Ração filhote x ração adulto: quando trocar? Quais as diferenças?
Você sabe quais as diferenças entre a ração para filhote e a para adulto? Se você for no pet shop, vai notar que existem rações específicas para a idade dos animais. Oferecer o tipo de alimento certo para o seu bichinho, com base na faixa etária, é muito importante para sua saúde. A ração filhote e a ração adulto possuem diferenças essenciais para suprir as necessidades de cada fase da vida dos peludos e, por isso, é muito importante que você ofereça o tipo certo para o seu pet. Por isso, vem as diferenças entre a ração de filhote para a de adulto, além de saber quando é na hora de fazer a troca.
Ração para filhote: quais as diferenças?
Muito ativos e em fase de crescimento, os filhotes precisam de uma alimentação especial para terem um desenvolvimento saudável e bastante energia para gastar com muita brincadeira. Por isso, uma das diferenças mais notáveis entre os alimentos para adultos e filhotes é o valor calórico, sendo muito mais alto na ração para filhotes, especificamente na forma de proteínas e gorduras. Isso acontece porque os filhotes precisam de muita energia para brincar e para suprir as necessidades nutricionais dessa fase da vida. É claro que a diferença da ração para filhotes não é resumida na quantidade de calorias. Como estão crescendo, os filhotes precisam de muitos aminoácidos e nutrientes específicos para desenvolver músculos e tecidos. Por isso, a composição do alimento também possui uma quantidade maior de proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais que ajudam no processo de formação do peludo para que ele cresça forte e saudável. Além da composição, a ração para gato filhote e a ração de cachorro possuem grãos menores e macios, adequados para os dentinhos que estão sendo trocados durante esta fase.
Ração para cachorro adulto e gato: entenda as diferenças
Os adultos possuem necessidades nutricionais diferentes dos filhotes, já que não estão mais em fase de crescimento. A ração para adultos tem o objetivo de proporcionar longevidade e saúde ao animal, e evitar o sobrepeso e problemas de saúde, como colesterol alto, comprometimento renal e hepático. Por isso, a ração para animais adultos é menos calórica e gordurosa, além de possuir uma concentração menor de nutrientes que estimulam a formação de cálculos trato urinário. Ainda assim, o alimento possui vitaminas, minerais e aminoácidos em quantidades adequadas para essa fase da vida do peludo. Outros nutrientes ricos em antioxidantes também são encontrados nesse tipo de ração e contribuem para o envelhecimento saudável e para fortalecer as articulações e ossos. Além disso, a ração para cachorros e gatos adultos possui diversas categorias diferentes, voltadas para suprir as diferentes necessidades dos pets, como ração para adultos castrados, ração especial para diferentes tipos de raças ou para prevenir e tratar problemas de saúde.
Saiba quando trocar a ração filhote para a ração adulto
A troca entre a ração de filhote para adulto é uma etapa que requer a atenção do tutor para que a transição seja feita de forma correta. Ao contrário do que muitos pensam, não existe uma idade exata para trocar a ração de gatos e cachorros filhotes para adulto, mas, em geral, o período de troca gira em torno dos 12 meses, podendo variar conforme as orientações do veterinário. Outro ponto importante é a maneira como a transição será feita para que tudo ocorra de forma segura. Para evitar que o seu pet rejeite a ração ou apresente problemas gastrointestinais, como vômitos ou diarréia, a troca da ração deve ser feita de forma gradual, misturando os dois tipos de ração. Para ajudar a entender no processo, montamos um cronograma para fazer a transição de forma correta:
Como trocar a ração para cachorro filhote a adulto
– Nos dois primeiros dias: 75% da ração filhote e 25% da ração adulto
– 3º e 4º dias: 50% da ração filhote e 50% da adulto
– 5º e 6º dias: 25% da ração filhote e 75% da adulto
– 7º dia: ofereça 100% da ração para adulto e observe se haverá alguma alteração no comportamento do pet.
Como trocar a ração para gato filhote a adulto
– 1º e 2º dias: comece oferecendo 90% da ração filhote e 10% da ração adulto
– 3º e 4º dias: misture 75% da ração filhote e 25% da adulto
– 5º, 6º e 7º dias: 50% da ração filhote e 50% da adulto
– 8º e 9º dias: 25% da ração filhote e 75% da adulto
– 10º dia: ofereça 100% da ração adulto e observe.
Caso o seu bichinho apresente sintomas incomuns, como diarréia, vômitos, coceira ou algum outro problema, procure um veterinário de confiança!