Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cronograma de limpeza: rotina de faxina ajuda a manter casa sempre em ordem
Meu Lar 25/08/2022

Cronograma de limpeza: rotina de faxina ajuda a manter casa sempre em ordem

Montar um cronograma de limpeza é algo que facilita bastante a vida de quem precisa se dividir entre várias tarefas ao longo dos dias e não quer perder os fins de semana de descanso com a faxina. A quantidade de tempo necessário para que as tarefas sejam completadas vai variar de acordo com o tamanho da casa e os números de cômodos e de pessoas disponíveis para a divisão. Ainda assim, mesmo em casas de uma só pessoa, é possível aplicar essas dicas e montar um cronograma de limpeza doméstica para imprimir e seguir. Dê uma olhada!

Liste as tarefas e separe-as de acordo com a frequência

Para começar, é necessário listar todas as tarefas necessárias para o seu dia a dia de acordo com o lugar e a rotina de onde você mora e a frequência em que elas precisam ser realizadas. Quem mora sozinho, por exemplo, pode estabelecer a lavagem do banheiro como uma tarefa quinzenal e fazer uma limpeza mais superficial nas semanas de “intervalo”. Se mais de uma pessoa usa o mesmo banheiro diariamente, esse intervalo precisa ser menor.

Tarefas como limpar ventiladores, janelas e portas, por exemplo, podem ser mensais. A troca de roupas de cama e toalhas precisa ser semanal, assim como a retirada de pó dos móveis. A louça, para quem come em casa, é uma tarefa diária e a retirada dos sacos de lixo deve acontecer, no máximo, a cada dois dias.

A frequência da lavagem de roupas varia de acordo com a quantidade e o espaço disponível para a secagem: você pode dividir entre roupas brancas, pretas, coloridas, toalhas e roupas de cama e lavar cada uma das categorias num dia. Se for possível e a sua máquina de lavar tiver capacidade suficiente, também é recomendado deixar acumular uma quantidade de peças para lavar de uma vez só: assim, você economiza energia, água, sabão em pó e amaciante.

Organize as tarefas do cronograma de limpeza de acordo com a sua disponibilidade

Na hora de organizar qualquer tipo de rotina, é essencial que ela tenha possibilidades reais de ser colocada em prática. Como o ideal nesse cronograma é “parcelar” os dias de limpeza, é preciso levar em consideração seus outros compromissos. Se em algum dia da semana você só tem tempo para colocar roupas na máquina de lavar e as estender, que seja: o importante é não deixar a faxina se acumular. Mesmo que o ideal seja gastar pouco tempo diariamente com as tarefas, se você precisar – e conseguir – usar 20 minutos em um dia e uma hora no outro, isso não é um problema.

Monte uma lista com os produtos necessários para cada tarefa

Não adianta selecionar e separar as tarefas, definir dias certos para cada uma delas e montar o melhor cronograma de limpeza para a rotina da sua casa se, no fim das contas, ele não puder ser colocado em prática por causa da falta de material. Ou seja: você precisa ter todos os produtos de limpeza necessários à mão antes de começar seu cronograma de limpeza diária. Monte uma lista com sabão, água sanitária, desengordurantes, esponjas e todos os outros produtos utilizados na sua rotina. Monte um estoque pequeno deles na dispensa e se prepare para limpar a casa de forma gradual e simplificada.

Coloque o cronograma de limpeza em um local visível

Depois de organizar tudo o que você precisa para o cronograma de limpeza, é necessário que ele fique em algum lugar de fácil visualização. Se você fizer um cronograma de limpeza doméstica para imprimir, ele pode ficar preso na porta da geladeira, por exemplo. Para quem precisa de mais espaço, um quadro branco pode ajudar – ele pode ficar na cozinha ou não, o importante é ser um local em que você e as outras pessoas responsáveis pelas tarefas consigam visualizar e se lembrar do que é necessário para que a casa esteja sempre em ordem.

Não esqueça da manutenção – fazer um cronograma de limpeza diária vai facilitar os dias de faxina mais pesada

Mesmo que você não precise agendar algumas tarefas de manutenção, elas são muito importantes para que a faxina não tome tanto tempo nos dias específicos. Entram, nessa categoria, manter os diferentes objetos em seu lugar, armazenar as compras do mercado e da farmácia e guardar os sacos plásticos, retirar o lixo, colocá-lo no ponto de coleta e muitas outras tarefas pequenas que fazem muita diferença no dia a dia.

Veja mais