
Tipos de lixeira: de inox, plástico, manual… Saiba como escolher a melhor para cada ambiente
Na hora de escolher uma lixeira, não vale levar em conta só a aparência, viu? Para que esse item seja realmente útil na rotina, é preciso considerar sua funcionalidade e capacidade de atender às necessidades de cada ambiente. Mas, afinal, quando escolher uma lixeira de inox ou uma lixeira de plástico? Em quais ambientes é melhor ter uma lixeira com pedal? E em qual cômodo colocar a lixeira automática? Tudo isso tem resposta! A seguir, confira pelo menos 8 tipos de lixeira, suas vantagens e desvantagens e para qual ambiente são mais indicadas. Acompanhe só!
1. Lixeira automática
Começando pelo modelo mais tecnológico (e mais higiênico) entre os tipos de lixeira, a lixeira automática é aquela que utiliza sensores para abrir e fechar a tampa, sem que seja necessário o toque ou o manuseio. Em resumo, essa é a lixeira que permite que você descarte os resíduos sem precisar tocar na tampa ou em qualquer parte dela – basta aproximar a mão ou o objeto a ser descartado próximo ao sensor, que a tampa já abrirá automaticamente.
Mais indicada para: cozinha e banheiro, por serem os dois ambientes em que acontece maior geração de resíduos.
Vantagens:
Impede que o mau cheiro e insetos saiam da lixeira;
Evita o contato com a superfície da lixeira;
É útil para pessoas com mobilidade reduzida.
2. Lixeira manual
A lixeira manual, como o nome já sugere, é aquela que precisa ser aberta e fechada manualmente. Ela pode ser confeccionada em diversos materiais como plástico, metal, madeira e outros. Além disso, nesse tipo de lixeira, a tampa pode ser de encaixe ou com pedais. Aqui, vale destacar que, em nome do bom uso, a lixeira manual deve ser higienizada regularmente, especialmente na parte da tampa onde há mais contato com os resíduos e as mãos.
Mais indicada para: escritórios, quartos e áreas externas, se for com tampa manual ou sem tampa, já que esses ambientes geram resíduos com menos frequência. No caso de lixeiras com pedal, banheiro e cozinha, garantindo mais praticidade.
Vantagens:
Pode ser encontrada em diversos tamanhos, cores e materiais;
Costumam ser mais econômicas;
Podem ser bem aproveitadas em praticamente todos os cômodos da casa.
3. Lixeira de plástico
A lixeira de plástico pode ser encontrada em diferentes versões – seja manual, automática, de click ou basculante. Por conta do material, no geral, ela tem um design mais simples (o que faz desse tipo de lixeira uma opção mais acessível e funcional para ambientes domésticos). De todo jeito, vale destacar que, dependendo do tipo de plástico, ela pode absorver odores com facilidade e não ser tão resistente.
Mais indicada para: qualquer ambiente da casa, seja interno ou externo.
Vantagens:
É uma opção mais econômica;
Pode ser encontrada em diversas cores e tamanhos.
4. Lixeira de inox
A lixeira de inox é aquela feita em aço inoxidável, que é conhecido por ser um material resistente, durável e higiênico. Assim como a lixeira de plástico, ela pode ser encontrada em diversos tamanhos, capacidades e designs – dos mais modelos simples aos mais tecnológicos. Outro ponto forte da lixeira de inox é que ela confere uma aparência mais sofisticada e moderna ao ambiente, ajudando a compor a decoração.
Mais indicada para: banheiros e cozinhas, por ser um material mais resistente à umidade (que é bem presente nesses ambientes).
Vantagens:
Não absorve odores;
É fácil de limpar e higienizar no dia a dia, já que o aço inoxidável é mais resistente a manchas;
Garante um ar mais elegante ao ambiente.
5. Lixeira com pedal
Seja uma lixeira de plástico com pedal, ou de inox com pedal, uma coisa é certa: ela será uma verdadeira mão na roda em qualquer situação! Nesse modelo, a tampa da lixeira é acionada com o pé – ou seja, a mão não entra em contato com a tampa. Essa facilidade previne que você entre em contato com a superfície e com os resíduos, deixando o dia a dia mais prático.
Mais indicada para: cozinhas e banheiros, para facilitar o descarte de resíduos (que é mais constante nesses ambientes) sem entrar em contato com a tampa da lixeira.
Vantagens:
Praticidade do descarte do lixo;
Podem ser encontradas em diversos tamanhos e confeccionadas em diferentes materiais;
6. Lixeira basculante
A lixeira basculante é aquela com a tampa articulada nas laterais, facilitando a abertura para o descarte do lixo e impedindo que o conteúdo fique exposto. Esse também é um dos tipos de lixeira que pode ser encontrada em diferentes tamanhos e materiais, como plástico, acrílico e inox. O que vai definir o modelo ideal é a necessidade de cada ambiente e a quantidade de lixo produzida.
Mais indicada para: banheiros e cozinhas, por serem práticas de usar e não deixarem os resíduos à mostra.
Vantagens:
Impede que o conteúdo da lixeira fique exposto;
Podem ser encontradas de diferentes formas e tamanhos;
7. Lixeira com click
A lixeira com click é aquela que possui uma tampa com sistema de encaixe – e o nome se dá justamente pelo som de ‘click’ que ela faz ao tampar e destampar. Para utilizar este tipo de lixeira, basta pressionar o local indicado (que pode ser uma região específica na borda da lixeira ou no canto da tampa) para que ela abra. Na hora de fechar, basta descer a tampa manualmente para o fechamento completo.
Mais indicada para: cozinhas e banheiros, mas também podem ser bem utilizadas em escritórios e áreas externas já que escondem bem o lixo e são práticas de usar.
Vantagens:
Evita odores;
Garante que os resíduos fiquem contidos dentro da lixeira;
Podem ser encontradas em versões com click e pedal, simultaneamente.