5 dicas para tirar limo de forma prática
Todo mundo ama uma cozinha, área de serviço ou banheiro limpinho, cheiroso e sem limo, né? Ao contrário do que muitos pensam, o limo não é uma sujeira comum, ele está mais para um uma camada esverdeada e pegajosa que cresce em ambientes úmidos e com pouca luz. Por isso, ambientes como banheiro, cozinha e área de serviço costumam preencher todos os pré-requisitos para o surgimento de limo, e existe o fator extra da pouca ventilação que esses tipos de ambiente costumam ter, o que requer cuidados especiais para manter cada espaço sempre bem cuidado e livre desse tipo de sujeira. Por isso, reunimos 5 dicas que vão ajudar a tirar limo dos ambientes de forma prática.
1) Utilize apenas produtos de limpeza para a tirar limo
Quando você busca na internet “como tirar limo do banheiro”, podem aparecer diversas receitas e misturinhas que utilizam ingredientes caseiros para remoção dessa sujeira. Porém, a principal dica para tirar limo é apostar em produtos específicos para limpeza. Apesar de serem eficazes em alguns casos, as misturinhas podem acabar danificando as superfícies ou contaminando o ambiente se empregadas da forma errada. Um exemplo disso é o vinagre, que pode ser um aliado na remoção do limo, mas pode danificar bancadas de granito ou mármore do banheiro ao longo do tempo. Além de serem mais seguros, os produtos de limpeza possuem uma eficácia maior na hora de tirar o limo.
2) A água sanitária é uma ótima aliada para tirar limo dos ambientes
Alguns produtos voltados para limpeza, como a água sanitária, são recomendados para a remoção da sujeira acumulada. Ela possui ação bactericida e desinfetante, o que combate a proliferação dos microorganismos causadores do limo. Para realizar a limpeza, basta preparar uma solução com 10 ml de água sanitária para 400 ml de água, diluir e aplicar diretamente nas superfícies contaminadas usando um borrifador e esfregar com uma escova própria para limpeza. Outra boa dica é adicionar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio à mistura para potencializar o efeito da solução.
3) Faça limpezas periódicas para evitar que o limo se prolifere
A faxina pesada é essencial para tirar limo, mas é preciso fazer a manutenção nos intervalos entre as limpezas para facilitar a remoção da sujeira. Uma dica muito boa é aplicar os produtos feitos para tirar limo, como o Limpa Limo Qualitá , nos locais onde a sujeira tende a aparecer. Isso evita que ele se prolifere e cresça, tornando a limpeza muito mais simples e prática. O ideal é borrifar o produto pelo menos uma vez por semana nas regiões com umidade mais alta, como os cantos do box, o entorno da pia, nas paredes e azulejos que contém pontos de limo.
4) Deixe a superfície de molho para tirar o limo com facilidade
Superfícies mais sensíveis, que não podem ser esfregadas ou receber produtos abrasivos, precisam ficar de molho com o Limpa Limo ou com a solução de água sanitária para que a sujeira saia com mais facilidade. Para isso, basta aplicar o produto no local desejado e deixar agir por alguns minutos. Essa dica também vale para remover camadas mais espessas de limo e para dias de faxina mais pesada.
5) Tem limo acumulado nos rejuntes? Aposte no saponáceo!
Os rejuntes são locais onde o limo se acumula facilmente e de uma forma que dificulta a remoção da sujeira. Nesses casos, o ideal é apostar em um produto mais abrasivo para remover toda a camada de lodo e deixar o rejunte bem limpo e branquinho. Por isso, o saponáceo é ideal para essa tarefa, já que sua textura abrasiva ajuda a tirar o limo com muito mais facilidade. Basta aplicar o produto nos pontos esverdeados e esfregar com uma esponja ou escova.