pronto, é só tirá-lo do aparelho e remover o papel alumínio de cima da forma. Espere até que a sobremesa esfrie naturalmente em temperatura ambiente e, depois disso, leve o pudim à geladeira (com um novo papel alumínio ou um prato por cima) por algumas horas até que fique bem geladinho. Feito isso, é só desenformar em um prato e servir a sobremesa. Prático, simples e delicioso!